"Eu vou falar pra você
A força que tem o pensamento
Você não sabe o que tem aqui dentro"...
Diariamente vários medos nos perturbam e impedem nossas ações e reações. Todos sabemos que o medo normal vem de reações de ameaças a vida.Portanto,é uma reação protetora e saudável do ser humano,uma vez que pode nos alertar para alguns perigos.Porém,quando chega a impedir nossa ação,é preciso que seja analisado e combatido.O medo está na verdade,associado com nossa insegurança ou com a ignorância sobre o assunto ou determinada realidade e pode inclusive,nos levar a formar opiniões erradas ou agir de forma preconceituosa.
Por medo de nos expormos ou de sermos discriminados passamos a nos impor limites de ação quando estamos diante de situações ou realidades novas.E nos propomos a "daqui pra frente eu apenas vou..." E então assumimos atitudes de negação da vida e de transferência de responsabilidades para evitar o confronto,não querendo nem saber o que está acontecendo.Por isso,pensarmos e avaliarmos nossas ações e reações frente a determinadas situações,buscando sempre um equilíbrio é muito importante.
É necessário também compreendermos como a insegurança,que alimenta a origem dos nossos medos, foi construída antes de combatermos o medo.
A nossa mente,além de registrar todos os momentos bons e maus,reforça as emoções mais marcantes que,ao que parece são, na maioria das vezes,as mais traumatizantes.E vicia as nossas emoções fazendo com que valorizemos traumas e experiências negativas vivenciados por nós no passado.Os fracasso evidenciados devolvendo imagens de pensamentos negativos de fatos e situações em que nos sentimos humilhados,reduzem a autoestima e a segurança.Assim,por exemplo, uma pessoa que, nos primeiros anos de vida foi abandonada pelos pais,tem muita possibilidade de se sentir insegura por temer que, por alguma atitude tomada que possa desagradar,seja novamente rejeitada.O medo e a insegurança paralisam.E opta por permanecer no seu canto para não ser "propositalmente esquecida" mais uma vez,perdendo assim inúmeras oportunidades de sucesso por absoluta falta de iniciativa,segurança ou coragem para agarrar as oportunidades que surgem.
Quando não recebem a devida atenção e tratamento,a ansiedade e os medos que são problemas frequentes na infância,podem nos acompanhar ao longo da nossa vida.São problemas que podem ser de origem genética,ou surgidos nos primeiros anos de vida por experiências traumatizantes,relações com os familiares, fatores relacionados com a própria personalidade ou ainda com o ambiente social,ou seja, situações de insegurança desenvolvidas por crianças que crescem no seio de uma família desfavorecida.Seja qual for a circunstância que gerou o medo,deve ser combatido desde a infância onde está relacionada toda a base do nosso desenvolvimento,com utilização de estratégias que possam ajudar a criança a lidar com a insegurança e aprender a gerir seus medos.
No próximo post estaremos refletindo sobre a importância de adquirir segurança,imprescindível para superar o medo.Eu confesso:Estou precisando disso. Sempre tive muito medo! Atualmente estou tentando superar e vou sobrevivendo porque minha fé é bem maior do que meu medo.
Forte abraço.Fique com Deus e até lá.
No próximo post estaremos refletindo sobre a importância de adquirir segurança,imprescindível para superar o medo.Eu confesso:Estou precisando disso. Sempre tive muito medo! Atualmente estou tentando superar e vou sobrevivendo porque minha fé é bem maior do que meu medo.
Forte abraço.Fique com Deus e até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.