O conjunto de valores que cada um de nós possui, é fonte de energia condutora em nossa vida.
Muitas das decisões importantes que tomamos e nossas ações são baseadas nos valores que temos.
Embora a gente nem perceba, o tempo todo somos influenciados por nossos valores tanto de uma maneira positiva quanto negativa. Podemos definir se uma coisa é boa ou ruim com a ajuda de uma regra simples: "faça aos outros alguma coisa que queres que te façam e não faças aos outros o que não queres que te façam".
Se eu só penso em mim ao fazer alguma coisa,sem incluir o outro,é um valor egoísta,ruim.Este valor passado pelo capitalismo é um valor perigoso porque estimula a competividade,cada um por si, ninguém por todos, salve-se quem puder.
Entretanto o valor que mais satisfaz o ser humano é a solidariedade,entre ajuda,respeito ao outro.
Tudo o que fazemos é por algum motivo,devido a uma organização subjetiva da mente que guia as crenças e ações. Acontece que na mentalidade de hoje não paramos para pensar sobre qual é mesmo o valor ou a causa do que faço e por que faço.
Atualmente existe, da parte de muitas pessoas, uma falta de motivação,de projeto de vida,talvez devido às três coisas que são mais valorizadas: presentização,o que importa é o aquí,o agora.A pessoa perdendo o sentido histórico,o antes e o depois;o individualismo, só pensar em sí, não estar nem aí para os sentimentos e desejos dos outros e o consumismo. Como o consumismo e o individualismo não trazem felicidade duradoura, às vezes as pessoas não têm mais ideais a longo prazo. Se o que vale é sòmente o momento presente,não deu acabou. Com isto as pessoas correm um risco muito grande o de não se sentirem mais gosto de lutar por alguma coisa,de propor um projeto, de investir aquí para chegar até lá, de lutar para crescer,para poder vencer.
Para descobrir quais são os meus valores na vida,eu fui para um lugar tranquilo e fiz uma lista de alguns valores que me foram passados na infância e que eu considerava importantes para mim. Em seguida, coloquei-os em uma lista de prioridades. Essa é a minha atual escala de valores que estão norteando minhas ações. Em minhas atitudes do dia a dia procuro sempre estar protegendo meus valores mais importantes e não me importo que alguns, que já inverteram totalmente seus valores, me considerem diferente de muitos,talvez da maioria. O que me faz feliz é estar certa de que a minha escala de valores tem favorecido os meus ideais e não os restringido.
Saúde,família,honestidade,sinceridade,profissão,felicidade,sucesso,dinheiro,bem-estar,relacionamento espiritual, liberdade, são alguns dos valores priorizados por mim. E os seus? Quais são os seus valores atuais?
A você compete,à partir dos seus valores,investir na conquista do seu sucesso. Não se esqueça de que você pode e merece ser feliz! Que Deus abençoe a todos nós. Um abraço da amiga muito grata pela sua companhia aquí neste nosso cantinho,TGSCouto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.