sábado, 28 de julho de 2012

Seja ético e viva em paz.


A palavra Ética- vem do grego ETHOS e significa caráter.Vai além das obediência às regras e normas sociais que aprendemos com os nossos pais. Cada cultura encerra uma série de padrões aos quais o comportamento dos indivíduos deva se conformar.No entanto,existem padrões universais de comportamentos éticos que visam a determinar a fronteira entre o certo e o errado, entre o que é lícito e o que é ilícito.

Kant, respeitável filósofo Russo,formulou o seguinte princípio: " Procede a tratar a humanidade,seja na tua pessoa,seja naquela de qualquer outro,sempre como um fim e jamais como um meio".

Esta é uma regra universal que deveria ser seguida por todas as pessoas, porém,na maioria das vezes,não acontece. Ao contrário,quase sempre observamos relações utilitaristas,ou seja, indivíduos tratando os outros como meios para alcançar seus objetivos,ou seja "usando" os outros para alcançar seus ideais de poder,sem se preocupar com a necessidade de realização pessoal do outro.

Segundo Peter Drucker  agir com ética é "poder olhar-se no espelho amanhã".Agir eticamente é o mesmo que " não fazer para o outro aquilo que não gostaria que fizesse para mim". Estas afirmativas dão conta de conciliar a problemática ética sobre os valores culturais e contemplam os princípios universais de convivência e padrões culturais de comportamento .

Praticar qualquer comportamento que prejudique algo ou alguém significa ser antiético.

A amizade possui forte conteúdo ético. É a área social em que os homens se comportam mais corretamente entre si. Com o amigo procuramos ser honestos,sinceros,límpidos. E mantemos como amigos aquelas pessoas que agem moralmente bem conosco. Será que alguém consegue agir moralmente bem o tempo todo? E será que devemos agir bem somente com nossos amigos?

Voltaire disse que: "A amizade é um contrato tácito entre duas pessoas sensíveis e virtuosas. Sensíveis porque um monge solitário pode sr uma pessoa direita e viver sem conhecer a amizade. Virtuosas porque os maus não t~em amigos,mas cúmplices;os gozadores, companheiros de farra;os gananciosos, sócios; os políticos,partidários; os desocupados,conhecidos. Somente os homens virtuosos têm amigos."

Na amizade, há, de um lado, generosidade,o querer dar sem receber nada em troca a não ser a satisfação de ver a felicidade do(a) amigo(a). Do outro lado,há o desinteresse,pois ela não se baseia na necessidade,mas no que acrescenta à edificação da personalidade do outro.

Na amizade verdadeira,não existe inveja nem avidez. Há igualdade. Pedir algo a um amigo é tão natural quanto oferecer,presentear. Em outras situações,pedir resulta em humilhação. Isto acontece quando as relações  não são de amizade mas de poder  e desbalanceadas.

Usar de meios escusos no ambiente de trabalho para tirar vantagens para sí, pisar nos colegas ou assediar moralmente alguém principalmente se subordinado, constitui práticas antiéticas.

Pessoas  sem ética só enxergam a si mesmas tanto nos relacionamentos de amizade quanto nos profissionais. O sofrimento das outras pessoas pouco importa a elas.


Acredito que ainda há esperanças. Que  a ética nos relacionamentos não vai se degradar totalmente porque ainda acredito no fundo de decência e bondade que há no ser humano.

O ambiente em que o respeito, o diálogo claro, o altruísmo prevalecem, se torna melhor e as pessoas mais motivadas. Não há nada pior do que um ambiente em que a lei "da selva", em que a razão do mais "forte", do mais "esperto" é sempre  a melhor.

Forte abraço para você.Muita paz!






Dar sempre o melhor...


O melhor a dar ao nosso inimigo é
o perdão.
ao nosso adversário, a tolerância,
a um amigo, o coração.

A um filho,um bom exemplo,
a um pai, honra;
a uma mãe, uma conduta de que ela
se orgulhe.
A nós próprios,respeito...
E ser compassivo para com todos.

                                                       A.J. Balfour


Para você, um  forte abraço.Que Deus abençoe a todos nós.



terça-feira, 24 de julho de 2012

Bom dia! Acreditando no "sim podemos".



 O  elefante amarrado.

"Você já foi a um circo? Observou lá um elefante amestrado?Antes de entrar em cena,o enorme animal que faz demonstrações de grande força durante o espetáculo, permanece amarrado numa corda atada a uma estaca que aprisiona uma de suas patas.Observando isto, questionei espantada: Por quê o enorme animal não se solta de um simples pedaço de corda?Aquela estaca, era um simples pedaço de madeira presa ao solo. Por quê o elefante não foge?

Descobri que alguém muito sábio,há alguns anos descobrira a resposta para o mistério do elefante amarrado:O elefante do circo não escapa porque desde muito pequeno foi preso à estaca. Fechando os olhos dá para imaginar.O elefantinho,recém-nascido tentando escapar da estaca.Puxava,pulava se contorce  e nada. A estaca pra ele era muito pesada.Até que um dia,cansado de tanto esforço para se libertar desiste e se conforma com seu destino. O elefante não se solta porque acredita que não pode.

Muitas vezes,isso acontece conosco: Durante muitos anos vivemos acreditando que não podemos alcançar muitas coisas.Que não adianta nem tentar que não vamos conseguir..E desistimos de continuar tentando.Simplesmente porque quando éramos crianças,inexperientes e frágeis, alguma coisa não deu certo ou ouvimos tantos nãos.Tantas vezes tivemos a nossa competência negada que a corda da estaca ficou gravada em nossa  mente e passamos a aceitar que sempre foi e deverá ser assim".
                                            
Isto me fez lembrar outro animal, o boi. Desde pequeno é treinado para abaixar a cabeça e deixar que o homem lhe coloque no pescoço a pesada canga de madeira para que puxe o arado e o carro de boi, além de outras coisas sempre pesadas demais. Assim como o elefante, o boi também não sabe a força que tem e acredita que não pode se libertar.

Como elefantes de circo e como os bois de carro, são  muitas pessoas até bastante inteligentes.Aceitam sua limitações autoimpostas pelos "cabrestos" que outros, os "espertalhões" dominadores, lhes colocam. E é difícil se livrar da ideia de impotência arraigada. É verdadeiro parto de idéias o esforço para que a criatividade aflore e se descubra a força que se tem quando  enfim se passa a acreditar que pode. E, como  geralmente acontece no parto,dói, dói muito! Mas  sair da zona de conforto e tomar posse dos nossos sonhos,é preciso.E não se pode deixar para amanhã. Amanhã pode ser tarde demais.Vale a pena amada(o) agir com sinceridade,ter força, ser corajosa(o) para conquistar a liberdade.
Forte abraço. Fique com Deus. Muita paz!


domingo, 22 de julho de 2012

Caçador de Mim.



Por tanto amor,por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz manso ou feroz
Eu caçador de mim.
Preso a canções entregue a paixões
Que nunca tiveram fim.
Vou me encontrar longe do meu lugar
Eu caçador de mim.

Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo.
Bate no peito a força de uma procura
Fugir às armadilhas da mata escura
Longe se vai sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir o que me faz sentir
Eu caçador de mim. ( Milton Nascimento)


Amigo(a), com licença poética de Adélia Prado, "De vez em quando Deus me tira a poesia. Eu olho pedra e vejo pedra mesmo". Hoje no entanto, sinto a necessidade de me libertar de certos hábitos, e acreditar com a sensibilidade de um poeta, cabeça nas nuvens mas os pés no chão, que tudo tem  um fim. E essa busca do que realmente sou e sinto,terá finalmente um desfecho quando finalmente totalmente liberta dos paradoxos interiores,do medo de ser eu mesma, e consciente da importância de ser cada vez melhor para mim mesma e para os outros, eu conseguir me apossar do que realmente sou e sinto.
Se você gostar e quiser ouvir, clique no link abaixo e poderá ouvir esta música que é uma das minhas joias preferidas.Na minha opinião,o tempo não fez com que perdesse toda a sua beleza e sabedoria que transmite e ainda mais na voz desse gigante da música brasileira.

http://www.youtube.com/watch?v=Ibewi5eyTOM

Bom dia! Amar é ser feliz.

Quanto mais envelhecia,quanto mais
insípidas me pareciam as pequenas
satisfações que a vida me dava,
Tanto mais claramente compreen-
dia onde eu deveria procurar a
fonte das alegrias da vida.

Aprendi que ser amado não é nada,
enquanto amar é tudo.

O dinheiro não era nada,o
poder não era nada.
 Vi tanta gente que tinha dinheiro e 
poder, e mesmo assim era infeliz.

A  beleza não era nada.
Vi homens e mulheres belos,infelizes,
apesar de sua beleza.

Também a saúde não contava tanto assim.
Cada um tem a saúde que sente.
Havia doentes cheios de vontade de 
viver e havia sadios que definhavam
angustiados pelo medo de sofrer.

A felicidade é amor, só isto.
Feliz é quem sabe amar.
Mas amar e desejar não é a mesma coisa.
O amor é o desejo que atingiu a sabedoria.
O amor não quer possuir.
O amor quer somente amar.
                                                      (Herman Hesse)

Pense nisso e  seja muito,muito feliz.
Forte abraço e fique com Deus.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Sabedoria.

     
  A gente foge da solidão quando 
   tem medo dos próprios pensamentos.
                                              (Érico Veríssimo)

        A  melhor forma de ensinar a criança 
    a dizer "desculpe"é fazer com que antes 
    ouça a palavra da nossa boca.
                                                         ( Kevin Leman)
   
         Pontualidade é a arte de não desperdiçar o
 tempo alheio.    ( Tatiana Del Carpio)

Educai as crianças e não será necessário 
punir os adultos. ( Pitágoras)




                               

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pense nisso...

O que é ter experiência de vida? 
Conforme  Aldous Huxley,
experiência não é 
o que aconteceu com você,
mas o que você fez
com o que lhe aconteceu.

Pense nisso mas pense agora.
Você  ainda pode mudar sua história.
A decisão  é sua.

Um forte abraço. Paz e bem.

Buscando a segurança.



Quando você desafia o medo ou a dor e os enfrenta,não permite que eles tomem conta de você (Pau Hanna)

Boa tarde! Tudo na vida tem o seu início ou recomeço. Tem a sua primeira vez. Em várias situações cabe a cada um de nós decidir. Inúmeras indagações surgem justamente quando a decisão a ser feita tem a ver com o nosso mundo interior, com as escolhas feitas anteriormente e às quais, certas ou erradas, já nos adaptamos, e com pessoas com as quais desenvolvemos laços afetivos.

Chegando o momento da decisão,a cabeça roda,o coração se agita.Lembranças de acontecimentos passados voltam à memória e a insegurança se instala na mente: Estou preparado(a) para isso? Estou levando em conta os meus sentimentos, que habilidades preciso ter para me adaptar à nova situação? E se não der certo?

Nem sempre há escolhas imediatas para serem expressas por um simples "sim" ou não".À vezes é preciso mesmo pensar a respeito.Buscar segurança.É necessário não esquecermos de utilizar sentimentos e emoções de forma adequada  para que o nosso lado emocional possa  focar nos acontecimentos vividos no momento presente e que possamos resolver os problemas e não permanecermos de certa forma presos ao passado. É preciso enfrentar os medos ao invés de evitá-los, para que as experiências negativas do passado não sejam transportadas para o presente. É imprescindível  a conscientização de que o que passou,passou.O passado, quando muito, só deve servir como referência uma vez que na vida tudo é aprendizado.Grande parte das nossas inseguranças, dos nossos medos, pode ser eliminada, se não deixarmos para muito mais tarde as decisões que devem ser tomadas agora.Refletir sobre nossas inseguranças, a origem delas, pode ser uma das formas de atenuar o medo e viver intensamente.Quando passamos a confiar mais  no nosso direito de ser feliz,desenvolvemos a sensação de que não importa o que passamos, somos merecedores, dignos,qualificados para desfrutar os resultados dos nossos esforços a despeito do que nos fizeram ou disseram no passado. Confiar em nossa capacidade para pensar e enfrentar os  desafios em qualquer escolha que tivermos a coragem de fazer.

Algumas estratégias  bem simples podem ajudar a ensinar as crianças a aprenderem lidar com o medo: Relaxando,descontraindo todo o corpo e respirando calmamente;  Falando com tranquilidade com elas sobre o assunto e dizendo-lhes que tudo já passou e que podem contar com você para ajudar, se preciso for, e ainda encorajando-as a enfrentar a causa do medo e demonstrando alegria quando conseguirem superá-lo.

Quando nos apercebemos que podemos viver plenamente o presente nos sentiremos mais felizes e confiantes e os medos ficarão no passado.

Analisando bem e amadurecendo as situações, conquistando-se a sabedoria de viver com coerência e autonomia não há o que temer.

Forte abraço. Fique com Deus .




sábado, 14 de julho de 2012

A origem dos nossos medos.





"Eu vou falar pra você
 A força que tem o pensamento
 Você não sabe o que tem aqui dentro"...

Diariamente vários medos nos perturbam e impedem nossas ações  e reações. Todos sabemos que o medo normal  vem de reações de ameaças a vida.Portanto,é uma reação protetora e saudável do ser humano,uma vez que pode nos alertar para alguns perigos.Porém,quando chega a impedir nossa ação,é preciso que seja analisado e combatido.O medo está na verdade,associado com nossa insegurança ou com a ignorância sobre o assunto ou determinada realidade e pode inclusive,nos levar a formar opiniões erradas ou agir de forma preconceituosa.

Por medo de nos expormos ou de sermos discriminados passamos a nos impor limites de ação quando estamos diante de situações ou realidades novas.E nos propomos a "daqui pra frente eu apenas vou..." E então assumimos atitudes de negação da vida e de transferência de responsabilidades para evitar o confronto,não querendo nem saber o que está acontecendo.Por isso,pensarmos e avaliarmos nossas ações e reações frente a determinadas situações,buscando sempre um equilíbrio é muito importante.

É  necessário também compreendermos como a insegurança,que alimenta a origem dos nossos medos, foi construída antes de combatermos o medo.

A nossa mente,além de registrar todos os momentos bons e maus,reforça as emoções mais marcantes que,ao que parece são, na maioria das vezes,as mais traumatizantes.E vicia as nossas emoções fazendo com que valorizemos traumas e experiências negativas vivenciados por nós no passado.Os fracasso evidenciados devolvendo imagens de pensamentos negativos de fatos e situações em que nos sentimos humilhados,reduzem a autoestima e a segurança.Assim,por exemplo, uma  pessoa que, nos primeiros anos de vida foi abandonada pelos pais,tem muita possibilidade de se sentir insegura por temer que, por alguma atitude tomada que possa desagradar,seja novamente rejeitada.O medo e a insegurança paralisam.E opta por permanecer no seu canto para não ser "propositalmente esquecida" mais uma vez,perdendo assim inúmeras oportunidades de sucesso por absoluta falta de iniciativa,segurança ou coragem para agarrar as oportunidades que surgem.

Quando não recebem a devida atenção e tratamento,a ansiedade e os medos que são problemas frequentes na infância,podem  nos acompanhar ao longo da nossa vida.São problemas que podem ser de origem genética,ou surgidos nos primeiros anos de vida por experiências traumatizantes,relações com os familiares, fatores relacionados com a própria personalidade ou ainda com o ambiente social,ou seja, situações de insegurança desenvolvidas por  crianças que crescem no seio de uma família desfavorecida.Seja qual for a circunstância que gerou o medo,deve ser combatido desde a infância onde está relacionada toda a base do nosso desenvolvimento,com utilização de estratégias que possam ajudar a criança a lidar com a insegurança e aprender a gerir seus medos.

No próximo post estaremos refletindo  sobre a importância de adquirir segurança,imprescindível para superar o medo.Eu confesso:Estou precisando disso. Sempre tive muito medo! Atualmente estou tentando superar e vou sobrevivendo porque minha fé é  bem maior do que meu medo.
Forte abraço.Fique com Deus e até  lá.



sexta-feira, 13 de julho de 2012

Nunca Desistir.



"A vida me ensinou a nunca desistir,
Nem ganhar,nem perder mas procurar evoluir...
Podem me tirar tudo que tenho...
Só não podem me tirar as coisas boas
que eu já  fiz pra quem eu amo
e eu sou feliz e canto...
O universo é uma canção
E eu vou que vou..."
                                             (Charlie Brown Jr. - Dias de Luta,Dias de Glória)

                                       
Conforme nos ensina o poeta cantante, mesmo que nos tirem todas as coisas materiais,o bem que fizemos ninguém pode nos tirar jamais. Levamos conosco.E acredito que quanto melhor você fizer, melhor será a sua colheita. Por isso,mesmo que um círculo se feche,o importante  é não desistir e estar preparado(a) para recomeçar sempre.

Forte abraço. Fique com Deus.






segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tempo de refletir e aprender.

Olá,como vai? Vamos falar sobre  aprendizagem na melhor escola que existe: A vida. Afinal, somos eternos aprendizes...

"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje,porque o terreno do amanhã é incerto. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.Descobre que leva-se um certo tempo para construir confiança e apenas segundos para destruí-la. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distancias. E o que importa não é o que você tem na vida,mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que amigos mudam. Que não importa o quanto seja frágil e delicada uma situação,sempre existem dois lados.

Aprende que tempo não é algo que possa voltar atrás,portanto plante seu jardim e decore sua alma.

E depois aprende que existem problemas mas para todos há solução e que realmente a vida tem valor e que você tem muito valor diante da vida.

Aprende que você é realmente forte e que pode ir muito mais longe...
                                                                                            Willian Shakespeare.
Forte abraço. Que Deus abençoe a todos nós.

domingo, 8 de julho de 2012

O Diferente, este ser tão especial.


Bom dia pessoa querida! O texto que compartilho  a seguir, consegue tocar profundamente  em quem também se reconhece um ser diferente, e acredito ser bem oportuna a reflexão por buscar questionar o que é diferente  nas ações, atitudes e pensamentos. Vale também  para que o diferente se conheça e se aceite mais e  também ao outro.

O preconceito  e a discriminação nos dias atuais é  crime. É proibido por lei. Mas na prática, o que vemos é todo mundo discriminando todo mundo baseado em preconceitos infundados.Podemos divergir em muitos momentos porque cada um tem a sua individualidade,mas o respeito pela diversidade de opiniões e modos  de ser e de agir, sempre deve prevalecer.Vamos conhecer, para que possamos respeitar e amar os diferentes? Boa reflexão!

               Alma dos Diferentes                                                                                                
"...Ah, o diferente,esse ser especial!
Diferente não é quem pretenda ser. Esse é apenas um imitador do que ainda não foi imitado.

O diferente é quem foi dotado de alguns mais e de alguns menos em hora, momento e lugar errados para os outros que riem de inveja de não serem assim como ele. E de medo de não aguentar, caso um dia venham  a ser.

O diferente é um ser que sempre se aproxima da perfeição.E nunca é um chato,embora  seja sempre confundido por algumas pessoas menos sensíveis. Talentos são menosprezados,vitórias adiadas e esperanças são mortas porque alguns supõem que o diferente é  apenas um chato. Isto porque  o diferente medroso,este sim, acaba mesmo transformando-se num chato.

Os diferentes inteligentes percebem porque não são compreendidos. Os diferentes raivosos acabam tendo razão sozinhos, contra o mundo inteiro.

Diferente que se preza entende o porque de quem o agride. Se o diferente se mediocrizar,mergulhará no complexo de inferioridade. O diferente,mesmo sem querer acaba alterando algo no grupo, ameaçando tanto carneiros quanto pastores. O diferente suporta e digere tanto a inveja do comum quanto o ódio do mediano. 

O verdadeiro diferente sabe que,mesmo estando sempre certo,nunca tem razão.Seu sofrimento começa cedo,já no primário onde os colegas se unem  e até mesmo alguns adultos por omissão,para transformar o que é uma característica peculiar e potencial em defeito,o que é percepção aguçada em ser complicado, o estilo próprio em modo errado de ver a realidade.

O diferente desde cedo é rotulado com apelidos e marcações que acaba incorporando. Só se transformam nos grandes modificadores do mundo (e não se deixam modificar por ele) os diferentes mais fortes. Diferente é aquele que vê mais longe do que o consenso. O que antes mesmo dos demais começarem a perceber, já sente.

Diferente é o que  enquanto todos em torno de si agridem e gargalham, se emociona. É o que engorda mais um pouco; chora onde outros xingam; quer onde outros cansam;estuda onde outros burram. Espera de onde já não vem;sonha entre realistas;concretiza entre sonhadores;em reunião de bêbado fala de leite; cria onde o hábito rotiniza;sofre onde os outros ganham.

Diferente é o que perde horas em coisas que só ele sabe importantes; engorda onde não deve; diz sempre na hora de calar;cala nas horas erradas;não desiste de lutar pela harmonia; fala de amor até no meio da guerra;deixa o adversário fazer o gol porque gosta mais de jogar do que de ganhar; aprendeu a superar risos, deboches, escárnio e consciência dolorosa de que a média é má porque é igual.

Os diferentes estão aí: paralíticos,machucados,engordados,magros demais,inteligentes em excesso,bons demais para aquele cargo,excepcionais,narigudos,barrigudos, joelhudos, de pé grande, de roupas erradas,cheios de espinhas, de mumunha, de malícia ou de barba. Aí estão,doendo e doendo, mas procurando ser,conseguindo ser,sendo muito mais.

A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de os sentir e entender. Nessas moradas estão tesouros da ternura humana de que  só os diferentes são capazes.

Não vá mexer com o amor de um diferente.A não ser que você seja suficientemente forte para depois suportá-lo.
                                                                       Texto atribuído a Arthur da Távola  .                            

 Grande abraço. Muita saúde e paz.


sábado, 7 de julho de 2012

Atitudes mágicas.


Bom dia. Ao longo de todos estes  anos tenho convivido em diferentes  ambientes tanto profissionais quanto religiosos e sociais e com  uma diversidade enorme de pessoas cada uma com o seu jeito de agir, de se comunicar. Percebi que algumas maneiras de agir  são mais agradáveis facilitando  a boa convivência, a comunicação eficaz  com respeito e gentileza o que contribui para a promoção,inclusive da paz também tão sonhada por todos.

Acredito que um ambiente em que as pessoas que ali convivem se cumprimentem,sejam cordiais,respeitem espaços e limites e saibam ouvir  é o sonho  de todos. Pena que a realidade muitas vezes é bem diferente.

Aprender a se comportar na convivência com o outro,é algo indispensável pois para se alcançar o sucesso pessoal e profissional, o esforço inclui determinação,disciplina e doses de persistência e ousadia

Observando as pessoas bem sucedidas no que se refere a relacionamentos humanos, e pessoas de sucesso pessoal e profissional,percebi que as que fazem a diferença geralmente são as que demonstram características básicas de comunicação,liderança e empatia. De tudo que observei ficaram algumas lições. Para um bom ambiente de convivência agrdável é importante que a gente...
  • Fale com as pessoas.Qualquer pessoa gosta de ser tratada com gentileza e atenção.Cumprimente a todas as pessoas que encontrar. Uma saudação,especialmente hoje em dia, quando pelo estresse do dia a dia precisamos mais de sorrisos amáveis é  o que há de mais agradável animador.
  • Sorria para as pessoas. Até por questões de economia. Sabia que para franzir a testa acionamos 72 músculos e para sorrir somente 14? Vamos sorrir mais?
  • Chame as pessoas pelo nome  ao se encontrar com alguém. Ouvir o próprio nome é,para alguns, a música mais suave de se ouvir.
  • Seja amigo e prestativo. Quer ter amigos? Seja amigo.
  • Procure ser pontual.Isso é sinônimo de responsabilidade A pontualidade é uma das maneiras de demonstrar respeito pelo outro que chegou no horário.No ambiente de trabalho caracteriza bom profissional. Quando precisar chegar atrasado,sempre tente avisar.
  • Sempre que precisar de algo peça "por favor".Saiba "pedir licença","agradecer", ou "desculpar-se", quando necessário.
  • Saiba elogiar seus superiores e colegas de trabalho sem bajular. Trate a todos com educação   e respeito.
  • Atenda a todos com cordialidade sem demonstrar publicamente preferências.
  • Às vezes o desabafo é bom .Porém,ao falar de problemas pessoais,comente-os com discrição,com pessoas de sua confiança.
  • Em todos os ambientes existem pessoas que adoram fazer fofocas e grupinhos que espalham boatos.Procure fugir das rodas de boatos. Isso contamina o ambiente e só resultam em intrigas.E você não gostaria de ser a próxima vítima não é?
  • Fale e aja com toda sinceridade. Seja cordial com as pessoas à sua volta.Tudo o que fizer, faça-o com todo o prazer.
  • Demonstre interesse sincero pelos outros. Não menospreze a contribuição de ninguém. Lembre-se que você sabe o que sabe,porém não sabe o que os outros sabem.
  • O que realmente vale em nossa vida, é o que fazemos para os outros.Por isso, procure sempre apresentar um excelente serviço, fazendo sempre o melhor que puder.
 Agir com boa educação é imprescindível em qualquer ambiente mas no ambiente de trabalho onde passamos boa parte do nosso dia, é extremamente fundamental .
Muito obrigada pelo carinho. Forte abraço. Fique com Deus.