sábado, 2 de junho de 2012

Fazendo o que convém. I-assertivo








   
 Comportamento assertivo.
Ao longo da minha vida, tenho testemunhado diversos episódios, alguns com finais felizes e outros nem tanto.Isto me levou a reflexão sobre o comportamento humano, as diferentes  formas   do indivíduo agir e reagir na convivência diária seja no trabalho ou em família.Pesquisando e analisando,descobri como algumas pessoas resolvem seus conflitos com a maior tranquilidade em todo e qualquer ambiente em que estão e outras  por demonstrarem a maior dificuldade em lidar com as emoções,fazem " tempestade"  em "copo de água" em qualquer acontecimento ou comportamento inesperado.Algumas chegam a contraírem doenças psicossomáticas de tanto "engolir sapos" e outras desistem de seus sonhos e caem em depressão.

Após muita observação,estudo e entrevistas concluí que o que faz  a maior diferença na vida destas pessoas é a assertividade,uma das maiores competências emocionais de um indivíduo. Percebi que as pessoas assertivas são invejavelmente produtivas, felizes e capazes de atuar com simpatia e seriedade.Gostam de si mesmas,respeitam os outros,têm controle de si e das relações interpessoais,demonstram confiança,capacidade e segurança,são espontâneas e sinceras nas formas de expressão,são respeitadas e admiradas. Todas elas apresentam a característica que os especialistas chamam de assertividade, que se refere a maneira  como as pessoas comunicam a outras o que sentem e o que pensam.

O comportamento assertivo torna  a pessoa capaz de expressar seus sentimentos sinceros sem constrangimentos, de agir em seus próprios interesses, a se afirmar se indevida ansiedade e, sem negar o direito dos outros, a exercitar seus próprios.Consegue expressar seu afeto, compreensão ou entusiasmo sem bajular ou humilhar. Leva sempre em conta que a raiva é uma emoção sua,não importa o que o outro tenha feito,por isso ao expressar  a raiva o faz sem ofender.

A pessoa assertiva  reconhece adequadamente tanto seu valor quanto o das pessoas com que se comunica. Todas as alternativas de comportamento são levadas em conta e  imagina todas as  formas de abordagem de um problema antes de agir.

Nas relações interpessoais o comportamento assertivo é o que produz melhores resultados. Aprender a ouvir a si mesmo,descrevendo as relações com as pessoas que são importantes para você,é uma forma de auto-avaliar-se e certificar-se se o seu comportamento é assertivo ou não.

A  pessoa assertiva não acerta o tempo todo nas suas reações e decisões. É aquela que sabe se firmar. Consegue dizer sim quando quer dizer sim, e principalmente não quando quer dizer não. Tem idéias próprias.  É sincera e honesta.É transparente para falar e sabe ouvir. Consegue ouvir uma crítica sem partir para o ataque  ou acusando outros. É capaz de se posicionar e falar com a pessoa com tranquilidade elegância, sem ofender ou magoar.Trata as pessoas com respeito. Consegue negociar.Aceita acordos.Vai direto ao ponto sem ser áspero ou agressivo. A assertividade tem feito tanta falta nos dias de hoje!

Forte abraço. Fique com Deus. Muito obrigada pelo carinho e bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.