sábado, 31 de dezembro de 2011

Compartilhando lições de sabedoria - I

 
Algumas das lições de sabedoria  que, me fazem refletir e  redirecionar minha vida para alcançar mais paz e felicidade. São algumas pérolas que quero compartilhar com você. Lembre-se: O futuro já começou. Boa sorte!
Um forte abraço,TGSCouto.

DESCOBERTAS
Descobri a simplicidade quando aprendi a chorar como uma criança;
Eu nunca mais deixei de vencer, quando aprendi a lutar;
A fé e a esperança cresceram em meu coração,quando aprendi a acreditar;
Descobri o amor, quando uma criança sorriu para mim;
Senti Deus dentro da  minha vida,quando aprendi a amar na fraternidade - sem segundas intenções.

O BEM E O MAL
Nenhum mal  que os outros me fazem me faz mal,porque não me faz mau. Somente o mal que eu faço aos outros me faz mal porque me faz mau.

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca termine... ainda bem!!!

AUTENTICIDADE ALÉM DAS CRÍTICAS
As pessoas precisam comportar-se como realmente são e não como  eu quero ou prefiro.

Não fico melhor quando me elogiam e nem pior quando me criticam... sou o que sou Senhor, aos seus olhos e à luz da minha consciência.

Sabia que as intenções sinceras são uma grande força a seu favor?

ACREDITE QUE É CAPAZ 
Os fracos às vezes se tornam vítimas indefesas por não compreenderem a si próprios.Não conhecendo a própria força...

Nunca permita que o ressentimento ou impaciência de alguém intimide você.

Para fazer a viagem nesta vida é preciso ter alma forte, sem ostentar valentia mas sempre dominando o medo de ser feliz.

PODER HUMANO É TRANSITÓRIO
O poder humano é como um  vento fraco e sem direção certa que derruba algumas caixas e eleva outras por algum tempo. Mas não pode prejudicar o homem que está em cima da árvore.

Cuidado homem. O poder humano é mera coincidência...

Quem se acha no pedestal com poder de pisar nos outros lembre-se que quem sobe pisando o outro, pode encontrar-se com ele na descida e...
Quanto mais alto se achar... maior é o tombo.

INTELIGÊNCIA e  HUMILDADE.
Geralmente as pessoas inteligentes são humildes. Ser inteligente é saber se conhecer: "Eu não sei e na verdade,nunca soube".

ESPERANÇA E OTIMISMO
O homem deve ver que sua vida é que não precisa  dor, tristeza e medo e, ao mesmo tempo, deve acreditar que não precisa continuar sendo assim.

Dá para você ver  as decepções  e sofrimentos como toques de despertador que procuram despertá-lo para a vida?

Aqueles que acreditam no impossível são os mais felizes.

DESÂNIMO E ABATIMENTO
Não é preciso ficarmos abatidos por motivo algum.  O arco- iris está no céu, mas temos de afastar os galhos por cima  de nós a fim de vê-lo.



                            




quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

As bênçãos que possuímos

"Uma moça muito bonita,vinha saindo do portão de um colégio conhecido como um dos melhores, em nível de ensino, com mais duas colegas,abraçando seus cadernos e livros. Olhei para elas e notei que conversavam e riam animadamente. Durante a conversa, ela falou: "Tomara que o ano que vem seja melhor. Neste ano não me aconteceu nada de bom".

Depois olhando para o seu relógio de pulso disse:
_ Puxa! Tenho que me apressar! Hoje é o aniversário de meu irmãozinho e vamos fazer um bolo para ele lá em casa. Eu prometi acompanhar minha mãe nas compras do supermercado.

Fez um  sinal para o ônibus e despediu-se alegremente das amigas. 

Fiquei pensando: Ela tinha dito que nada de bom acontecera. No entanto,era jovem,saudável,bonita,tinha uma família onde pelo menos uma mãe e um irmãozinho  a esperavam. frequentava um bom colégio,tinha amigas e alegria de viver. Quantas bênçãos do céu ela possuía sem perceber!

Paulo na carta aos Efésios, afirma que Deus nos abençoou. Ele fala,portanto de algo que já aconteceu e talvez você não tenha percebido.

Deus nos abençoou, de acordo com o apóstolo,com todas as bênçãos espirituais em Cristo Jesus. Entretanto,muitos não percebem estas bênçãos porque temos mais facilidade em perceber as bênçãos materiais.

Quanto às bênçãos espirituais que já recebemos de Deus e estão com a gente nos ajudando a superar obstáculos no dia a dia, a alcançar  nossas conquistas , nós geralmente não atentamos para elas.

Que pena que isto seja tão comum nas pessoas!"

ANO NOVO!
Está se aproximando o  novo ano. Ano novo é sempre um passo à frente na difícil arte de recomeçar. 

Ano Novo. Novas bênçãos,dom e dádiva,esperança florindo caminhos. Mas também um punhado de trabalhos e responsabilidades por assumir.Novos desafios a serem superados.

Janeiro,uma vez mais.  Está chegando pedindo-nos coragem e determinação.Porto de largada. Nosso navio reabastece para seguir em frente, velas enfumadas ao sol da travessia,num mar a perder de vista,misterioso, imprevisível.
                     
As bênçãos para recomeçar  estão aí. Entretanto, é necessário enxergá-las. Portanto,levante-se para agir e tomar a atitude  que possa dar um jeito naquela situação que não lhe agrada. Não invente desculpas para não ser feliz.As bênçãos de Deus estão aí e as oportunidades vão surgir com certeza. Que tal agarrá-las?

Segundo Victor Hugo: 
"O futuro tem muitos nomes.
Para os fracos é o inalcançável.
Para os medrosos,o desconhecido.
Para os  corajosos é a oportunidade".

E para você, qual é o nome do futuro? Seja qual for,o importante é  prestar atenção  nas oportunidades  que surgem,estar preparado para aproveitá-las e acreditar que você pode.

Muitas bênçãos para você e, com  licença poética de Carlos Drummond de Andrade,
FELIZ OLHAR NOVO!           

Amor,Graça e Paz. Com todo carinho, TGSCouto.








quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

aMOR ou MORte

Querido aluno Ronaldo,
você não imagina minha surpresa ao  me encontrar casualmente com você enquanto me dirigia até o ônibus para uma pequena viagem. Você me reconheceu! Imagine  como fiquei feliz!

Pois é, de 1981 a 2011, já se foram trinta anos. E ao reencontrar você,ouvir sua voz, pareceu-me que ainda ontem você e sua turma estavam aqui. Eu ainda continuo batalhando para que  nossos alunos se interessem pela ética, cidadania e construção de conhecimentos que possam contribuir para a formação de uma mundo mais humano, com mais justiça e paz.

Quem sabe até o dia em que eu  possa me retirar do cenário educacional, eu consiga conscientizar pelo menos mais um aluno que seja, assim como você, de que o amor existe e reside dentro de cada um, que a paz ainda é possível quando se tem Amor no coração,o quanto é importante se preparar enquanto aguarda as oportunidades mantendo firme a vontade de vencer e a importância da convicção de que cada um carrega em si o dom de ser capaz de lutar por suas conquistas?

É gratificante saber que o esforço de toda uma vida dedicada a semear a boa semente não foi inútil. Obrigada pela grande alegria que me proporcionou.

Estou orgulhosa de você. Tendo nascido e passado  a infância e parte da adolescência no meio rural, conseguiu chegar onde chegou por méritos próprios. Muito bem! Parabéns por até hoje acreditar e ter aprendido tão bem a lição de vida naquela nossa aula em que, analisando com a sua turma a palavra AMOR, conseguimos que concluíssem que - seria coincidência?- que com a mesma sílaba que termina a palavra amor começa a palavra morte. Assim é. Quando termina o aMOR, começa a MORte da alegria de viver, da fé... pois só o amor nos leva ao Pai. E você repetiu para mim esta  lição aprendida há 30 anos atrás! Fico feliz de ver como você cresceu!

Você perguntou da minha vida. De saúde,  pelos anos vividos, até que estou mais ou menos em forma.   Gostaria de saber de você e de seus colegas. Tem notícias deles?Gostaria ainda de falar para você que nunca me esqueço dos meus alunos e alunas.  Sempre que rezo pelos meus filhos, eu que sempre me senti como uma segunda mãe de meus alunos, também rezo por todos.

Ao se despedir,você me agradeceu os ensinamentos passados com tanta segurança-você disse- durante os  seus anos escolares, que se recorda até hoje,pois eu lhe agradeço a grande felicidade de reencontrar você e receber seu abraço carinhoso que a mim disse muitas coisas. Os elogios  tão sinceros que me fez, renovaram as minhas forças,reacenderam a minha esperança, enfim fizeram com que visse que vale a pena prosseguir semeando a boa semente... Pode ser que alguma outra também caia em  terra boa e tenha novamente o privilégio de vê-la germinar e frutificar. Então o sentido da vida não será perdido.Você me lembrando daquela lição lá no passado, conseguiu que eu  me recordasse  de outra que estava meio adormecida na memória: Tudo sempre vale a pena. Portanto, quem deve agradecer sou eu. Sucesso!


Um abraço muito carinhoso com os meus agradecimentos. A sempre amiga,Terezinha.

Procurando o amor.

 -Vamos iniciar com São Paulo: 
"O amor é dom supremo. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor,serei como o bronze que soa,ou como o címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor,nada serei.

E ainda que eu distribua  todos os meus bens entre os pobres, e ainda que, entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor,nada disso me aproveitará.

O amor é paciente,é benigno,o amor não arde em ciúmes, não se ufana,não se ensoberbece,
não se conduz inconvenientemente,não procura os seus interesses,não se exaspera,não se ressente do mal; 

não se alegra com a injustiça,mas regozija-se com a verdade; tudo sofre,tudo crê, tudo espera,tudo suporta.

O amor jamais acabará; as profecias? terão fim; as línguas? cessarão; a ciência? terminará.

Pois nosso conhecimento é imperfeito e assim também a profecia.

Quando porém,vier o que é perfeito, então o que é em parte será aquilado.

Quando eu era menino,falava como menino,sentia como menino,pensava como menino;quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque agora vemos como  em espelho, obscuramente,então veremos face a face; agora conheço em parte,então conhecerei como também sou conhecido.
Agora,pois, permanecem a fé, a esperança e o amor,estes três: porém o maior deles é o amor."
                                                                                                                          (1  Cor 13, 1-13)


Você fala de amor.Você sonha com o amor. Você procura o amor.Você ouve e canta músicas que falam de amor. Você se decepciona com o amor. Mas... você acredita que o amor verdadeiro existe?

Há quem o limita ao sexo e fale em amor apenas para se referir ao ato sexual mesmo de maneira irresponsável.
Entretanto, há quem o entenda em seu devido contexto de doação,de construção do outro,de responsabilidade,cuidado com o outro, de altruísmo,de sentimento capaz de renúncia e elevação do outro.
Você poderá definí-lo de várias maneiras,mas nunca fará definição  segura se o privar do contexto de doação,de altruísmo,de renúncia e elevação do outro;união com o Pai e diálogo de almas.

A esse amor você foi chamado por Deus. Se você o assimilar e transformar em vida,o mundo que o cerca,com todas as suas belezas e também todas as maldades, com todas as incoerências e também com as generosidades,o amor terá sentido para você pois verá que ele vive dentro de você, dentro do seu irmão.
Para construir um mundo melhor e colocar-se sem temor diante dele,como quem tem muito a oferecer,você deverá assumir e viver o amor. É  Deus que fala e age por você quando você ama de  maneira adequada, sem egoísmos.
Para construir um mundo melhor e colocar-se sem temor diante dele,como quem tem muito a oferecer,você deverá assumir e viver o amor. É  Deus que fala e age por você quando você ama de  maneira adequada, sem egoísmos.

Se você anda procurando o amor, saiba que esta sua procura é uma procura de Deus presente no outro. Por isso  que quem ama com pureza, sem querer o mal, sem ciúme,sem rancor, acaba encontrando Deus. E é essa a maneira de caminhar para a suprema Paz,para a luz,para o Pai.

Aí está o paradoxo: Buscando o Pai- Felicidade Suprema, dele nos afastamos quando buscamos um amor que não leve a Ele. Quando paramos unicamente no sexo ou  nos interesses meramente humanos,fazemos uma interrupção forçada. Há caminhos para encontrar o amor bem mais perfeitos! E podem ser o caminho de todos que querem ser felizes.

Para refletir mais um pouco sobre o  amor  (ou caridade fraterna) veja uma sugestão de complementação:
Bíblica:  1 Jo 4,7-21
                  1 Jo 13-34
e ainda:
  Música: Monte Castelo. Caso queira ouvir, clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=KoyfFCickik&feature=related 

Muito Amor e Paz para você. Que Deus abençoe e lhe conceda todo sucesso que merece! Forte abraço, TGSCouto







sábado, 24 de dezembro de 2011

Você já descobriu seus valores- parte III

O conjunto de valores que cada um  de nós possui, é fonte de energia condutora em nossa vida.

Muitas das decisões importantes que tomamos e nossas ações são baseadas nos valores que temos.
Embora a gente nem perceba, o tempo todo somos influenciados por nossos valores tanto de uma maneira positiva quanto negativa. Podemos definir se uma coisa é boa ou ruim com a ajuda de uma regra simples: "faça aos outros alguma coisa que queres que te façam e não faças aos outros o que não queres que te façam".

Se eu só penso em mim ao fazer alguma coisa,sem incluir o outro,é um valor egoísta,ruim.Este valor passado pelo capitalismo é um valor perigoso  porque estimula a competividade,cada um por si, ninguém por todos, salve-se quem puder. 


Entretanto o valor que mais satisfaz o ser humano é a solidariedade,entre ajuda,respeito  ao outro.

Tudo o que fazemos é por algum motivo,devido a uma organização subjetiva da mente que guia as crenças e ações. Acontece que na mentalidade de hoje não paramos para pensar sobre qual é mesmo o valor ou a causa do que faço e por que faço.

Atualmente existe, da parte de muitas pessoas, uma falta de motivação,de projeto de vida,talvez devido às três coisas que são mais valorizadas: presentização,o que importa é o aquí,o agora.A pessoa perdendo o sentido histórico,o antes e o depois;o individualismo, só pensar em sí, não estar nem aí para os sentimentos e desejos dos outros e o consumismo. Como o consumismo e o individualismo não trazem felicidade duradoura, às vezes as pessoas não têm mais ideais a longo prazo. Se o que vale é sòmente o momento presente,não deu acabou. Com isto as pessoas  correm um risco muito grande o de não se sentirem mais gosto de lutar por alguma coisa,de propor um projeto, de investir aquí para chegar  até lá, de lutar para crescer,para poder vencer. 

Para descobrir  quais são os meus valores na vida,eu fui para um lugar tranquilo e fiz uma lista de alguns valores que me foram passados na infância e que eu considerava importantes para mim. Em seguida, coloquei-os em  uma lista de prioridades. Essa é a minha atual escala de valores que estão norteando minhas ações. Em minhas atitudes do dia a dia procuro sempre estar protegendo meus valores mais importantes e não me importo que alguns, que já inverteram totalmente seus valores, me considerem diferente de muitos,talvez da maioria. O que me faz feliz é  estar certa de que a minha escala de valores tem favorecido os meus ideais e não  os restringido.

Saúde,família,honestidade,sinceridade,profissão,felicidade,sucesso,dinheiro,bem-estar,relacionamento espiritual, liberdade, são alguns dos valores priorizados por mim. E os seus? Quais são os seus valores atuais?

A você compete,à partir dos seus valores,investir na conquista do seu sucesso. Não se esqueça de que você pode e merece ser feliz! Que Deus abençoe a todos nós. Um abraço da amiga muito grata pela sua companhia aquí neste nosso cantinho,TGSCouto.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Você já descobriu seus valores - Parte II







A capacidade de processar e selecionar informações, é matéria prima essencial para o desenvolvimento na sociedade em que vivemos.

Contudo,esses processos possibilitam a chegada rápida  até nós e às vezes em tempo real, de notícias de sequestros, assassinatos,estupros, desvios de dinheiro  do povo já tão sofrido,abuso sexual de crianças e outras notícias não menos aterrorizantes: Um esposo que é tirado de sua família por um trágico acidente. Uma mãe que chora   a perda de seu bebê que ficou soterrado embaixo dos escombros do barraco que desabou e outros fatos igualmente alarmantes. A pergunta soa: Por quê eu? Onde está Deus? Será que Deus não se importa mais com o sofrimento do seu povo? 

Para tentar entender estas questões e muitos outros questionamentos deixe-me apresentar-lhe Tiana:

Eu costumava fazer minha caminhada todos os dias na praça da rua em que moro. Era uma boa oportunidade para repensar minhas ações do dia,fazendo um balanço sobre os fatos positivos e negativos.

Naquele dia,minhas reflexões foram interrompidas por uma senhora,minha conhecida de longa data. Seu nome: Tiana. Após os cumprimentos habituais perguntei pela família, como era meu costume ao me encontrar com conhecidos. Neste  momento,percebí lágrimas brotarem nos seus olhos. Deixei que me acompanhasse na caminhada por sentir que ela estava faminta por uma conversa e logo estávamos falando sobre sua vida, seu filho.

Quinzinho, seu filho havia sido preso. A polícia encontrara em seu poder,diversos pertences de um aposentado.

Relatou-me,tão cheia de tristeza que quando o filho era pequeno e chegava em casa com deliciosas frutas maduras, elogiava a esperteza e coragem do filho: "Puxa filho! Conseguiu pular o muro do vizinho e driblar o cachorro dele tão bravo"! A medida que ia crescendo,quando chegava com objetos diferentes bonitos e principalmente se valiosos, elogiava a "sorte" do filho: sempre "encontrando" coisas tão boas por aí! E de fruta no quintal do vizinho, objetos dos colegas na escola...

Agora, sentia-se responsável e culpada  pela triste sina do filho. Para Tiana, restara  uma vida vazia.

Naquele momento talvez eu não devesse ter feito uma pergunta tão dolorosa,mas perguntei:Se você pudesse fazer o tempo voltar atrás, você  faria tudo da mesma forma? Ela olhou para o chão e disse-me tristemente: "Não, eu acho que não".

Isto tudo levou-me a refletir que a  nossa sorte ou fracasso na vida pode  depender sim, dos nossos valores que por sua vez se formam  segundo a forma como fomos criados.

Houve uma época em que os pais ensinavam aos filhos a importância e a necessidade do respeito aos  idosos, não mexer nas coisas alheias, a frequentar uma Igreja para se fortalecer  e que a Fé era o melhor caminho para se ter Paz, para ser feliz.

E hoje em dia? Já pensou que tipo de cidadão queremos formar e em que tipo de sociedade queremos viver o resto dos nossos dias?

Estas questões relacionadas a valores, para serem solucionadas com eficácia não podem ficar restritas aos professores na escola. É fundamental  que estas reflexões e ações envolvam também as famílias e demais grupos e movimentos que contribuem para a formação do indivíduo para que seus ensinamentos levem as crianças a iniciarem sua vida social e religiosa com bastante empenho e entusiasmo,conscientes do seu papel de cidadãos responsáveis pelos seus atos que tanto poderão ser,tanto construtivos quanto negativos.
Não podemos desconsiderar duas idéias: 1.Nós tempos modernos todos devem possuir conjunto de valores éticos para a construção  de um mundo melhor para todos. Sem injustiça e opressão.   2- A formação de valores deve começar na família, berço da vida.

Não há dúvida que o mundo ainda não está perdido: Ainda existem ótimas famílias que procuram educar seus filhos passando a primeiro plano o comportamento íntegro,os valores da vida, e da forma mais poderosa: através do exemplo. Através do amor, do desejo de ouvir, entender e compartilhar suas convicções . Eu tive a sorte de ter sido criada numa família assim e até hoje sei da importância para a minha paz  conservar os valores que me foram passados ainda na infância.

Ei, a vida parece vazia para você? Em que você acredita? Você sabe quais são os valores que contribuem para vida na paz e esperança de Cristo?
Você já tem o seu conjunto de valores que norteiam sua vida? No próximo post contarei como formei  minha escala de valores à partir do exemplo aprendido com a minha família de coração . Eu espero você. Com todo carinho, TGSCouto.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O "fabricante de sonhos" ou desafios da liderança-parte II


"Existem almas vazias que têm sede de sensações fortes para encher seu deserto interior. Elas se inclinam, por isso, para o mal." ( Reich, 1951)

Ela  é  uma serpente venenosa. Ela é astuta,sinuosa e ataca qualquer um! E o que é pior, nunca se sabe quando e onde vai atacar.Tudo o que a gente pode ver são seus rastros desordenados: Corações feridos, revoltas,decepções e lágrimas. Será esta serpente a inveja? A ganância? Não! Estou falando de pessoas com "comprometimento emocional". 

Você já ouviu falar em peste emocional? Mesmo sem ter ouvido falar ou lido nada a respeito,você ja deve ter tido alguma experiência deste gênero.

Geralmente a peste emocional surge no grupo velada procurando ajudar alguém ou o grupo. Cheia de boas intenções  esbanja simpatia e gentileza.Até parece ser um bom colega. Com o passar do tempo,  o indivíduo contaminado por esta "doença" vai pouco a pouco,como uma erva daninha invade uma  lavoura ou um jardim ou como um câncer num organismo vivo, dominando tudo ao redor: um café para um colega, passa as novidades sobre as últimas atitudes dos colegas para o chefe... "Não é fofoca", diz. "Mas achei que  você precisava saber".

Surpresa? O pior é que  a pessoa acometida pela peste emocional pode estar ao  nosso lado no nosso trabalho ou na nossa casa. No trabalho, aquela pessoa que parecia tão amiga da gente,na verdade usa uma máscara e seu prazer é difamar,denegrir tudo que não foi feito por ela, do jeito dela. Em casa, o indivíduo que tem a peste emocional difama o irmão ou outros familiares sejam eles próximos ou não. Finge ser o filho ou o pai bondoso,mas odeia quem  está por perto se opondo aos seus desejos: pode até  matar por herança e muito mais.

Segundo Reich, algumas formas de educação como só alimentar o bebê  da forma e nas horas determinadas pelo pediatra e seguir teorias falsas e perigosas de alguns teóricos superficiais, em vez de seguir seus instintos maternais, são também características de pessoas acometidas pela peste emocional..

Para trabalhar bem com questões relacionadas à peste emocional dos seus liderados,o líder precisa ter carga energética razoável. Se não tiver,precisa ter firmeza do eu, não do ego.

Qualquer pessoa inserida no grupo poderá adoecer por causa da subjetividade. A peste começa com a frustração individual de alguém que ao encontrar outra pessoa também insatisfeita pode contaminar o grupo. 

Os líderes  precisam ser leais,honestos e sinceros mesmo a duras penas. Liderar  de maneira democrática para que todos sintam prazer em estar alí. Cumprir sempre o que promete, é outro princípio importante para não frustrar seus companheiros e  conseguir gerar confiança- mecanismo essencial na liderança. Um ponto importante ao se repensar a responsabilidade de cuidar de gente na liderança: limite como condição de sobrevivência do grupo.Dito o não, manter até o fim. Outro ponto importante é clarear expectativas,ou seja,se algo está acontecendo explique o que é, e a causa para não dar espaço a boatos. Um líder pode até ouvir alguém num desabafo mas não ajudar na fofoca. Dizer: "Prepare-se para resolver  isto com ela". Desta forma inibirá a ação do indivíduo.

Saber dialogar sobre valores, sobre a importância de cada um ser pessoa discreta e respeitosa que, se tiver alguma coisa para falar sobre alguém só o fará diretamente com ela.

A peste emocional pode estar não somente nos outros mas até mesmo em nós. O importante é ela ser reconhecida e  a pessoa procurar ajuda.

"Só o restabelecimento de vida amorosa natural das crianças, adolescentes e adultos pode livrar o mundo das neuroses de caráter e da peste emocional em diversas formas."- Raich ( 1933, pág. 491)


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O "fabricante de sonhos" ou desafio da liderança- Parte I

Na sociedade atual vivemos uma carência de líderes verdadeiros. O que temos na maioria das empresas, são chefes, que não tão raramente ao invés de solucionar conflitos, os acelera.As empresas buscam talentos que sejam capazes de conduzir  um grupo de pessoas  para gerar  bons resultados e motivar a equipe de forma positiva e ética.No entanto,é muito difícil encontrar seres humanos que tenham todas as qualidades  necessárias a um líder e quando surgem, questionam valores e crenças da empresa o que leva seus superiores a rejeitá-lo temendo  que  desafie seu poder,competência ou modo de conduzir  a equipe, colocando em risco sua autoridade.

Para Warren Bennis,especialista em liderança, a função mais importante do  líder  é  juntar pessoas que queiram criar um sonho e se comprometer com ele.

Segundo ele, como um grupo não se faz do nada, o líder deve ser capaz de criar a arquitetura social, estabelecer princípios e formar a identidade da equipe.

Formar um grupo cujos membros, pondo de lado o egoísmo, sintam   prazer em trabalhar junto, é para o líder grande  desafio. E, para que o grupo não esqueça os motivos do seu trabalho, deve sempre recordar o objetivo do grupo mantendo constantemente o sonho da equipe.

Um verdadeiro líder possui capacidade de refletir sobre as experiências vividas e de aprender com elas.  Possui ainda habilidade de combinar experiência de vida e de trabalho.

O ambiente empresarial sadio possui algumas palavras mágicas que devem ser freqüentemente lembradas  para se conseguir um grupo de trabalho motivado: liberdade,confiança,responsabilidade e reconhecimento.

Para  se esquivar do trabalho de buscar sonhos com seu grupo, alguns líderes,mesmo conhecendo as palavras mágicas do meio empresarial das quais talvez a mais forte seja responsabilidade, encontram mil desculpas: "Não depende de mim"; "já fiz o que pude"; "não temos recursos" ... Entretanto, desculpas não adiantam. Geralmente é sinal de comodismo. Afinal há   um velho ditado chinês que diz: "Quem quer  fazer alguma coisa, encontra um MODO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA".

Você que é  líder,já reparou se seu grupo está contaminado pela peste emocional? No próximo post vamos falar sobre esta "doença". Enquanto isto, procure se espelhar no maior líder de todos os tempos: JC.
Boa sorte em seu trabalho. TGSCouto.




quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ególatra? Cuidado!




Na atualidade uma atitude de posicionar-se diante da vida de maneira arrogante e prepotente tornou-se fato até comum. Entretanto é preciso cuidado, pois isso pode ser sintoma de doença emocional.  Entre dois e sete anos de idade, na fase do pensamento operacional ou do egocentrismo a criança desenvolve um pensamento de achar que o universo gira em torno dela.  Nesse período é comum a gente achar que sabe tudo e os outros não sabem nada. A gente quer sempre mais.

À medida que vamos atingindo a maturidade, a tendência é o egocentrismo ir modificando,  o nosso ponto de vista vai ampliando. A pessoa já consegue considerar a idéia do outro, analisar, tirar conclusões, aprender. Quando amadurecemos conseguimos mudar a nossa conduta em relação ao outro, ou seja, usar da empatia que é se colocar no lugar do outro, sentir como o outro está se sentindo, compreender o outro e assim agir de forma mais assertiva. Entretanto, compreender o outro não significa aceitar o outro de forma passiva ou omissa.

Quando percebemos as necessidades dos outros e não somente a nossa estamos deixando a fase do egocentrismo. Percebemos que não estamos sozinhos no mundo e que os outros não estão aí somente para nos servir, mas também tem seus direitos assim como nós.
O egoísmo, a teimosia, falta de benevolência, a arrogância e o orgulho são sintomas do egocentrismo.

Para iniciar a caminhada em direção a evolução no tempo do desenvolvimento emocional, intelectual e social, ou seja, da saúde mental, devemos refletir nos nossos momentos de teimosia, de defesa inflexível de nossas idéias nos questionando: “Para que estou teimando? É certo ficar insistindo tanto assim? Vai me levar a algum lugar? Estou aberta ao ponto de vista do outro, e disposta a aceitá-lo mesmo que seja diferente? Ou estou querendo impor minha maneira de pensar ao outro? Estou levando em conta só o que eu desejo e quando quero?

Alguns psicólogos desenvolveram estudos nessa área e concluíram que Psicoses e neuroses que alguns indivíduos levam para a idade adulta, podem se transformar em doenças mentais como a esquizofrenia, o transtorno bipolar ou  transtorno de personalidade narcisista, como conseqüências de fase egocêntrica não superada. A pessoa geralmente demonstra desinteresse total pelo que é do outro, sentimentos e  necessidades o que é responsável pela perda do contato com a realidade. 
Indivíduo que leva para a idade adulta o sentimento de que é superior a tudo e a todos desenvolve o sentimento conhecido como egolatria.
O novo dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda apresenta as seguintes definições de Egotismo ou Egolatria: 1) Sentimento excessivo da própria personalidade; 2) Tendência a monopolizar a atenção, mostrando desconsideração pelas opiniões alheias.  Ter amor próprio é muito  positivo pois é sinal de auto-estima elevada. Agora, se a pessoa gosta  em demasia de sí mesma, não  haverá espaço na sua vida para amar de verdade pois desconsidera o tempo todo, os sentimentos e emoções do outro.

Alguns exemplos de como a egolatria geralmente se manifesta  em um indivíduo: Se está dirigindo, não aceita dar passagem para os outros pois pensa que a rua é dele. É o estudante adolescente, jovem ou adulto que durante aulas monopoliza o debate fazendo ao professor, só para aparecer diante dos colegas, as mais complicadas perguntas não se importando com a possibilidade da perda de tempo precioso para a aprendizagem. É o cidadão que ofende um funcionário público, apenas para demonstrar superioridade perante problemas que sabe que o funcionário não tem como resolver.É a pessoa que acha que só sua opinião está certa e inicia discussões violentas e irracionais por qualquer motivo banal.É o gestor que humilha publicamente o empregado numa demonstração de poder.Ele se acha superior a tudo e a todos. Só ele importa.

O indivíduo ególatra geralmente possui um Ego muito fraco, por isso a necessidade de se auto-afirmar não de forma natural, mas doentia.

Geralmente o ególatra possui certa inteligência, então costuma aplicar-se em determinado assunto, e assim dar vazão ao seu objetivo de se impor aos demais. Quando percebe que causou incômodo nos outros por ter mais uma vez se excedido na arrogância,pede desculpas,dizendo que estava pensando no melhor  para todos,mostrando que é superior também na forma de se defender.
Porém, se alguém toca numa ferida sua, ele costuma ficar sem  seus argumentos que acabam sempre convencendo quem não o conhece bem e, acuado, a sua tendência é tornar-se agressivo procurando “calar a boca” de quem tentou desmascará-lo, e procura de alguma forma se vingar: denegrindo a imagem do outro,isolando-o ou expulsando-o do  grupo em que estiver inserido.

Por carregar então no inconsciente uma culpa por ser quem é, levando ao desenvolvimento de sentimento de inferioridade, incapacidade e inadequação para a posição que ocupa no momento, é vulnerável ao humor do outro,embora não deixe claramente transparecer.Porém devido às resistências e ao sentido de preservação não raramente toma o sentido inverso: ao invés de mostrar-se inferior, adota uma  postura  arrogante,petulante e pedante.

É muito difícil o ególatra conseguir mudar a si mesmo, a não ser quando acontecer  alguma coisa muito séria que não está esperando fazendo com que ele encare talvez pela primeira vez a estrutura falha onde se encontra.
Se acontecer de um/uma ególatra entrar na sua vida,cuidado! Não permita que destrua sua auto-estima.

Quanto a mim, ainda  mantenho a esperança  que o homem se transforme  numa verdadeira estrela que para mostrar o seu brilho não precisa tentar apagar o dos outros.Então terá passado  este  momento de grande egoísmo em que muitas pessoas, viciadas em sí mesmas, cultivam a mistura da egolatria que é estupidez,auto-ilusão e compulsão, gastando preciosos minutos da  vida, já tão curta, em "lamber o próprio umbigo".E terá chegado uma nova aurora  com harmonia,paz e felicidade reinando e o homem olhando  em volta e enxergando pessoas que também são gente e precisam de carinho, atenção, amor.
 Por  TGSCouto- Cédito Imagem: comofas.com

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Você já descobriu seus valores? Parte I.


Quando a gente vai discutir valor a primeira coisa que a gente deve levar em conta é o significado dessa palavra. Embora seja uma das palavras mais usadas poucos conseguem dizer  com exatidão o que significa.  

A palavra valor pode significar uma porção de coisas.  Geralmente quando questionado sobre o significado de valor a pessoa se lembra do valor econômico, ou seja, o preço quanto se paga por algumas coisas. Existe ainda o valor natural que é o valor da natureza. Por exemplo, a terra, o ar, a água.

O sentido da palavra valor que  vamos  falar aqui é : alguma convicção profunda que está dentro da gente e também nos grupos  sociais. Está relacionado a convicção de que o que nós estamos fazendo  é bom ou ruim.É exatamente o que a gente poderia dizer do valor ético que é o valor que  está inserido nas coisas. É importante lembrar que tudo tem valor, ou seja, todas as ações vêm envolvidas em valor. O valor é, portanto tudo aquilo que impulsiona as nossas ações. 

A gente raramente  reflete qual a razão do que está fazendo, ou porque resolveu fazer dessa maneira e não de outra maneira. Talvez seja esse o problema mais sério.

Por exemplo, se uma pessoa escolhe o prazer como principal valor na vida e não encontra maneira mais fácil  sentir este prazer,pode,por exemplo,começar  a usar droga.Mesmo usando  droga, ela tem certa razão pois isto tem algum valor para ela: “Eu busco algo que me falta”... dirá  se acaso for questionada. Só que para os que não usam  é  um valor negativo que  não proporciona prazer real mas  aniquila pouco a pouco a vida de alguém.

 Dizemos que a droga é coisa ruim e não se deve usar e pronto. As pessoas não se sentam à mesa deixando o outro falar  procurando compreender, da parte desta outra pessoa ”porque ela está fazendo isto com sua vida?” Não é necessário dizer o que você acha.  Você vai tentando descobrir as razões à medida que pessoa vai falando. E ela mesma vai percebendo que esses valores essas razões não tem sentido.





quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mais Uma Vez - Renato Russo.

Mas é claro que o Sol
Vai voltar amanhã 
Mais uma vez, eu sei 
Escuridão já vi pior 
De endoidecer gente sã 
Espera que o Sol já vem .

Tem gente que está do mesmo lado que você 
Mas deveria estar do lado de lá 
Tem gente que machuca os outros 
Tem gente que não sabe amar 
Tem gente enganando a gente 
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar 
Confie em si mesmo 
Quem acredita sempre alcança 

Mas é claro que o Sol
Vai voltar amanhã 
Mais uma vez, eu sei 
Escuridão já vi pior 
De endoidecer gente sã 
Espera que o Sol já vem

Nunca deixe que lhe digam 
Que não vale a pena acreditar no sonho que se tem 
Ou que seus planos nunca vão dar certo 
Ou que você nunca vai ser alguém 
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar 
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar 
Confie em si mesmo 
Quem acredita sempre alcança(7x) 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O foco no que se deseja, a convicção  de que com Deus tudo é possível,é fundamental na nossa vida. Confiar plenamente em Deus é encontrar luz e força para superar as limitações. "Tudo posso naquele que me fortalece."
Para ouvir essa linda música, verdadeiro deleite e  profundo ensinamento . clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=cLvCsL0Ykus


Nada acontece por acaso










A você que está se sentindo deprimido por ter caído, eu afirmo: “A queda é uma oportunidade”!
Não se assuste comigo falando assim. Sei que todos imaginam que a queda significa fracasso. Contudo cara(o) amiga (o),se as sementes por exemplo, não caíssem na terra, a natureza  seria tão maravilhosa como é?  Haveria  as flores e os frutos?

Com  as pessoas acontece o mesmo. Será que a semente ao cair na terra se lamentou: “Deus eu caí!” Será que derramou lágrimas de mágoa por  estar derrubada no chão,por ser talvez  pisada, acharia que fosse acabar morrendo caída alí na terra fria? Naturalmente que não porque para a semente chegou uma nova oportunidade para desenvolver-se. E bem melhor do que ficar guardada numa caixa jogada em alguma prateleira ou trancada no armário. Logo após cair encontra terra fértil,umidade,luz solar lançando-lhe um sorriso cheio de calor. Tudo que procurava!
E se não tivesse caído? Não quero nem pensar nisso. Por certo  ficaria mofando até que totalmente podre fosse jogada fora... 

Mesmo sabendo que a queda é uma oportunidade vemos que somente a queda não tem valor. Quando a semente cai, ela se agarra firmemente no lugar em que caiu,esforçando-se para crescer sempre virando a cabeça em direção à luz.

Nós somos seres humanos, portanto mais resistentes do que uma semente. Devemos criar raízes e desenvolver brotos tão logo seja possível após a queda. Enquanto a raiz após firmar-se bem caminha em direção a terra, o broto avança em direção à luz buscando o desenvolvimento.

A história  real baseada em fatos da vida real que agora passo a contar, mostra bem o caso de superação a partir do desafio de querer progredir apesar das circunstâncias.
Stella e João são irmãos nascidos numa família de classe média, pais separados. João, irmão mais velho, era uma pessoa obediente aos pais. Ia muito bem nos estudos e concluiu com êxito o ensino médio e se preparava para a carreira de piloto de avião.
A irmã, contudo não gostava muito de estudar,preferia se divertir com os amigos a se dedicar aos estudos e seus pais sempre diziam “Estude minha filha, segue o exemplo do seu irmão".
Quanto mais os pais assim diziam, Stella ficava mais revoltada e perdia o interesse pelo estudo. Saía para bailes e festas só retornando  altas horas geralmente alcoolizada.
“Papai e mamãe só amam João” pensava ela. “Não me compreendem porque não me amam. Por isso brigam tanto comigo. Não suporto mais viver nessa casa. Vou deixá-la já.”
E um dia, enfim, deixou sua casa e foi viver com seu namorado, rapaz sem nenhuma responsabilidade e preparo para a vida.

Seu irmão indo visitá-la, procurou convencê-la a voltar para a casa dos pais. Diante da firme resolução da irmã de viver a vida do jeito que bem entendesse, disse-lhe – “Você não vai dar nada na vida Stella”. E foi embora muito chateado  com ela.

Certo dia, Stella descobriu que estava grávida do namorado. Muito jovem, sentiu-se  amedrontada com a nova realidade em sua vida.

Quando a criança nasceu, sua mãe vitima de doença degenerativa há anos, já havia falecido e ela teve que aprender a se virar como pode contando nas emergências com o apoio de uma vizinha bastante solidária. Com o pai que nunca se conformara com o modo livre de viver da filha, nunca pode mesmo contar. Não podendo mais continuar saindo para festas e bailes por causa do bebê, decidiu retomar os estudos, “para se distrair” dizia.

Passaram-se, desde então, doze anos. Stella com a filha já adolescente conseguiu concluir o Ensino Médio e matriculou-se num curso de Administração à distância. Após conclusão do curso, Stella enviou seu currículo para diversas empresas. Entre seiscentas pessoas inscritas foi uma das oito pessoas selecionadas para trabalhar na sede central de um dos maiores bancos privados do país. Deixando a filha aos cuidados da vizinha, assumiu o cargo no banco após treinamento de 15 dias conforme regulamento. Por sua dedicação e competência, após apenas seis meses de trabalho já foi promovida.  Pouco tempo depois foi transferida para uma agência situada a poucos quilômetros da sua casa. Comprou uma confortável residência e um carro do ano.

Quanto ao seu irmão, não conseguindo alcançar seu objetivo de ser piloto de avião,atualmente trabalha em uma empresa fornecedora de energia elétrica.

Stella aproveitou inteiramente a oportunidade da queda, da infelicidade. Conseguiu encontrar aí boas oportunidades para se firmar e se desenvolver mais. Portanto, o insucesso nada significa. A queda, nada significa.

Até quando se é mal sucedido, isto é, quando cai, a pessoa encontra aí a oportunidade para se firmar, fortalecer e “germinar”, desde que não perca de vista a “luz” para que a força para o desenvolvimento não falte.

O irmão de Stella ao anunciar que ela “não daria nada na vida” não sabia que a pessoa se torna tal qual acredita ser, não o que pensam dela. Se você julga de si próprio uma pessoa sem valor, pouco inteligente, inútil, é bem provável que no fim se torne tal qual pensou ser. Ao contrário, se acredita que você é filho de Deus, que existe em você a inteligência e a força de Deus, emanará de você a inteligência e a força de Deus.

Muitas pessoas internacionalmente famosas foram na infância crianças comuns, que não apresentavam nada que as diferenciasse de outras crianças. Qualquer pessoa tem que começar do primeiro passo. Assim como os corredores de maratona, todos começam no mesmo lugar. Durante a corrida uns vão mais rápido e outros vão ficando para trás. Da força e da boa vontade depende os resultados.  Assim sendo, de que maneira poderá progredir rapidamente alcançando a vitória? Eu estou aprendendo o segredo para isso. Depois quero revelar para você.
                                                                                                         Por   TGSCouto

domingo, 4 de dezembro de 2011

Amor Materno

                                                         
Amados(as),uma homenagem,com o meu carinho e os  sinceros agradecimentos,às duas  jóias de valor inestimável .Eu que tive a sorte de fazer parte da rotina delas durante parte da minha vida,sei que a luz de Deus sempre esteve com elas. Estas jóias guardo "debaixo de sete chaves" "no lado esquerdo do peito": A mãe amorosa - musa inspiradora e a filha carinhosa - inspirada autora do poema que agora compartilho com vocês.





           
Mamãe muito querida                                        
Nunca me abandonou
Orientou minha vida
Só me deixou
Quando Deus a levou.

Éramos tão unidas
Amor maternal
Amor filial
Parecia
Que permanecia ainda
O cordão umbilical.

Cuidou de mim pequenina
Ensinou-me a rezar
Da vida de menina
Só recordar.
Tenho tão boas lembranças
De quando éramos crianças
A paz reinava em seu lar.
Foi forte
Quando a morte
Veio nos visitar
Levando entes queridos
Genro, filho,marido.

Que força nos transmitia
Na dor e na alegria
Nossa família
Unia.
Choro hoje sem ela
Dor que não alivia
Querida mãe Graziela.                 
                 
Fonte: O Tempo Nosso De Cada Dia / Lycia Schettino de Azevedo.
                                                                                    Seleção de TGSCouto


                 





  

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dicas preferidas - I







Algumas dicas para contensão das despesas domésticas:

A cada mês, todos tentam equilibrar seu orçamento doméstico. Mas sempre o que gastamos ultrapassa o que ganhamos.É a fatura do cartão de crédito nos tirando o sono ou os juros do cheque especial. Isso porque a renda está cada vez menor e as coisas estão mais caras a cada dia que passa. Mas podemos mudar com pequenos gestos e sentir uma grande diferença no final do mês. E aí, quem sabe, até mesmo aquela saidinha com a família   de vez em quando será possível, e,  sem perigo de ficar  eternamente "no vermelho".

Alimentação: Sempre antes de passar no mercado, faça uma lista de tudo o que precisa. Assim evitará gastos desnecessários. Também lembre-se que compramos mais supérfluos quando estamos com fome.Portanto, evite ir às compras pouco antes do almoço ou do jantar .

Energia elétrica: Em locais onde tiver iluminação natural, abra cortinas e janelas  e, em ambientes que não estão sendo usados,dispense lâmpadas acesas. Quanto às geladeiras e freezers, evite o abre e fecha das portas, porque provoca aumento  no consumo. Evite os banhos demorados, verifique sempre os orifícios de saída de água do chuveiro e mude-o para verão em dias de calor. Não deixe a televisão ligada quando ninguém estiver assistindo.

Diversos: Nunca se deixe comprar por impulso. Pesquise,olhe, compare e cuidado com promoções que nem sempre são tão viáveis. Procure não pagar carnê, aluguel ou condomínio com atraso porque pode acarretar multa e juros. Reserve uma parte da sua renda para gastos imprevistos como comprar remédios, consultas, comprar um presente ou até mesmo uma saída com a família ou amigos.
Muitos acham que não vale à pena economizar um pouco de cada lado, mas no final do mês a economia é bastante visível. Que tal uma grana sobrando no bolso? 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dicas de segurança
viva com mais segurança:

Banco: Não converse com estranhos dentro  ou fora do banco,não aceite ajuda para fazer saques ou transferências em caixas eletrônicos; nunca coloque o dinheiro no bolso de trás.Esteja atenta(o) para suspeitos dentro do banco.

Ruas: Nunca ostente jóias ou carregue grandes quantias de dinheiro; evite andar com mais de um cartão de crédito ou com todo o talão de cheques. À noite evite passar  sozinho por ruas ou praças mal iluminadas e arborizadas Se sentir que está sendo seguida(o), entre em um estabelecimento comercial e peça ajuda.

Prédios: ao entrar ou sair da garagem,peça a presença do porteiro ou segurança;mantenha  o carro trancado no estacionamento do prédio e nunca deixe objetos de valor nele;exija identificação da portaria ao receber visitas.Tanto em prédio quanto em casas,procure fazer com seus vizinhos projetos de segurança para que possam fazer a  vigilância mútua.

Compras:  Nunca vá às compras sozinha(o);prefira pagar com cartão ou cheque para não ter consigo grandes quantias em dinheiro;evite retirar sua carteira em público,principalmente em bares,lojas, locais de grande movimento,etc; não deixe a bolsa,carteira ou  objetos comprados de forma descuidada. Procure fazer  suas compras em dias e horários de menor movimento; evite aglomerações inclusive em ruas e lojas ; evite carregar muitos pacotes e a bolsa sozinha(o);evite deixar pacotes dentro do carro à vista;ao andar pelas ruas,nunca tenha as duas mãos ocupadas por pacotes e bolsas .

Cruzamentos: Jamais abra os vidros,não ostente jóias e não exponha relógios para fora do carro;não pare para discutir quando ocorrerem pequenas batidas (ladrões aproveitam a deixa).

Carro: Levante os vidros e tranque as portas,inclusive a do porta malas. Procure deixar o carro em estacionamentos e jamais deixe documentos importantes ou de valor dentro do carro.Se não houver por perto um estacionamento  procure deixar seu carro em local visível e bem iluminado.

Escola: leve seu filho à escola pessoalmente ou autorize alguém de sua inteira confiança;oriente seus filhos a jamais conversar com estranhos fora ou dentro da escola e entrar em carros de desconhecidos a pretexto de carona.

Ônibus: Evite ficar sozinha(o) em pontos isolados. Quando houver poucos passageiros,procure sentar perto do motorista; separe o dinheiro da passagem antes de entrar no ônibus e não coloque o restante no bolso de trás.

                                                                                                              Seleção de TGSCouto