quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bom dia. Pense nisso...

O valor das coisas não está no
tempo que elas duram,mas na
intensidade com que acontecem.

Por isso existem momentos
 inesquecíveis,coisas
 inexplicáveis e pessoas
 incomparáveis.
                                 Fernando Pessoa.


Tenha um bom dia cheio de  bênçãos.
                                            Grande abraço.Muita paz!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Relações Humanas.

1.As seis palavras mais importantes:
  ADMITO QUE O ERRO FOI MEU.

2.As cinco palavras mais importantes:
   VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO.

3.As quatro palavras mais importantes:
   QUAL A SUA OPINIÃO.

4. As três palavras mais importantes:
    FAÇA O FAVOR.

5. As duas palavras mais importantes:
   MUITO OBRIGADO.

6. A palavra mais importante:
   NÓS.

7. A palavras menos importante:
    EU.

O ser humano é realmente contraditório. Ora diz que ninguém o compreende,ora diz que não consegue entender ninguém que lidar com gente é muito complicado. Mas na verdade é simples e banal. Basta que se deixe o orgulho de lado e com humildade reconhecer que o ser humano não é uma ilha e que para  que se construa algo duradouro é preciso somar esforços, dividir responsabilidades para que se possa multiplicar resultados e diminuir os fracassos.Para um bom relacionamento humano é preciso ainda que haja conhecimento das individualidades,das afeições,das imperfeições... e se exercitar na prática do respeito mútuo. Neste meu longo tempo de caminhada, tenho descoberto diversas dicas de relacionamento humano no que se refere à comunicação.Compartilho hoje com você sete das que considero muito importantes  para uma boa convivência, e sem distorções, para que haja o coletivismo mas respeitando o individualismo seja em casa ou no trabalho.

Grande abraço para você. Muito obrigada. Fique com Deus.

sábado, 23 de junho de 2012

Minuto de Reflexão

 Há um tempo em que é preciso abandonar 
 as roupas usadas, que já tem a forma do 
 nosso corpo, e esquecer os nossos  
caminhos que nos levam sempre aos 
mesmos lugares. É o tempo da travessia: 
E senão ousarmos fazê-la, teremos
ficado, para sempre, à margem de nós
 mesmos.

                                          Fernando Pessoa.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Remando na mesma direção.

"Rever o que deu certo,o que deve ser
 mantido,o que pode ser melhorado,o
 que deve ser mudado e o erro que não
deve ser repetido é fundamental para o
crescimento de todos.

Remando junto,de forma coordenada,
sabendo aonde quer chegar,o barco da
sua organização vai fazer a diferença".


                                     Obrigada de coração por navegar comigo.
                                     Grande abraço.Fique com Deus.Muita paz





quarta-feira, 20 de junho de 2012

Imagine.

Vamos agora imaginar o destino da nossa jornada- o que nossa empresa pode vir a ser. Imaginemos que nesta organização o medo foi substituído pela esperança,pela confiança e pela franqueza. Onde nós temos em vista os nossos clientes,ou seja, as pessoas que dependem de nós,inclusive os nossos colegas cujo trabalho depende do nosso, e, não simplesmente,os limites de nossas responsabilidades. Onde nós não controlamos pessoas mas processos operacionais. Onde o senso de responsabilidade substitui o autoritarismo. Onde nossos problemas são encarados como oportunidades e não entraves para nossa ação e os enfrentamos não buscando culpados ou quem está errado, mas procurando descobrir o que está errado e quais estratégias serão mais eficazes para corrigir os erros. Onde nós  medimos os sistemas e não as pessoas e definimos procedimentos, em vez de autoridade. Onde nós perguntamos " Como posso ajudá-lo", em vez de dizer: "Isto não é comigo" ou "não faz parte do meu trabalho".

Imagine uma empresa onde a gente se esforça para ser melhor entre os melhores.Onde a gente remove barreiras,explicando a razão de ser das coisas, em vez de simplesmente dizermos ao outro para apenas se limitar a obedecer ordens. Onde ao invés de ver um problema em cada resposta que alguém nos dá, buscamos resposta para cada problema. Onde, em vez de desculpa para um problema temos sempre uma idéia de solução. Onde nosso trabalho e nossa companhia é para nós motivo de orgulho e acreditamos no comprometimento gerencial no que toca à qualidade.

Imagine uma companhia onde o aprendizado contínuo, a formação continuada substitui o medo do conhecimento. Onde a mesmice,o "status quo",o marasmo é substituído pela melhoria contínua. Onde repetir um erro é o único erro  e a falha de não tentar é a única falha.

Imagine uma empresa onde os gerentes são também professores,auxiliares,facilitadores, em vez de simplesmente chefes. Onde cultivar clientes seja o propósito do nosso negócio mas não somente para gerar lucros mas sempre através da obtenção da sua fidelidade baseada na qualidade dos serviços que prestamos e na qualidade dos produtos que entregamos. Onde o significado da palavra responsabilidades está vinculado a uma obrigação de contribuir e não ao exercício do autoritarismo do controle. Onde temos disciplina nos processos, em vez disciplinarmos funcionários.

Imagine um ambiente construído sobre uma base de confiança e respeito. Onde as idéias de todos são bem-vindas e sempre que possível utilizadas. Onde a contribuição intelectual dos funcionários seja também valorizada e não só o seu trabalho físico.

Imagine uma companhia onde o medo de ser franco,aberto, leal e honesto, foi substituído por um ambiente de franqueza sem medo.

Imagine,imagine e acredite.

                                                        Adaptação extraída de "Franqueza sem medo" de Theodore Lowe e Gerald M. Mcbean.
                                                        


São pessoas como você que me obrigam a dizer muito obrigada amigo(a).
Forte abraço. Muita paz.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

17 de junho- Lembrando o inesquecível.



Nasceu/ É menino/ Foi o grito repentino/ Do pai José Schettino/ Ao receber nas mãos/ O filho tão desejado/
e tão esperado/ Era o quarto/ A mãe encantada/ Com a criança abraçada/ Já esquecida/ Das dores do parto/ Agradeceu a Deus/ A graça alcançada.

Sempre foi adorado / Por amigos/ Dedicado/ Inteligente / Valente/ Lembro-me dos seus olhos negros/ Pele morena / Cabelos pretos/ Infância serena/ Jogo de botão/ Bicicleta,/ Primeira comunhão/ Andava de pés no chão / Imitando os amiguinhos/ Branquinhos/ Pretinhos/ Nunca teve preconceito/ A todos dava atenção/ Vestia a camisa do Vasco/ Time do coração.

Gostava de futebol/ Como vibrava: gol!/ Aluno dos maristas/ Formou-se em medicina/Foi aos Estados Unidos/ Fez especialização/Brilhou/ Com Tania se casou/ Seguiu sua sina/Brilhante cardiologista/Muitas vidas salvou/Quis ser prefeito da sua cidade/ Porque era apologista/ Da igualdade/Fraternidade/ Não era egoísta/Tinha o ideal/ De servir ao seu igual/ Não conseguiu seu intento/Ficou triste/Sofrimento/  Ao perder a eleição./ Logo se esqueceu deste acontecimento/ Dedicou-se ao hospital/ Aos doentes à profissão/Foi bom filho,bom irmão/Fundou o clube Independente/ O mais lindo da região/ Tem lá seu nome gravado/ No bronze perpetuado/ Mostrando para toda gente/ A sua capacidade.

Por Deus muito cedo levado/ Deixando tanta saudade./ Seus três filhos gerados/ Frutos de seu amor/ Um advogado/ Outro médico, como o pai/ A filha, o seu retrato.

Será para sempre lembrado/ 47 anos vividos/ Tão poucos.../ Mas nunca esquecidos/ Esse foi o destino/ De Dauro José Schettino.
                                                                          Lycia Schettino de Azevedo- In O Tempo Nosso de Cada dia.

 Com licença poética de Fernando Pessoa,"existem momentos inesquecíveis,coisas inexplicáveis e pessoas    incomparáveis".

Em nome da grande admiração que sempre nutri por ele,registro minha sincera homenagem a esta pessoa querida,incomparável e que me faltam palavras para descrever todos os valores que a gente percebia nas suas atitudes.Assim era Doutor Dauro José Schettino,uma das joias raras que tive a ventura de conhecer e participar da rotina dele e de sua família. Sua inteligência,bondade,alegria,humanidade,solidariedade e humildade cativava a todos que o conheciam.Pessoa totalmente do bem, estava sempre disponível para dar estímulo e apoio a quem dele precisasse. Por ser um desses anjos bons que vem a este mundo com a missão de  ser "sal da terra e luz do mundo",sem mais palavras,além de muito obrigada por ele ter existido,pedir a Deus que lhe dê paz e luz eterna. E parabéns ao mundo por ter recebido o Dr.Dauro e contado com sua valiosa contribuição durante os 47 anos,poucos mas intensamente vividos,tanto no campo pessoal quanto social e profissional. A ele e toda a família Schettino, rendo as minhas sinceras homenagens hoje e sempre.

Grande abraço.Amigo, muita paz e luz.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bom ou mau?

O verdadeiro sábio não é aquele que classifica os seres humanos em bons e ruins,mas sim aquele que consegue encontrar em cada  um qualidades  que os torna todos iguais.

Afinal, ninguém é bom ou mau o tempo todo, porque ninguém foi criado totalmente mau nem totalmente bom  e sim com inclinação  para  ser cada vez melhor.

As aparências enganam.Nem sempre o exterior corresponde à essência, ao interior.Observando bem  como as pessoas se comportam, a que é considerada melhor é capaz de cometer horrores e a que julgam como pior,é capaz de grandes atos  de solidariedade,de nobreza. O momento que passa sim, é que pode ser trágico ou propício.

Forte abraço para você. Obrigada pelo carinho. Muita paz! Que Deus abençoe a todos nós. 

O Feedback, Fator de Motivação.

"Errar não é o maior problema. 
O maior problema é permanecer no erro. 
O pior cego é o que não quer ver".

Qualquer tipo de comunicação ou manifestação feita  a uma pessoa ou grupo com a finalidade de fornecer-lhe respostas ou informações sobre sua atuação ou como sua atuação está afetando outras pessoas,passou a chamar feedback nos estudos do comportamento humano e das relações interpessoais.

Eu informo ao outro o que penso e sinto sobre sua ação,ou como o estou percebendo em um determinado momento, ao lhe dar feedback.

Ao receber feedback do outro, eu tenho a resposta dele à minha ação,ou seja, como ele me percebe em um dado momento.

Se esta informação que damos ao outro contém um julgamento ou uma crítica que se lança no rosto de alguém,isto não é um feedback mas sim  um julgamento.E vai contra o que o Mestre ensinou: "Não julgueis para não serdes também julgados" e ainda "Ama seu próximo como a si mesmo". O feedback refere-se a observações  sobre a atitude do outro diante da atual situação e não sobre a sua pessoa ou  o seu jeito de ser, sua personalidade,para que o outro não se sinta não aceito, não amado, produzindo uma baixa na sua auto-estima. O feedback não deve ser usado como pretexto de estar sendo assertivo porque assertividade é não ser passivo e nem agressivo, não é ser sincero com os outros,julgar os outros, por para fora tudo o que pensa e  muito menos ter pontos de vista sobre pessoas. Em resumo, deve ser usado como motivação para o crescimento e não como crítica não construtiva.

O feedback que se dá ou  se recebe, deve ser  fornecido de forma direta, com honestidade e respeito aos outros.São informações que possibilitam à pessoa verificar o seu próprio desempenho e corrigi-lo, se necessário.  
       
 Forte abraço. Fique com Deus.
 Você vai sair sem deixar feedback?Muitíssimo obrigada pelo carinho. Beijos no seu coração.
                                




domingo, 10 de junho de 2012

O que os outros vão pensar...?


 Esta é a preocupação maior da pessoa que apresenta comportamento Passivo. Você já ouviu alguém dizendo: "Não  vou  falar isto para não aborrecê-lo". "Não gosto de desagradar ninguém"? A passividade  é a mesma coisa que expressão inibida. Encobre desejos e preferências individuais.Insinuações podem transparecer,mas não afirma claramente o que deseja. Raramente são convidadas para uma posição   que envolva maiores desafios uma vez que estão sempre esperando sua vez, a oportunidade "cair do céu"... As realizações pessoais na certa ficarão comprometidas por sacrificar sua individualidade.

O passivo para não desagradar o outro engole desaforo ou foge de conflitos. A resposta apropriada vem depois que a oportunidade passa. A pessoa não se manifesta no momento e depois se arrepende de não ter falado/ feito o que convinha.

O indivíduo que apresenta este tipo de comportamento não-assertivo, está sempre atendendo os desejos dos outros,vai sempre ceder e fazer o que os outros querem,sente culpa quando nega alguma coisa a alguém, está sempre com medo, possui a auto-estima muito baixa, está sempre ansioso,podendo até apresentar  sintomas psicossomáticos como dores de cabeça,problemas gástricos, cansaço geral,problemas estomacais,alergia e asma, demonstrando incapacidade de afirmar seus direitos e agir conforme seus sentimentos entre outras. Não quer desagradar os outros mas está sempre desagradando a si mesmo porque muitas vezes se vê obrigado a dizer sim quando  a resposta certa deveria ser não, não, mil vezes não. Mesmo estando morto,trabalhando o dia inteiro, um amigo  convida para sair, sua vontade é dizer não mas temendo magoar o amigo concorda e sai de má vontade. Diz sim para o amigo e não para si mesmo. E pensando que está lutando por um bom clima no  ambiente, acaba virando paçoca nas mãos do outro, em especial do agressivo que necessita do passivo para alcançar seu objetivo de dominar, ter sempre razão a todo custo,ganhar no grito, na manipulação enfim com todo tipo de ato  utilizado para impor-se.

Sabendo do quanto é difícil ser assertivo creio que vale a pena pensar mais um pouco no que é  assertividade, ou se exercitar na arte de não engolir sapos. Dá para aprender a assertividade e dar  a volta por cima. Naturalmente não há receita para lidar com gente mas é possível refletir como se comporta um indivíduo assertivo: A pessoa que apresenta comportamento assertivo aceita   o seu eu e o expõe com altivez; consegue se fazer visível e respeitado,vive e usufrui os seus direitos,reconhece e expressa sentimentos e emoções, expressa os seus pontos de vista sobre assuntos, idéias,ideais e conceitos (nunca sobre pessoas) de forma direta,com honestidade e respeito aos outros.

Obrigado pelo carinho. Forte abraço. Construa uma excelente semana com assertividade e muita paz. Fique com Deus.
                                       




sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mais uma joia de sabedoria.


Esta é a mais pura verdade:
"Algumas pessoas
 entram em nossa vida
como bênçãos;
outras como aprendizado."

A  vida é mesmo uma escola.
Tanto as bênçãos
quanto o aprendizado
 fazem parte.
Com o tempo a gente aprende
 a reconhecer e agradecer as bênçãos
e a tirar preciosas lições do aprendizado.

Pense nisso e seja feliz.

Forte abraço ! Fique com Deus!

Alto lá! Respeito é bom!

Olá, neste post estamos refletindo sobre o segundo tipo de comportamento que tenho observado nas minhas pesquisas sobre relacionamento humano. Iremos lembrar o agressivo.  Todo mundo conhece esse aí. Ele não pensa duas vezes em gritar, humilhar e levantar o dedo na cara do outro. Não respeita ninguém.  Menospreza e deprecia qualquer um que "não dançar conforme sua música" ou melhor dizendo, não fizer a sua vontade.

Muitos confundem o comportamento agressivo com o assertivo. No entanto, é preciso diferenciá-los. Vela bem, o agressivo não é apenas sincero.Ele prejudica o outro nas suas atitudes e palavras,é inflexível, preocupado apenas com os seus direitos. Suas respostas são vigorosas e  na maioria das vezes causa forte impressão negativa e, algumas vezes se arrepende por ter agredido a outra pessoa. Esses indivíduos chegam a um ponto de não conseguir controlar suas próprias emoções. Acusam o outro e manifestam confrontação hostil.

O agressivo geralmente, desconsidera os sentimentos e preferências dos demais. Só o seu desejo é que importa. Por não envolver reflexão e planejamento, a agressão não traz resultados totalmente positivos. Quase sempre há maiores mal-entendidos porque as mensagens válidas ficam embaçadas.

A pessoa agressiva não se preocupa em nenhum momento se prejudicará ou não o outro,procurando atender a si em primeiro lugar. Assume nos relacionamentos uma postura egoísta, pouco ética e inadequada. Seu objetivo é impor-se, é ganhar. Frequentemente busca fazer o outro inferior a si , mesmo que no fundo reconheça suas qualidades. Algumas vezes, procura "copiar" o outro que está, na prática, desprezando e  considera que valor maior do que o seu não há, ao mesmo tempo que tenta diminuir o outro.  Está sempre pronta a dizer não, se isto afasta o outro dos objetivos que só ela quer alcançar.

Um indivíduo com comportamento agressivo apresenta as seguintes características:
  • Aparentemente demonstram muita auto-confiança, controle da situação, ser forte e capaz de lidar com a vida de acordo com sua  visão;
  • Desfaz a opinião dos outros e sua palavra ou decisão é a que prevalece já que domina as conversações
  • Ao ser criticado irritá-se;
  • Provoca uma explosão diante de uma leve ameaça;
  • Quase sempre está carrancudo ou ansioso;
  • É pouco estimado;
  • Apesar de necessitar de afeição e aceitação, não sabe dar ou recebê-las;
  • Devido ao seu comportamento abusivo, quase sempre suas tentativas de conseguir o apoio de alguém nos seus relacionamentos terminam sempre frustradas; 
Existe o tipo de comportamento curioso,o agressivo/ passivo. Este é o comportamento da pessoa  que usa a agressividade disfarçadamente usando a ironia. Agride o outro com palavras,piadinhas e quando o outro se irrita, diz "só estou brincando". Ou "o pasto" está mesmo bom do lado de lá não é? Este é um jeito simpático/agressivo de chamar o outro de gordo na cara. É o tipo de indivíduo que não olha  diretamente para o outro ,é lacônico,joga indiretas,é sarcástico. Talvez nem perceba o quanto é   manipulador nas suas atitudes. Está sempre pronto a fazer uma chantagem emocional.Distorce as palavras do outro. Quem já conviveu com pessoas agressivas, sabe muito bem o dano que podem causar na auto-estima de alguém em especial dos passivos que não sabem reagir, ser assertivos.

Como sobreviver convivendo com um agressivo? Reconhecendo o quanto você é  importante. Sendo autêntico(a), espontâneo(a) e sincero(a).Procurando se impor mais. Assumindo o comportamento assertivo.

Forte abraço. Fique com Deus. Muita paz!

                                   

domingo, 3 de junho de 2012

Não estrague o seu dia.

A sua irritação não solucionará problema algum.
 As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar. 
O seu mau humor não modifica a vida. 
A sua dor não impedirá que o Sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus. 
A sua tristeza não iluminará os caminhos. 
O seu desânimo não edificará ninguém. 
As suas lágrimas não substituem o suor que você dever verter em benefício da sua própria felicidade. 
As suas reclamações, ainda mesmo  afetivas,jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você. 
Não estrague o seu dia! 
Aprenda, com a Sabedoria divina a desculpar infinitamente,
construindo e reconstruindo sempre 
para o infinito Bem.
                                                                                                                

Forte abraço. Que Deus abençoe a todos nós. Meu sincero desejo é que você tenha muita paz.




Fazendo o que convém- II


Nas minhas observações e pesquisas conclui também que existem pelo  menos quatro tipos de comportamentos manifestados pelas pessoas no convívio social: Assertivo, passivo,agressivo e passivo/agressivo

Observei ainda que dependendo do momento e da situação em que está vivendo, uma mesma pessoa pode manifestar diversos comportamentos.Há uma tendência da pessoa manifestar determinado comportamento mais frequentemente do que outros dependendo da sua motivação. Dependendo do momento em que é manifestado cada um pode ter vantagens ou desvantagens. 

No post anterior iniciamos a reflexão sobre o comportamento assertivo,aquele adotado pelas pessoas que agem com mais tato,são mais confiantes,expressam seu desacordo de modo convincente mas sem ofender ao outro,sentem-se melhor e cooperam para que o outro também se sinta melhor e por tudo isso são menos estressadas e gozam de uma boa imagem e credibilidade.

É muito importante a assertividade e motivos para ser assertivo não faltam e, se a assertividade depende da situação,precisamos fazer uma reflexão sobre nossa vida,para encontrar situações e lugares onde somos ou deixamos de ser assertivos. Isto porque algumas pessoas são altamente assertivas no trabalho, e muito pouco assertivas em casa  ou  na vida social quando se mostram tímidas ou agressivas.

Alguns de nós somos assertivos com os amigos e nada com  os pais ou irmãos. Alguns perdem a capacidade de assertividade diante de figuras de autoridade,por exemplo.O mesmo pode ocorrer com nossos filhos ou colaboradores que manipulam nossos sentimentos. Por isso é importante  refletir também sobre as pessoas com as quais conseguimos ou não ser assertivos. Refletir para mudar.

Para expressar algumas das emoções básicas  podemos ser assertivos e não outras. Muitos de nós não sabemos manifestar com assertividade todas as cinco emoções básicas: alegria-raiva-medo -tristeza-afeto. É muito importante que a gente preste atenção em qual dessas emoções são mais difíceis de serem administradas por nós na nossa convivência diária e investir na tentativa de mudança para que  possamos nos sair bem em situações importantes e manter a auto-estima elevada. 

Dá para aprender a ser assertivo,a exercer este direito que dá muitas vantagens. Como? Sabendo o que quer,acreditando na sua capacidade e agindo proativamente observando os possíveis problemas que possam surgir e planejando para que não apareçam. Não é uma "receita" pronta mas com certeza,a pessoa que assume a responsabilidade pela própria vida e tem coragem de ser sincera sem ser grosseira,está preparada para se tornar uma pessoa assertiva. 

No próximo, estaremos refletindo sobre os outros tipos de comportamentos. Espero você.Um forte abraço.Muita paz.  






sábado, 2 de junho de 2012

Fazendo o que convém. I-assertivo








   
 Comportamento assertivo.
Ao longo da minha vida, tenho testemunhado diversos episódios, alguns com finais felizes e outros nem tanto.Isto me levou a reflexão sobre o comportamento humano, as diferentes  formas   do indivíduo agir e reagir na convivência diária seja no trabalho ou em família.Pesquisando e analisando,descobri como algumas pessoas resolvem seus conflitos com a maior tranquilidade em todo e qualquer ambiente em que estão e outras  por demonstrarem a maior dificuldade em lidar com as emoções,fazem " tempestade"  em "copo de água" em qualquer acontecimento ou comportamento inesperado.Algumas chegam a contraírem doenças psicossomáticas de tanto "engolir sapos" e outras desistem de seus sonhos e caem em depressão.

Após muita observação,estudo e entrevistas concluí que o que faz  a maior diferença na vida destas pessoas é a assertividade,uma das maiores competências emocionais de um indivíduo. Percebi que as pessoas assertivas são invejavelmente produtivas, felizes e capazes de atuar com simpatia e seriedade.Gostam de si mesmas,respeitam os outros,têm controle de si e das relações interpessoais,demonstram confiança,capacidade e segurança,são espontâneas e sinceras nas formas de expressão,são respeitadas e admiradas. Todas elas apresentam a característica que os especialistas chamam de assertividade, que se refere a maneira  como as pessoas comunicam a outras o que sentem e o que pensam.

O comportamento assertivo torna  a pessoa capaz de expressar seus sentimentos sinceros sem constrangimentos, de agir em seus próprios interesses, a se afirmar se indevida ansiedade e, sem negar o direito dos outros, a exercitar seus próprios.Consegue expressar seu afeto, compreensão ou entusiasmo sem bajular ou humilhar. Leva sempre em conta que a raiva é uma emoção sua,não importa o que o outro tenha feito,por isso ao expressar  a raiva o faz sem ofender.

A pessoa assertiva  reconhece adequadamente tanto seu valor quanto o das pessoas com que se comunica. Todas as alternativas de comportamento são levadas em conta e  imagina todas as  formas de abordagem de um problema antes de agir.

Nas relações interpessoais o comportamento assertivo é o que produz melhores resultados. Aprender a ouvir a si mesmo,descrevendo as relações com as pessoas que são importantes para você,é uma forma de auto-avaliar-se e certificar-se se o seu comportamento é assertivo ou não.

A  pessoa assertiva não acerta o tempo todo nas suas reações e decisões. É aquela que sabe se firmar. Consegue dizer sim quando quer dizer sim, e principalmente não quando quer dizer não. Tem idéias próprias.  É sincera e honesta.É transparente para falar e sabe ouvir. Consegue ouvir uma crítica sem partir para o ataque  ou acusando outros. É capaz de se posicionar e falar com a pessoa com tranquilidade elegância, sem ofender ou magoar.Trata as pessoas com respeito. Consegue negociar.Aceita acordos.Vai direto ao ponto sem ser áspero ou agressivo. A assertividade tem feito tanta falta nos dias de hoje!

Forte abraço. Fique com Deus. Muito obrigada pelo carinho e bom dia.