sexta-feira, 8 de junho de 2012

Alto lá! Respeito é bom!

Olá, neste post estamos refletindo sobre o segundo tipo de comportamento que tenho observado nas minhas pesquisas sobre relacionamento humano. Iremos lembrar o agressivo.  Todo mundo conhece esse aí. Ele não pensa duas vezes em gritar, humilhar e levantar o dedo na cara do outro. Não respeita ninguém.  Menospreza e deprecia qualquer um que "não dançar conforme sua música" ou melhor dizendo, não fizer a sua vontade.

Muitos confundem o comportamento agressivo com o assertivo. No entanto, é preciso diferenciá-los. Vela bem, o agressivo não é apenas sincero.Ele prejudica o outro nas suas atitudes e palavras,é inflexível, preocupado apenas com os seus direitos. Suas respostas são vigorosas e  na maioria das vezes causa forte impressão negativa e, algumas vezes se arrepende por ter agredido a outra pessoa. Esses indivíduos chegam a um ponto de não conseguir controlar suas próprias emoções. Acusam o outro e manifestam confrontação hostil.

O agressivo geralmente, desconsidera os sentimentos e preferências dos demais. Só o seu desejo é que importa. Por não envolver reflexão e planejamento, a agressão não traz resultados totalmente positivos. Quase sempre há maiores mal-entendidos porque as mensagens válidas ficam embaçadas.

A pessoa agressiva não se preocupa em nenhum momento se prejudicará ou não o outro,procurando atender a si em primeiro lugar. Assume nos relacionamentos uma postura egoísta, pouco ética e inadequada. Seu objetivo é impor-se, é ganhar. Frequentemente busca fazer o outro inferior a si , mesmo que no fundo reconheça suas qualidades. Algumas vezes, procura "copiar" o outro que está, na prática, desprezando e  considera que valor maior do que o seu não há, ao mesmo tempo que tenta diminuir o outro.  Está sempre pronta a dizer não, se isto afasta o outro dos objetivos que só ela quer alcançar.

Um indivíduo com comportamento agressivo apresenta as seguintes características:
  • Aparentemente demonstram muita auto-confiança, controle da situação, ser forte e capaz de lidar com a vida de acordo com sua  visão;
  • Desfaz a opinião dos outros e sua palavra ou decisão é a que prevalece já que domina as conversações
  • Ao ser criticado irritá-se;
  • Provoca uma explosão diante de uma leve ameaça;
  • Quase sempre está carrancudo ou ansioso;
  • É pouco estimado;
  • Apesar de necessitar de afeição e aceitação, não sabe dar ou recebê-las;
  • Devido ao seu comportamento abusivo, quase sempre suas tentativas de conseguir o apoio de alguém nos seus relacionamentos terminam sempre frustradas; 
Existe o tipo de comportamento curioso,o agressivo/ passivo. Este é o comportamento da pessoa  que usa a agressividade disfarçadamente usando a ironia. Agride o outro com palavras,piadinhas e quando o outro se irrita, diz "só estou brincando". Ou "o pasto" está mesmo bom do lado de lá não é? Este é um jeito simpático/agressivo de chamar o outro de gordo na cara. É o tipo de indivíduo que não olha  diretamente para o outro ,é lacônico,joga indiretas,é sarcástico. Talvez nem perceba o quanto é   manipulador nas suas atitudes. Está sempre pronto a fazer uma chantagem emocional.Distorce as palavras do outro. Quem já conviveu com pessoas agressivas, sabe muito bem o dano que podem causar na auto-estima de alguém em especial dos passivos que não sabem reagir, ser assertivos.

Como sobreviver convivendo com um agressivo? Reconhecendo o quanto você é  importante. Sendo autêntico(a), espontâneo(a) e sincero(a).Procurando se impor mais. Assumindo o comportamento assertivo.

Forte abraço. Fique com Deus. Muita paz!

                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.