quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dicas preferidas - I







Algumas dicas para contensão das despesas domésticas:

A cada mês, todos tentam equilibrar seu orçamento doméstico. Mas sempre o que gastamos ultrapassa o que ganhamos.É a fatura do cartão de crédito nos tirando o sono ou os juros do cheque especial. Isso porque a renda está cada vez menor e as coisas estão mais caras a cada dia que passa. Mas podemos mudar com pequenos gestos e sentir uma grande diferença no final do mês. E aí, quem sabe, até mesmo aquela saidinha com a família   de vez em quando será possível, e,  sem perigo de ficar  eternamente "no vermelho".

Alimentação: Sempre antes de passar no mercado, faça uma lista de tudo o que precisa. Assim evitará gastos desnecessários. Também lembre-se que compramos mais supérfluos quando estamos com fome.Portanto, evite ir às compras pouco antes do almoço ou do jantar .

Energia elétrica: Em locais onde tiver iluminação natural, abra cortinas e janelas  e, em ambientes que não estão sendo usados,dispense lâmpadas acesas. Quanto às geladeiras e freezers, evite o abre e fecha das portas, porque provoca aumento  no consumo. Evite os banhos demorados, verifique sempre os orifícios de saída de água do chuveiro e mude-o para verão em dias de calor. Não deixe a televisão ligada quando ninguém estiver assistindo.

Diversos: Nunca se deixe comprar por impulso. Pesquise,olhe, compare e cuidado com promoções que nem sempre são tão viáveis. Procure não pagar carnê, aluguel ou condomínio com atraso porque pode acarretar multa e juros. Reserve uma parte da sua renda para gastos imprevistos como comprar remédios, consultas, comprar um presente ou até mesmo uma saída com a família ou amigos.
Muitos acham que não vale à pena economizar um pouco de cada lado, mas no final do mês a economia é bastante visível. Que tal uma grana sobrando no bolso? 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dicas de segurança
viva com mais segurança:

Banco: Não converse com estranhos dentro  ou fora do banco,não aceite ajuda para fazer saques ou transferências em caixas eletrônicos; nunca coloque o dinheiro no bolso de trás.Esteja atenta(o) para suspeitos dentro do banco.

Ruas: Nunca ostente jóias ou carregue grandes quantias de dinheiro; evite andar com mais de um cartão de crédito ou com todo o talão de cheques. À noite evite passar  sozinho por ruas ou praças mal iluminadas e arborizadas Se sentir que está sendo seguida(o), entre em um estabelecimento comercial e peça ajuda.

Prédios: ao entrar ou sair da garagem,peça a presença do porteiro ou segurança;mantenha  o carro trancado no estacionamento do prédio e nunca deixe objetos de valor nele;exija identificação da portaria ao receber visitas.Tanto em prédio quanto em casas,procure fazer com seus vizinhos projetos de segurança para que possam fazer a  vigilância mútua.

Compras:  Nunca vá às compras sozinha(o);prefira pagar com cartão ou cheque para não ter consigo grandes quantias em dinheiro;evite retirar sua carteira em público,principalmente em bares,lojas, locais de grande movimento,etc; não deixe a bolsa,carteira ou  objetos comprados de forma descuidada. Procure fazer  suas compras em dias e horários de menor movimento; evite aglomerações inclusive em ruas e lojas ; evite carregar muitos pacotes e a bolsa sozinha(o);evite deixar pacotes dentro do carro à vista;ao andar pelas ruas,nunca tenha as duas mãos ocupadas por pacotes e bolsas .

Cruzamentos: Jamais abra os vidros,não ostente jóias e não exponha relógios para fora do carro;não pare para discutir quando ocorrerem pequenas batidas (ladrões aproveitam a deixa).

Carro: Levante os vidros e tranque as portas,inclusive a do porta malas. Procure deixar o carro em estacionamentos e jamais deixe documentos importantes ou de valor dentro do carro.Se não houver por perto um estacionamento  procure deixar seu carro em local visível e bem iluminado.

Escola: leve seu filho à escola pessoalmente ou autorize alguém de sua inteira confiança;oriente seus filhos a jamais conversar com estranhos fora ou dentro da escola e entrar em carros de desconhecidos a pretexto de carona.

Ônibus: Evite ficar sozinha(o) em pontos isolados. Quando houver poucos passageiros,procure sentar perto do motorista; separe o dinheiro da passagem antes de entrar no ônibus e não coloque o restante no bolso de trás.

                                                                                                              Seleção de TGSCouto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.