Bom dia. Ao longo de todos estes anos tenho convivido em diferentes ambientes tanto profissionais quanto religiosos e sociais e com uma diversidade enorme de pessoas cada uma com o seu jeito de agir, de se comunicar. Percebi que algumas maneiras de agir são mais agradáveis facilitando a boa convivência, a comunicação eficaz com respeito e gentileza o que contribui para a promoção,inclusive da paz também tão sonhada por todos.
Acredito que um ambiente em que as pessoas que ali convivem se cumprimentem,sejam cordiais,respeitem espaços e limites e saibam ouvir é o sonho de todos. Pena que a realidade muitas vezes é bem diferente.
Aprender a se comportar na convivência com o outro,é algo indispensável pois para se alcançar o sucesso pessoal e profissional, o esforço inclui determinação,disciplina e doses de persistência e ousadia
Observando as pessoas bem sucedidas no que se refere a relacionamentos humanos, e pessoas de sucesso pessoal e profissional,percebi que as que fazem a diferença geralmente são as que demonstram características básicas de comunicação,liderança e empatia. De tudo que observei ficaram algumas lições. Para um bom ambiente de convivência agrdável é importante que a gente...
- Fale com as pessoas.Qualquer pessoa gosta de ser tratada com gentileza e atenção.Cumprimente a todas as pessoas que encontrar. Uma saudação,especialmente hoje em dia, quando pelo estresse do dia a dia precisamos mais de sorrisos amáveis é o que há de mais agradável animador.
- Sorria para as pessoas. Até por questões de economia. Sabia que para franzir a testa acionamos 72 músculos e para sorrir somente 14? Vamos sorrir mais?
- Chame as pessoas pelo nome ao se encontrar com alguém. Ouvir o próprio nome é,para alguns, a música mais suave de se ouvir.
- Seja amigo e prestativo. Quer ter amigos? Seja amigo.
- Procure ser pontual.Isso é sinônimo de responsabilidade A pontualidade é uma das maneiras de demonstrar respeito pelo outro que chegou no horário.No ambiente de trabalho caracteriza bom profissional. Quando precisar chegar atrasado,sempre tente avisar.
- Sempre que precisar de algo peça "por favor".Saiba "pedir licença","agradecer", ou "desculpar-se", quando necessário.
- Saiba elogiar seus superiores e colegas de trabalho sem bajular. Trate a todos com educação e respeito.
- Atenda a todos com cordialidade sem demonstrar publicamente preferências.
- Às vezes o desabafo é bom .Porém,ao falar de problemas pessoais,comente-os com discrição,com pessoas de sua confiança.
- Em todos os ambientes existem pessoas que adoram fazer fofocas e grupinhos que espalham boatos.Procure fugir das rodas de boatos. Isso contamina o ambiente e só resultam em intrigas.E você não gostaria de ser a próxima vítima não é?
- Fale e aja com toda sinceridade. Seja cordial com as pessoas à sua volta.Tudo o que fizer, faça-o com todo o prazer.
- Demonstre interesse sincero pelos outros. Não menospreze a contribuição de ninguém. Lembre-se que você sabe o que sabe,porém não sabe o que os outros sabem.
- O que realmente vale em nossa vida, é o que fazemos para os outros.Por isso, procure sempre apresentar um excelente serviço, fazendo sempre o melhor que puder.
Agir com boa educação é imprescindível em qualquer ambiente mas no ambiente de trabalho onde passamos boa parte do nosso dia, é extremamente fundamental .
Muito obrigada pelo carinho. Forte abraço. Fique com Deus.
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