segunda-feira, 16 de julho de 2012

Buscando a segurança.



Quando você desafia o medo ou a dor e os enfrenta,não permite que eles tomem conta de você (Pau Hanna)

Boa tarde! Tudo na vida tem o seu início ou recomeço. Tem a sua primeira vez. Em várias situações cabe a cada um de nós decidir. Inúmeras indagações surgem justamente quando a decisão a ser feita tem a ver com o nosso mundo interior, com as escolhas feitas anteriormente e às quais, certas ou erradas, já nos adaptamos, e com pessoas com as quais desenvolvemos laços afetivos.

Chegando o momento da decisão,a cabeça roda,o coração se agita.Lembranças de acontecimentos passados voltam à memória e a insegurança se instala na mente: Estou preparado(a) para isso? Estou levando em conta os meus sentimentos, que habilidades preciso ter para me adaptar à nova situação? E se não der certo?

Nem sempre há escolhas imediatas para serem expressas por um simples "sim" ou não".À vezes é preciso mesmo pensar a respeito.Buscar segurança.É necessário não esquecermos de utilizar sentimentos e emoções de forma adequada  para que o nosso lado emocional possa  focar nos acontecimentos vividos no momento presente e que possamos resolver os problemas e não permanecermos de certa forma presos ao passado. É preciso enfrentar os medos ao invés de evitá-los, para que as experiências negativas do passado não sejam transportadas para o presente. É imprescindível  a conscientização de que o que passou,passou.O passado, quando muito, só deve servir como referência uma vez que na vida tudo é aprendizado.Grande parte das nossas inseguranças, dos nossos medos, pode ser eliminada, se não deixarmos para muito mais tarde as decisões que devem ser tomadas agora.Refletir sobre nossas inseguranças, a origem delas, pode ser uma das formas de atenuar o medo e viver intensamente.Quando passamos a confiar mais  no nosso direito de ser feliz,desenvolvemos a sensação de que não importa o que passamos, somos merecedores, dignos,qualificados para desfrutar os resultados dos nossos esforços a despeito do que nos fizeram ou disseram no passado. Confiar em nossa capacidade para pensar e enfrentar os  desafios em qualquer escolha que tivermos a coragem de fazer.

Algumas estratégias  bem simples podem ajudar a ensinar as crianças a aprenderem lidar com o medo: Relaxando,descontraindo todo o corpo e respirando calmamente;  Falando com tranquilidade com elas sobre o assunto e dizendo-lhes que tudo já passou e que podem contar com você para ajudar, se preciso for, e ainda encorajando-as a enfrentar a causa do medo e demonstrando alegria quando conseguirem superá-lo.

Quando nos apercebemos que podemos viver plenamente o presente nos sentiremos mais felizes e confiantes e os medos ficarão no passado.

Analisando bem e amadurecendo as situações, conquistando-se a sabedoria de viver com coerência e autonomia não há o que temer.

Forte abraço. Fique com Deus .




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.