domingo, 8 de julho de 2012

O Diferente, este ser tão especial.


Bom dia pessoa querida! O texto que compartilho  a seguir, consegue tocar profundamente  em quem também se reconhece um ser diferente, e acredito ser bem oportuna a reflexão por buscar questionar o que é diferente  nas ações, atitudes e pensamentos. Vale também  para que o diferente se conheça e se aceite mais e  também ao outro.

O preconceito  e a discriminação nos dias atuais é  crime. É proibido por lei. Mas na prática, o que vemos é todo mundo discriminando todo mundo baseado em preconceitos infundados.Podemos divergir em muitos momentos porque cada um tem a sua individualidade,mas o respeito pela diversidade de opiniões e modos  de ser e de agir, sempre deve prevalecer.Vamos conhecer, para que possamos respeitar e amar os diferentes? Boa reflexão!

               Alma dos Diferentes                                                                                                
"...Ah, o diferente,esse ser especial!
Diferente não é quem pretenda ser. Esse é apenas um imitador do que ainda não foi imitado.

O diferente é quem foi dotado de alguns mais e de alguns menos em hora, momento e lugar errados para os outros que riem de inveja de não serem assim como ele. E de medo de não aguentar, caso um dia venham  a ser.

O diferente é um ser que sempre se aproxima da perfeição.E nunca é um chato,embora  seja sempre confundido por algumas pessoas menos sensíveis. Talentos são menosprezados,vitórias adiadas e esperanças são mortas porque alguns supõem que o diferente é  apenas um chato. Isto porque  o diferente medroso,este sim, acaba mesmo transformando-se num chato.

Os diferentes inteligentes percebem porque não são compreendidos. Os diferentes raivosos acabam tendo razão sozinhos, contra o mundo inteiro.

Diferente que se preza entende o porque de quem o agride. Se o diferente se mediocrizar,mergulhará no complexo de inferioridade. O diferente,mesmo sem querer acaba alterando algo no grupo, ameaçando tanto carneiros quanto pastores. O diferente suporta e digere tanto a inveja do comum quanto o ódio do mediano. 

O verdadeiro diferente sabe que,mesmo estando sempre certo,nunca tem razão.Seu sofrimento começa cedo,já no primário onde os colegas se unem  e até mesmo alguns adultos por omissão,para transformar o que é uma característica peculiar e potencial em defeito,o que é percepção aguçada em ser complicado, o estilo próprio em modo errado de ver a realidade.

O diferente desde cedo é rotulado com apelidos e marcações que acaba incorporando. Só se transformam nos grandes modificadores do mundo (e não se deixam modificar por ele) os diferentes mais fortes. Diferente é aquele que vê mais longe do que o consenso. O que antes mesmo dos demais começarem a perceber, já sente.

Diferente é o que  enquanto todos em torno de si agridem e gargalham, se emociona. É o que engorda mais um pouco; chora onde outros xingam; quer onde outros cansam;estuda onde outros burram. Espera de onde já não vem;sonha entre realistas;concretiza entre sonhadores;em reunião de bêbado fala de leite; cria onde o hábito rotiniza;sofre onde os outros ganham.

Diferente é o que perde horas em coisas que só ele sabe importantes; engorda onde não deve; diz sempre na hora de calar;cala nas horas erradas;não desiste de lutar pela harmonia; fala de amor até no meio da guerra;deixa o adversário fazer o gol porque gosta mais de jogar do que de ganhar; aprendeu a superar risos, deboches, escárnio e consciência dolorosa de que a média é má porque é igual.

Os diferentes estão aí: paralíticos,machucados,engordados,magros demais,inteligentes em excesso,bons demais para aquele cargo,excepcionais,narigudos,barrigudos, joelhudos, de pé grande, de roupas erradas,cheios de espinhas, de mumunha, de malícia ou de barba. Aí estão,doendo e doendo, mas procurando ser,conseguindo ser,sendo muito mais.

A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de os sentir e entender. Nessas moradas estão tesouros da ternura humana de que  só os diferentes são capazes.

Não vá mexer com o amor de um diferente.A não ser que você seja suficientemente forte para depois suportá-lo.
                                                                       Texto atribuído a Arthur da Távola  .                            

 Grande abraço. Muita saúde e paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.