terça-feira, 24 de julho de 2012

Bom dia! Acreditando no "sim podemos".



 O  elefante amarrado.

"Você já foi a um circo? Observou lá um elefante amestrado?Antes de entrar em cena,o enorme animal que faz demonstrações de grande força durante o espetáculo, permanece amarrado numa corda atada a uma estaca que aprisiona uma de suas patas.Observando isto, questionei espantada: Por quê o enorme animal não se solta de um simples pedaço de corda?Aquela estaca, era um simples pedaço de madeira presa ao solo. Por quê o elefante não foge?

Descobri que alguém muito sábio,há alguns anos descobrira a resposta para o mistério do elefante amarrado:O elefante do circo não escapa porque desde muito pequeno foi preso à estaca. Fechando os olhos dá para imaginar.O elefantinho,recém-nascido tentando escapar da estaca.Puxava,pulava se contorce  e nada. A estaca pra ele era muito pesada.Até que um dia,cansado de tanto esforço para se libertar desiste e se conforma com seu destino. O elefante não se solta porque acredita que não pode.

Muitas vezes,isso acontece conosco: Durante muitos anos vivemos acreditando que não podemos alcançar muitas coisas.Que não adianta nem tentar que não vamos conseguir..E desistimos de continuar tentando.Simplesmente porque quando éramos crianças,inexperientes e frágeis, alguma coisa não deu certo ou ouvimos tantos nãos.Tantas vezes tivemos a nossa competência negada que a corda da estaca ficou gravada em nossa  mente e passamos a aceitar que sempre foi e deverá ser assim".
                                            
Isto me fez lembrar outro animal, o boi. Desde pequeno é treinado para abaixar a cabeça e deixar que o homem lhe coloque no pescoço a pesada canga de madeira para que puxe o arado e o carro de boi, além de outras coisas sempre pesadas demais. Assim como o elefante, o boi também não sabe a força que tem e acredita que não pode se libertar.

Como elefantes de circo e como os bois de carro, são  muitas pessoas até bastante inteligentes.Aceitam sua limitações autoimpostas pelos "cabrestos" que outros, os "espertalhões" dominadores, lhes colocam. E é difícil se livrar da ideia de impotência arraigada. É verdadeiro parto de idéias o esforço para que a criatividade aflore e se descubra a força que se tem quando  enfim se passa a acreditar que pode. E, como  geralmente acontece no parto,dói, dói muito! Mas  sair da zona de conforto e tomar posse dos nossos sonhos,é preciso.E não se pode deixar para amanhã. Amanhã pode ser tarde demais.Vale a pena amada(o) agir com sinceridade,ter força, ser corajosa(o) para conquistar a liberdade.
Forte abraço. Fique com Deus. Muita paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.