quinta-feira, 30 de maio de 2013

Invencível amor.


As vezes fico pensando no que disse Pe.Virgílio, será que é verdade que o amor  é dique suficientemente sólido para deter a torrente do ódio  e segurar com firmeza os vagalhões da violência? Algumas vezes, a decepção nos leva a tentação  de contestar a proposta de Jesus, que nos convida ao perdão  e a misericórdia. Pensamos que perdoando os violentos e absolvendo os ladrões,acabamos facilitando a tarefa dos malandros e o crescimento  do mal. Mais lógico seria responder aos opressores com os mesmos sentimentos que nos oprimem... 

Mas nós,que cremos em Deus, gostaríamos de cultuar ao mesmo tempo a justiça e o amor.Por isso, ficamos num tremendo embaraço: julgamos que a prática da justiça nos leva para longe do amor, e que a vivência do amor,nos arrasta para longe da justiça. Conciliar justiça e amor nos parece tarefa acima das nossas responsabilidades.Mas não temos o direito de separá-los,pois é a isso que precisamos chegar.

Isto porque numa sociedade onde haja amor sem justiça, a situação iria degenerar em bagunça, e o amor ficaria desacreditado. Do mesmo modo onde houver justiça sem amor,haveria ditadura na certa, e a  justiça ficaria desacreditada. Jesus, entrou no reino da violência não a fim de justificá-la,mas para denunciá-la e destruí-la.Não  destruindo apelando para nova violência ou para a justiça sumária, e sim tentando injetar no coração das pessoas os germes da não-violência e recuperar o violento..

Jesus acabou, é verdade, sendo tragado pela violência. Mas sua morte não foi em vão. Só as vitórias do amor são definitivas,completas e salvadoras.Num mundo convencido de que a justiça só será feita opondo força à força, violência à violência,nós precisamos proclamar nossa fé na onipotência e civilização do amor.

domingo, 12 de maio de 2013

Para Sempre

Por quê Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
-mistério profundo-
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele,velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
                             Carlos Drummond de Andrade


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os cavalos da noite-H.Dobal


Os cavalos da noite galopando
de crinas soltas contra a luz da lua
eram fantasmas breves dominando
os sonhos de um menino solitário.

Um menino sem forças contra a noite
sonhava com cavalos assustados
e se inventava cavaleiro andante
dono dos seus caminhos pela vida.

Campeava as distâncias descuidado
e armado pelo sono ia amansando
no coração da treva os seus temores.

E revivia a noite no mistério
dos árdegos cavalos renovando
o seu campo de sonho solitário.

A resposta aos tolos.

O silêncio é a única
                              resposta que devemos
                                             dar aos tolos.
                                             Porque onde a
                                           ignorância fala,
                                               a inteligência
                                             não dá palpites!
                                                 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O fetiche das ditaduras.



"Não existe uma verdade igual para todos. As leis, as regras, a cultura,tudo deve definido para um conjunto de pessoas,o que vale para um lugar pode não valer para outro".
                                                                                       (www.dsilvasfilho.com)

As ditaduras (políticas,de consumo ou de mercado) são as maiores inimigas das palavras. As palavras sempre traduzem conceitos,que nada mais são do que o nome das coisas. Por isto mesmo as ditaduras são extremamente hábeis em reduzir o sentido e o significado das coisas que podemos pensar. Só a democracia nos permite alargar os horizontes das idéias que vamos construindo na história. Somente ela é capaz de considerar as contradições e imperfeições dos pensamentos,para aperfeiçoá-los.Por conta disso,convivemos em permanente tensão entre aqueles que querem fazer das ideias um exercício de liberdade e aquelas que gostariam de dizer aos outros,"o que podem e devem pensar e fazer".

Nossa democracia ainda precisa ser muito mais exercitada e experimentada,para ser aprendida.Vivemos,por vezes, uma equivocada disputa. entre ter posição e ser contra. As disputas demasiadamente ideologizadas não permitem  que as palavras/ conceitos se revelem em todos os seus aspectos,sob os mais diferentes pontos de vista.Ser democrático não significa ser dono da verdade.Significa estar aberto à construção de conhecimentos,considerando as mais diferentes interpretações das coisas e dos fatos,num processo dialético de aprendizagem. A verdade surge no exercício do consenso,nem sempre fácil,mas necessário.

Conquistamos a liberdade de pensar,mas ainda somos moldados em nossas ações por obra das idéias dominantes. Temos,então, a sensação de que nossas idéias pessoais nada resolvem,de que são fracas e impotentes.Isto comprova de que o mundo e as pessoas são movidos por idéias que sempre estão em disputa na sociedade.E comprova que,isoladamente,nossas idéias perdem fôlego,não conseguindo concretizar-se.Somente as idéias destacadas e praticadas coletivamente conseguem romper com a lógica ideológica dominante,e conseguem traduzir em prática de vida cotidiana daqueles que resolvem assumir-se como sujeitos de seus conhecimentos e de sua história.

O problema é que nas ditaduras não somos educados para a cooperação e a solidariedade.Prevalece a cultura hedonista (de culto ao eu), que reproduz a ideia e o conceito dos vencedores. Aos vencedores  a glória. Aos vencidos,os sentimentos d incompetência  revolta e impotência. E estes últimos sentimentos geram muitas tensões sociais e de convivência,desfavorecendo nossa condição de seres em relação.

A autonomia dos sujeitos é o maior marco da concretização de uma democracia real e verdadeira. A luta por democracia invoca novas relações interpessoais,baseadas na interdependência e na reciprocidade.Jean Piaget  ao estudar o juízo moral das crianças,nos ajuda a considerar que "a autonomia só aparece com a reciprocidade,quando o respeito mútuo é bastante para forte,para que o indivíduo experimente interiormente a necessidade de tratar os outros como gostaria de ser tratado."

Não é democrática a sociedade que não tolera os pensamentos divergentes e que combate as diferentes formas de organização social que buscam praticar e viver as ideias coletivas. Democrática é a sociedade que permite aos homens e mulheres realizarem-se em sua dignidade,preservando seu mode de ser,pensar e agir,individual e coletivamente, sem nenhum culto às ditaduras.
                                               Nei Alberto Pies, professor e ativista em direitos humanos.
                                                                                Divulgação Jornal Corujinha.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O assédio moral no trabalho.

"Qualquer conduta abusiva(gesto,palavra,comportamento, atitude) que atente por sua repetição contra a dignidade ou integridade física ou psíquica de uma pessoa,ameaçando a possibilidade de sua permanência no emprego ou degradando o clima de trabalho,é definida como assédio moral no trabalho".                                                                                                                    
                                                                                                                                                          Marie -France Hirigoyen

O assédio moral é geralmente praticado por chefes com entendimento equivocado dos objetivos a serem cumpridos. São autoridades que abusam do poder quase sempre movidos por preconceito ou discriminação com relação à gênero,idade,raça,competência maior ou menor do assediado entre outros motivos. Além do assediador,alguém no grupo,agindo pelas costas valida o assédio ridicularizando  a vítima.

O assediador ridiculariza o assediado ridicularizando aspectos subjetivos de sua personalidade,criando dúvidas e queda da sua auto-estima.

No trabalho o assédio moral é realizado com a intenção de prejudicar de forma oculta e maliciosa o assediado,ridicularizando-o sobre aspectos subjetivos da sua personalidade,dando margem a diversas interpretações,atuando no psicológico e no emocional da pessoa. Muitas vezes o que está em jogo aí é uma relação de poder,de domínio sobre o outro.

Geralmente o objetivo do assediador é desestabilizar psiquicamente e emocionalmente e profissionalmente um funcionário,transformando-o em alguém que se sinta incapaz,incompetente e desmotivado,o que justifica o seu afastamento do trabalho,ou aposentadoria antecipada,ou seja uma intenção velada de levar a vítima a abrir mão do seu emprego.

O assediador geralmente é alguém de pouco controle emocional que exerce uma liderança autoritária e que,explode quando acontece algum problema na organização. Utiliza a sua liderança como forma de punição,reprimindo seus funcionários, aproveitando ocasiões tais como reuniões para expô-los a seus erros diante de todos esquecendo-se que todo ser humano é passível de erro e que não há nada pior do que receber críticas na presença de outros funcionários. Quando se tem algum dependente em casa para sustentar ou em idade avançada o funcionário aceita ser humilhado pelo chefe temendo não encontrar outro trabalho .

As consequências do assédio moral no trabalho,instrumento invisível mas de grande impacto, sempre recairão sobre todos que estão envolvidos, sobre a empresa e sua organização. Queda de produtividade devido ao absenteísmo,depressão crônica, paranoia,psicose maníaco-depressiva, síndrome do pânico, desequilíbrio emocional e até mesmo o suicídio são algumas das consequências do assédio moral no ambiente de trabalho.

A prática de assédio moral por causar danos irreversíveis à saúde do trabalhador sempre deve ser denunciada.

Segundo estudos,o assédio moral no trabalho deve ser compreendido como um processo perverso e autoritário por parte do assediador.

Em nossas pesquisas de esclarecimento do assédio moral detectamos muitos conflitos que começam por causa de diferenças que geram discriminação, intransigências e rivalidades.

Como forma de evitar o assédio,o funcionário deve evitar o conflito direto com o assediador, buscar a solidariedade entre colegas de trabalho,não se distanciar do grupo e denunciar ao Sindicato e no Ministério Público.

São formas de execução do assédio moral: ambivalências no discurso do assediador,sempre com duplo sentido e negação da verdade, deteriorização proposital das condições de trabalho,isolamento da vítima,violência verbal,sexual ou física,reprimendas constantes,zombarias, sobrecarga de trabalho ou retirada de tarefas ou funções entre outras.

Combater o assédio moral, a discriminação,lutar por melhores condições de trabalho,deve ser mais do que palavras mas ações concretas para que a realidade seja transformada por força de todos nós servidores e cidadãos.

Para cortar esse mal pela raiz é necessário a prevenção,o debate, o esclarecimento e a denúncia.

Para coibir a prática de assédio moral são necessárias campanhas de esclarecimento sobre o que é assédio moral.Além disso,é fundamental o fortalecimento e a união dos trabalhadores na denúncia dos abusos,dando visibilidade a essas práticas abusivas,pois a próxima vítima pode ser você.

Você sabia que o crime de assédio moral no trabalho pode gerar até dois anos de reclusão além de pagamento de multa pela empresa onde o assediador atua?

Leia mais em A Lógica do direito,www.assédiomoral.org.,www.ciranda.net



Para refletir no dia do trabalhador.


  • Valorize o seu trabalho, cuidando bem de tudo que já conquistou.
  • Querer ser bem sucedido sem trabalhar duro é como querer colher sem plantar.
  • Uma máquina pode fazer o trabalho de cinquenta pessoas. Porém nenhuma máquina pode fazer o trabalho de  uma pessoa extraordinária.
  • Um gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração.( Thomas Edson)
  • O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos;o que fazemos durante as horas de lazer determina o que somos.
  • Para que seu trabalho não se transforme numa tortura em sua vida, a primeira coisa é apaixonar-se pelo que faz.
  • O trabalho enobrece  e dignifica o homem
        Parabéns a todos os trabalhadores.Felicidades e força.
        Para todas e todos,um forte abraço e que Deus abençoe  e ilumine a todos nós.


O trabalho é um tesouro.







Jean de La Fontaine

Le labourer et ses Enfants.

Travaillez, prenez de la peine :
C'est le fonds qui manque le moins.

Un riche Laboureur, sentant sa mort prochaine,                                                                                          
Fit venir ses enfants, leur parla sans témoins.
"Gardez-vous, leur dit-il, de vendre l'héritage
Que nous ont laissé nos parents :
Un trésor est caché dedans.
Je ne sais pas l'endroit ; mais un peu de courage
Vous le fera trouver : vous en viendrez à bout.
Remuez votre champ dès qu'on aura fait l'oût :
Creusez, fouillez, bêchez ; ne laissez nulle place
Où la main ne passe et repasse."


Le père mort, les fils vous retournent le champ,
Deçà, delà, partout....
si bien qu'au bout de l'an
Il en rapporta davantage.
D'argent, point de caché. Mais le père fut sage
De leur montrer avant sa mort

Que le travail est un tresor.

                                                  

Meus queridos e minhas queridas e meus queridos,como já devem ter percebido,compartilho o que é manchete em minha vida. O que de algum modo deixou marcas boas ou ruins em mim, de tal modo que considero uma das minhas joias preferidas.

Uma dessas "joias" é este poema de Jean de La Fontaine,famoso poeta francês,Lycia Schettino de Azevedo,modelo hors concours de elegância,inteligência, beleza e principalmente integridade. Ela é um dos anjos do destino que tive a felicidade de encontrar pelas estradas da vida.


Com este poema presto minha homenagem a todos os trabalhadores na pessoa da Professora Lycia. Obrigada amiga, com você aprendi que, para ser bem sucedida no trabalho, a primeira coisa é apaixonar-se pelo que faz.

E a todas e a todos os trabalhadores, "FELIZ DIA DO TRABALHO!"
Um forte abraço e que Deus abençoe a todos nós e  o nosso trabalho.