Esta é a preocupação maior da pessoa que apresenta comportamento Passivo. Você já ouviu alguém dizendo: "Não vou falar isto para não aborrecê-lo". "Não gosto de desagradar ninguém"? A passividade é a mesma coisa que expressão inibida. Encobre desejos e preferências individuais.Insinuações podem transparecer,mas não afirma claramente o que deseja. Raramente são convidadas para uma posição que envolva maiores desafios uma vez que estão sempre esperando sua vez, a oportunidade "cair do céu"... As realizações pessoais na certa ficarão comprometidas por sacrificar sua individualidade.
O passivo para não desagradar o outro engole desaforo ou foge de conflitos. A resposta apropriada vem depois que a oportunidade passa. A pessoa não se manifesta no momento e depois se arrepende de não ter falado/ feito o que convinha.
O indivíduo que apresenta este tipo de comportamento não-assertivo, está sempre atendendo os desejos dos outros,vai sempre ceder e fazer o que os outros querem,sente culpa quando nega alguma coisa a alguém, está sempre com medo, possui a auto-estima muito baixa, está sempre ansioso,podendo até apresentar sintomas psicossomáticos como dores de cabeça,problemas gástricos, cansaço geral,problemas estomacais,alergia e asma, demonstrando incapacidade de afirmar seus direitos e agir conforme seus sentimentos entre outras. Não quer desagradar os outros mas está sempre desagradando a si mesmo porque muitas vezes se vê obrigado a dizer sim quando a resposta certa deveria ser não, não, mil vezes não. Mesmo estando morto,trabalhando o dia inteiro, um amigo convida para sair, sua vontade é dizer não mas temendo magoar o amigo concorda e sai de má vontade. Diz sim para o amigo e não para si mesmo. E pensando que está lutando por um bom clima no ambiente, acaba virando paçoca nas mãos do outro, em especial do agressivo que necessita do passivo para alcançar seu objetivo de dominar, ter sempre razão a todo custo,ganhar no grito, na manipulação enfim com todo tipo de ato utilizado para impor-se.
Sabendo do quanto é difícil ser assertivo creio que vale a pena pensar mais um pouco no que é assertividade, ou se exercitar na arte de não engolir sapos. Dá para aprender a assertividade e dar a volta por cima. Naturalmente não há receita para lidar com gente mas é possível refletir como se comporta um indivíduo assertivo: A pessoa que apresenta comportamento assertivo aceita o seu eu e o expõe com altivez; consegue se fazer visível e respeitado,vive e usufrui os seus direitos,reconhece e expressa sentimentos e emoções, expressa os seus pontos de vista sobre assuntos, idéias,ideais e conceitos (nunca sobre pessoas) de forma direta,com honestidade e respeito aos outros.
Obrigado pelo carinho. Forte abraço. Construa uma excelente semana com assertividade e muita paz. Fique com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.