terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O "fabricante de sonhos" ou desafio da liderança- Parte I

Na sociedade atual vivemos uma carência de líderes verdadeiros. O que temos na maioria das empresas, são chefes, que não tão raramente ao invés de solucionar conflitos, os acelera.As empresas buscam talentos que sejam capazes de conduzir  um grupo de pessoas  para gerar  bons resultados e motivar a equipe de forma positiva e ética.No entanto,é muito difícil encontrar seres humanos que tenham todas as qualidades  necessárias a um líder e quando surgem, questionam valores e crenças da empresa o que leva seus superiores a rejeitá-lo temendo  que  desafie seu poder,competência ou modo de conduzir  a equipe, colocando em risco sua autoridade.

Para Warren Bennis,especialista em liderança, a função mais importante do  líder  é  juntar pessoas que queiram criar um sonho e se comprometer com ele.

Segundo ele, como um grupo não se faz do nada, o líder deve ser capaz de criar a arquitetura social, estabelecer princípios e formar a identidade da equipe.

Formar um grupo cujos membros, pondo de lado o egoísmo, sintam   prazer em trabalhar junto, é para o líder grande  desafio. E, para que o grupo não esqueça os motivos do seu trabalho, deve sempre recordar o objetivo do grupo mantendo constantemente o sonho da equipe.

Um verdadeiro líder possui capacidade de refletir sobre as experiências vividas e de aprender com elas.  Possui ainda habilidade de combinar experiência de vida e de trabalho.

O ambiente empresarial sadio possui algumas palavras mágicas que devem ser freqüentemente lembradas  para se conseguir um grupo de trabalho motivado: liberdade,confiança,responsabilidade e reconhecimento.

Para  se esquivar do trabalho de buscar sonhos com seu grupo, alguns líderes,mesmo conhecendo as palavras mágicas do meio empresarial das quais talvez a mais forte seja responsabilidade, encontram mil desculpas: "Não depende de mim"; "já fiz o que pude"; "não temos recursos" ... Entretanto, desculpas não adiantam. Geralmente é sinal de comodismo. Afinal há   um velho ditado chinês que diz: "Quem quer  fazer alguma coisa, encontra um MODO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA".

Você que é  líder,já reparou se seu grupo está contaminado pela peste emocional? No próximo post vamos falar sobre esta "doença". Enquanto isto, procure se espelhar no maior líder de todos os tempos: JC.
Boa sorte em seu trabalho. TGSCouto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.