segunda-feira, 30 de abril de 2012

É preciso correr riscos.



"É preciso correr riscos,dizia Ele. Só compreenderemos o milagre da vida quando permitimos que o inesperado aconteça.Todos os dias Deus nos dá junto com o sol, que nos ilumina e aquece,um momento em que é possível mudar o que  nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não percebemos este momento,que ele não existe, que hoje é exatamente igual a ontem e será igual ao dia de amanhã. Mas se prestar atenção no seu dia,descobrirá o instante mágico. Ele pode estar escondido na hora em que enfiamos a chave na porta pela manhã, no instante de silêncio logo após o jantar,nas mil e uma coisas que nos parecem iguais.

Este momento existe. Um momento em que toda a força das estrelas passa por nós e nos permite fazer amizades. A felicidade às vezes é uma bênção- mas geralmente é uma conquista.

O instante mágico do dia nos ajuda a mudar,nos faz ir em busca de sonhos. Na certa, como todo mundo, vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis,vamos enfrentar muitas desilusões, mas tudo isso é passageiro e não deixa marcas. E no futuro,poderemos olhar para trás com orgulho e fé. 

Pobre de quem  durante toda sua vida teve medo de correr riscos. Porque este talvez, não se decepcione nunca,nem tenha desilusões,nem sofra como aqueles e aquelas que têm um  sonho a seguir. Mas quando olhar para trás-porque sempre olhamos para trás- vai ouvir seu coração dizendo: "O que fizestes com os milagres que Deus semeou em teus dias? O que fizestes com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterrastes fundo em uma cova com medo de perdê-los".
                                                                                                                             Paulo Coelho

Amada e amado de Deus é preciso  aplicar na nossa  vida os dons que recebemos para que, mais tarde, ao olharmos para trás,não tenhamos como herança,como nos diz  Paulo Coelho, a triste certeza de que desperdiçamos nossa vida.

Corra atrás dos seus sonhos.A força está dentro de você. Acredite que se você quer,você pode. Importante é não esquecer de viver por medo do sofrimento para que mais tarde  o sofrimento não seja ainda maior..

Parabéns pelo Dia do Trabalho! Muita paz e que Deus abençoe a todos nós.

Conhecimento de si mesmo.

Para que possamos conhecer melhor os outros e nos relacionarmos bem com eles,o ponto de partida é o conhecimento de nós mesmos.

Estando sempre atentos às  nossas reações e sentimentos diante das diversas situações em que vivemos ,poderemos adquirir esse conhecimento.

Para isso, é indispensável muita sinceridade,pois temos tendência a só procurar nossas qualidades e estar convencidos de que somente os outros é que podem estar errados. Muitas vezes "enxergamos a palha que está no olho do colega,mas não vemos a trave que está no nosso".Nos momentos de conflito é sempre bom olhar para dentro de nós mesmos e nos perguntarmos a razão de estarmos agindo dessa ou daquela maneira, os motivos de cultivarmos determinados sentimentos em relação ao outro,ou os motivos reais de não gostarmos do outro. 

Alguns fatores podem estar interferindo no nosso conhecimento do outro:Um dos fatores é a percepção que está ligada ao nosso ponto de vista, a cultura, à influência dos outros,e nem sempre é correta. 

O estereótipo ou clichês são idéias preestabelecidas impostas aos membros de uma determinada comunidade,instituições ou família,que são aceitos como verdade mas são apenas uma imagem simplificada,nem sempre verdadeira,sobre estes grupos ou indivíduos.

Pode ainda ser o preconceito, atitude emocionalmente condicionada,baseada em simples crença, opinião ou generalização,pode determinar antipatia ou simpatia em relação a indivíduos ou grupos e interferir ou facilitar o conhecimento do outro.

Pessoas que se assemelham a nós em sexo,idade,cultura,origem,traços e gestos, de maneira geral  parecem mais próximas de nós e mais fácil nos relacionarmos com elas. Mas podemos (e devemos) desenvolver a nossa "percepção", aprimorar a nossa capacidade de sentir, ver e ouvir o outro,deixando de lado os estereótipos e os preconceitos, aceitando e respeitando as pessoas como elas são e não como gostaríamos que fossem.

Conhecemos nossas deficiências,limitações, semelhanças e diferenças em relação ao outro,fica mais fácil nos conhecermos melhor,nos aceitarmos e aceitar o outro também com suas qualidades e defeitos,assim como nós.

À partir do conhecimento e aceitação de nós mesmos e do outro, podemos transcender do nível pessoal e atuar profissionalmente,sem que situações difíceis nos diversos tipos de relacionamento nos afetem.

Dessa maneira podemos evitar conflitos nos relacionamentos e muitos problemas para nós e para os outros,  em especial quando a convivência diária com o outro é inevitável.

Pense nisso e tenha um bom dia!

Um forte abraço para você e muita paz! 

sábado, 28 de abril de 2012

Mais uma jóia de sabedoria.




Preciosas são
as  pessoas
que têm bons
propósitos
na vida,
talentos,
dedicação e
objetivos a
alcançar.

Que bom que você veio!
Um forte abraço e muita paz!
E que
Deus abençoe
a todos nós

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Relacionamento no trabalho.



Nem sempre é coisa fácil viver com o outro. Conviver com pessoas estranhas então em contato quase diário, é ainda mais difícil.

É aconselhável que, no momento da admissão, o novo trabalhador  procure conhecer o regimento interno da organização na qual se trabalha. Problemas desagradáveis podem ser evitados quando, além do regulamento, se conheçam também, as funções exercidas pelas pessoas. Eis um exemplo: um empregado,em determinada firma, recebe ordem de alguém  que só conhece de vista,para executar um trabalho e responde que não poderá atendê-lo, porquanto desconhece o cargo do mesmo. A outra pessoas,indignada,mando-o suspender por 15 dias: era o superintendente da companhia.

Não basta somente estar ciente da função de cada um na empresa.É indispensável conhecer o temperamento de seu chefe. Há chefes de todas as maneiras.Uns se mostram meigos,pacientes,compreensivos,humanos;  outros,no entanto, se revelam nervosos,irascíveis, coléricos e impacientes,mas, em muitos casos,boas pessoas; outros chefes são extremamente reservados,não se dirigindo com frequência aos auxiliares,exceto quando se refere às necessidades que o trabalho requer.

O mesmo acontece com os colegas. É muito importante conhecê-los,ou seja, saber parte da sua história de vida para evitar conflitos a toda hora. Conhecendo-os se consegue ser mais tolerantes quando, um dia ou outro, se mostram diferentes do costume. Nunca se pode esquecer que  a vida do nosso colega, assim como a nossa, não se limita só ao trabalho. estamos influenciados na conduta diária pelos parentes, pelo clima,pela nossa saúde, pelos problemas econômicos etc. O mau humor de alguém tem sempre  uma causa. E nem sempre o motivo somos nós.Muitas pessoas quando encontram um colega mal humorado,quase sempre    pensam que foram a causa desse mau humor, mas, na realidade,não tiveram  relação alguma com este estado de espírito. Quantas inimizades se formam assim.

Há,também, indivíduos que têm a tendência de emprestar aos outros intenções que nunca tiveram. Foi o que aconteceu numa firma que gerou conflito entre dois trabalhadores. Tudo começou quando um trabalhador ficou doente. Durante a doença do primeiro,o segundo, com objetivo de ajudar o primeiro e evitar acúmulo de trabalho quando ele retornasse,faz a metade do trabalho do outro; este quando retornou ficou furioso acusando o colega de "querer se mostrar", a fim de tomar o seu lugar. E passaram meses sem se falar. Os conflitos entre pessoas geralmente provêm de situações semelhantes,nas quais emprestamos a outrem intenções ou sentimentos que nunca tiveram. 

                                                                                                                  continua

                                                                                             

Uma Dica importante para a vida.


É preciso saber viver,pois o tempo passa muito rápido e,
pelo menos três coisas sabemos que nunca voltam atrás...

a flecha depois de lançada,
a palavra depois de  pronunciada,
e a oportunidade depois de perdida.
                                                          Provérbio chinês
                       

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Relações humanas- parte 2

           Alguns estudiosos do assunto mostram que em nossas percepções interpessoais nós vemos o que queremos ou precisamos ver para nos defendermos ou para alcançarmos nossos fins.
       Na maioria das vezes, nós não vemos as pessoas como são,mas as vemos de acordo com o que significam para nós.Naturalmente se são importantes para nós, se de alguma forma nos ajudaram ou ajudam a  alcançar nossos objetivos, a nossa tendência é valorizá-las mais. Pelo menos no momento em que estão contribuindo para que alcancemos nossos desejos.
       E por sermos muito dependentes do nosso sistema conceitual, as pessoas tendem a agir de modo a conservar sua própria autoimagem e a imagem que os outros têm dela. Nem sempre têm coragem de serem simplesmente elas mesmas.
      Como consequência,essa norma de interação conservadora tende a diminuir a sensibilidade da nossa percepção dos outros,diminuindo ainda as oportunidades de testar a precisão de nossas percepções de outros.  
       O êxito do trabalho intergrupal dependerá,portanto,do líder,dos membros do grupo,da maneira que se conduz o trabalho,do tipo de comunicação adequada ao tipo de trabalho.
       Existe uma teoria segundo a qual, todo crescimento humano,assim como a lesão  e a  cura resultam de nosso relacionamento com o outro.
      Podemos até pensar que somos capazes de resolver nossos problemas e comandar o navio de nossas vidas,mas a verdade é que sozinhos, nossos problemas nos consomem e naufragamos.
      Aquilo que somos, segundo estudiosos do assunto, será determinado por nossos relacionamentos com aqueles que nos amam ou se recusam, a  nos amar;com aqueles que amamos ou a quem nos recusamos amar.
      O certo é que nem sempre o relacionamento se realiza de maneira agradável,educativa e afetiva.Conflitos podem surgir e as pessoas precisam aprender a lidar com esses eventuais conflitos de uma maneira mais fácil.
     As relações humanas,podem ser entendidas como contatos entre seres humanos, em diversos níveis, em torno  de diversos objetivos e podem ser entendidas como:
    -Relacionamento Intrapessoal- diálogo que a pessoa estabelece consigo mesma;
    -Relacionamento Interpessoal- é todo tipo de comunicação estabelecido entre duas ou mais pessoas.
     É preciso conhecer e aceitar as características comuns e as diferenças individuais do ser humano para que haja um bom relacionamento,tanto  intrapessoal quanto interpessoal.
     
    Segundo Bertrand Schwartz"Um ser jamais se realiza a não ser pelo outro,seja em relação de amor, de   amizade,de troca ou  de luta".
   
    Um forte abraço para você. Muita paz. E que Deus abençoe a todos nós.

                                                                                                                              

Relações humanas- Parte 1









"VIVER É FÁCIL,CONVIVER É DIFÍCIL"
O comportamento de cada pessoa é influenciado por outras pessoas com as quais interage.
Em cada interação, a pessoa poderá ter seu comportamento: 
apoiado,reforçado,dificultado,bloqueado,continuado,ignorado. 
Desta maneira poderá obter como resultado uma satisfação pessoal ou não e em consequência,em crescimento e rendimento satisfatório ou não.

Um bom clima de trabalho favorecerá o cultivo de interações construtivas,contribuindo para a existência de um sentimento de satisfação entre as pessoas.Esse clima as conduzirá para um aperfeiçoamento em seu trabalho e,consequentemente,para uma satisfação e maior eficiência no desempenho e na consecução das metas propostas.

Alguns autores tem apontado alguns fatores que favorecem a criação e manutenção de relações humanas adequadas para um trabalho eficiente:
  •  confiança na habilidade e valor de cada pessoa no grupo;
  • estabelecimento de objetivos e interesses comuns;
  • consideração pelos desejos e sentimentos das pessoas envolvidas numa decisão ou ação;
  • manutenção de comunicação constante;
  • consideração à segurança e bem estar de todos;
  • cultivo de qualidades como: sinceridade,imparcialidade,entusiasmo,etc;
  • respeito pelas pessoas;
  • estudo de diferentes pontos de vista a respeito do assunto que se está em pauta;
  • desenvolvimento de lideranças emergenciais;
  • explicitação do papel de cada um;
  • esforço contínuo em resolver e impedir o surgimento de dificuldades;
  • elaboração de planejamentos coletivos;
  • descoberta das expectativas em relação a cada um;
  • promoção de engajamento de todos no trabalho;
Esses aspectos são básicos,entretanto sabemos quanto é difícil estabelecer e manter as relações interpessoais
    
Você já parou para pensar como percebemos as pessoas?Quais os fatores que podem interferir nas percepções intergrupais,levando a julgamentos falsos sobre as mesmas? 


                                                                          Continua...


A única solução.



...E a solução única é o amor,no mais amplo sentido.


  "Se eu amasse
   Se tu amasses
   Se ele amasse
   Se  nos amássemos
   Se vos amásseis
   Se eles amassem
   O mundo seria mais mundo.
   O homem seria mais homem.
   E as crianças menos infelizes."
                                               (Rumi)


                 



terça-feira, 17 de abril de 2012

Da ponte e da pinguela.










Reflexão baseada numa história de Sílvio Paulo

"Certo homem depois de muitos anos de trabalho e meditação sobre a melhor maneira de atravessar o rio diante da sua casa,construiu uma pinguela sobre ele. Porém os habitantes da aldeia dificilmente ousavam usá-la,por causa de sua precariedade.Na maioria das vezes preferiam dar voltas para não ter que enfrentar o desafio de usar a precária pinguela.

Um belo dia apareceu por ali um engenheiro.Junto com os habitantes, construíram uma ponte,o que deixou enfurecido o construtor da pinguela. à partir daí,ele começou a dizer para quem quisesse ouvir ,que o engenheiro tinha desrespeitado o seu trabalho.

-Mas a pinguela ainda está lá!- respondiam os habitantes. - É um monumento aos seus anos de esforço e meditação.

-Ninguém a usa- o homem, nervoso insistia.

-O senhor é um cidadão respeitado, e nós gostamos de senhor. Acontece que as pessoas acham a ponte mais bela e mais útil que a pinguela,o que podemos fazer?

-Ela está cruzando o meu rio!

-Mas senhor, apesar de todo o respeito que temos pelo seu trabalho,queríamos dizer que o rio não é seu. Ele pode ser atravessado a pé,por barco, a nado, de qualquer maneira que desejarmos; se as pessoas preferem usar a ponte, por que não respeitar o desejo delas?

Finalmente, como podemos confiar em alguém que, em vez de tentar melhorar a sua pinguela,passa o tempo todo criticando a ponte?

Ainda hoje existe muita gente que, ao invés de tentar melhorar aquilo que faz,procura sempre diminuir, menosprezar o que os outros estão tentando fazer". 


Procure reformar sua pinguela e deixe-me construir minha ponte ! Quem  chega só para criticar o que foi feito...Que pena! Deveria ter chegado antes para ajudar a construir.


Um forte abraço e muita paz! E que Deus abençoe a todos nós

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Para pensar...




A verdade e a lealdade 
são palavras reais. 
  Vale a pena tê-las presente
     nos nossos relacionamentos.

O que nos traz esta força toda
é o amor ao que fazemos,
é a satisfação é o empenho.

domingo, 15 de abril de 2012

Direitos de qualquer pessoa.


A DUDH - Declaração Universal dos Direitos do Homem , é um extraordinário documento, que vale a pena ser mais conhecido e divulgado por todos nós. Este documento também conhecido como Carta Internacional dos Direitos Humanos reúne todos os direitos considerados básicos.Foi votado pela Assembléia Geral da ONU, a 10 de dezembro de 1948. Depois da aprovação deste documento, que foi assinado também pelo Brasil, a Assembléia solicitou a todos os países que o divulgassem e explicassem o seu sentido. Podemos conceituar direitos humanos como as faculdades,liberdades e reivindicações inerentes a cada pessoa unicamente com o fundamento da sua condição humana. Segundo Maria Victoria Benevides os direitos humanos "são aqueles direitos comuns a todos os seres humanos, sem distinção de raça,sexo,classe social,religião.etnia,cidadania política ou julgamento moral. São aqueles que decorrem do reconhecimento da dignidade intrínseca a todo ser humano e são naturais e independentes do reconhecimento do poder público e acima  e antes da lei, e devem ser garantidos por estes mesmos poderes.

Aqui no Minhas  Jóias Preferidas procuramos nos empenhamos pela "luta" por um mundo mais justo e mais humano.Por isso, não poderíamos deixar de fazer a nossa parte. Para tanto, selecionamos importantes trechos da DUDH, e solicitamos que sejam refletidos por quem, como nós, ainda acredita que  a mudança é possível desde que  haja mudança de  mentalidade e a conscientização de que para que a paz aconteça, é preciso a  vivência da ética e da justiça. 
  • Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir, em relação uns aos outros, com espírito de fraternidade.
  • Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
  • Ninguém será submetido a tortura,nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
  • Todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei.
  • A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.
  • Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão.
  • Todo homem tem direito à propriedade.
  • Todo homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e proteção contra o desemprego.
  • Todo homem tem direito à educação. A educação será gratuita,pelo menos nos graus elementares e fundamentais.
                                              Leia a declaração Universal do Direitos Humanos na íntegra  em Portal mj.gov.br.
                                                                                                    

sábado, 14 de abril de 2012

Simples sentimentos.


É preciso acreditar no nosso
direito de ser feliz, 
que tenhamos a sensação de sermos
merecedores,dignos,
qualificados para expressar nossas 
necessidades e desejos 
e desfrutar os resultados 
dos nossos esforços.





VOCÊ SABIA?



Amigos,ontem,na hora do intervalo na escola,uma colega e eu tivemos a oportunidade de ouvir uma conversa entre duas crianças da classe de alfabetização.Detalhes: Ambas apresentam muita dificuldade de aprendizagem e frequentemente descontrole emocional nos relacionamentos com colegas e  adultos.Nesta conversa,uma delas disse que usa regularmente cachaça juntamente com sua mãe e que sempre toma cerveja com irmãos e tias. A outra disse que cachaça não toma, mas que sempre toma cerveja com a mãe em todos os fins de semana.E trocavam confidências com a maior naturalidade,o que é próprio em crianças. O motivo do meu espanto: As duas estão com apenas sete anos de idade.
Preocupada com tudo que ouvi,resolvi retomar as minhas pesquisas sobre o tema drogas, cujo resultado compartilho aqui. Criança viciada em bebidas alcoólicas e talvez até mesmo em outras drogas antes dos dezoito anos não é, para muitos, assunto dos mais interessantes mas para os idealistas que lutam por um mundo melhor é,no mínimo, preocupante.  
  
 Você Sabia...
  • Que TÓXICO na origem da palavra,significa VENENO?
  • Que toda substância incorporada ao organismo prejudicando a saúde e causando a morte é TÓXICO?
  • Que DROGA é toda substância empregada na cura, alívio ou prevenção de doenças?
  • Que DROGA tem ação tóxica quando usada indevidamente,isto é, sem a prescrição e acompanhamento médico?
  • Que a descoberta dos TÓXICOS,provavelmente, se deu pelo fato do ser humano procurar alimento para sobreviver?
  • Que relatos históricos comprovam o uso de substâncias tóxicas,principalmente as alucinógenas, em certas tribos na realização de seus cultos às divindades?
  • Que grande parte da civilização MAIA(habitantes da América Central antes da invasão espanhola),foi dizimada após descobrir um segredo dos sacerdotes e que o segredo estava nas contas dos colares desses sacerdotes?
  • Que as contas eram produzidas a partir do PEIOTE, cacto de onde se extrai a mescalina(alucinógeno muito forte)?
  • Que a civilização MAIA tinha chegado a um elevadíssimo desenvolvimento cultural?
  • Que trabalhava o metal,tinha conhecimento astrológico,era avançada nas Ciências e Matemática,mais que os europeus?
  • Que as cidades tinham água canalizada, as ruas eram calçadas,possuía templos e palácios magníficos?
  • Que a descoberta do segredo trouxe a impotência sexual e que os filhos(as),quando nasciam,tinham deficiência física e mental?
  • Que a palavra ÁLCOOL,provavelmente,provém do árabe e tem o significado de ESPÍRITO MALIGNO?
  • Que as bebidas alcoólicas mais consumidas podem ser classificadas em fermentadas e destiladas?
  • Que as fermentadas contém menor teor alcoólico,tais como o vinho, a champanha e a cerveja?
  • Que tanto as fermentadas como as destiladas- cachaça,gim,rum, vodca, uísque,etc.,tem pouco poder nutritivo?
  • Que o álcool afeta pessoas diferentes de maneiras diversas - a uns pode deixar alegres, a outros  sonolentos,deprimidos ou ainda agressivos...?
  • Que o efeito do álcool nas pessoas cria  sérias distorções psicológicas e emocionais? 
  • Que o alcoolismo é uma doença?
  • Que no Brasil o TÓXICO mais usado é bebida alcoólica?
  • Que  cerca de 126 milhões de brasileiros já experimentaram bebidas alcoólicas,sendo que um número significativo a utiliza frequentemente  bebidas alcoólicas no dia-a-dia e que  percentual também não muito baixo,mais ou menos 14 milhões de brasileiros são dependentes (alcoólatras)?
  • Que o gasto da NAÇÃO com o ALCOOLISMO é maior do que a receita arrecadada com os impostos desses produtos?
    Pense nisso você também. Será que existe mais algum jeito de tentar salvar pelo menos nossas  crianças?Quem for corajoso que continue me seguindo. Um forte abraço e muita paz.
     

Pense na grandeza do mar.



Você sabe por que o mar é tão grande?
Tão IMENSO?
Tão PODEROSO?
É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Sabendo receber,tornou-se grande.
Se quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios,não seria mar,mas sim uma ilha.
Ficaria isolado pois toda sua água iria para os outros.
Não se pode esquecer que ...
a perda faz parte.
A queda faz parte.
A morte faz parte.
É impossível vivermos satisfatoriamente sempre.
Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer.
Impossível ganhar sem saber perder  de vez em quando.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar- ninguém  consegue estar certo o tempo todo.Temos limites.
Impossível viver sem saber viver.
Se aprenderes a perder, a cair, a errar,ninguém mais o controlará.
Porque o máximo que poderá acontecer a você é cair,errar e perder.
E isso você já sabe.
Bem aventurado aquele  que já consegue receber com mesma naturalidade o ganho e a perda...
,...o acerto e o erro,
o triunfo e a queda,...
... a vida e a morte.

Pense nisso pessoa querida e tenha um muito bom  dia! Um forte abraço e muita paz.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Direitos e deveres do cidadão.

 
As pessoas vivem em sociedade de modo organizado, através de leis e instituições para satisfazer suas necessidades básicas,realizar seus direitos. Ora, individualmente cada pessoa possui direitos,mas como vive em sociedade,isto é, com outros indivíduos tem que limitar seus direitos.É bem conhecida a expressão: "a cada direito corresponde um dever". Em outras palavras, a cada direito que um indivíduo tenha, corresponde nos demais elementos da sociedade, dever de respeitá-lo . A conscientização desse princípio deve dar certeza de que nossos direitos serão respeitados. Assim,por exemplo o direito que um indivíduo tem à saúde,exige das outras outras pessoas que com ele convivem, o dever de respeitar a saúde. Num ambiente fechado de trabalho,os fumantes devem respeitar a saúde daqueles que não possuem o hábito de fumar! O direito fundamental à liberdade, por exemplo a liberdade de expressão, que um cidadão tem, corresponde ao dever do governo e da sociedade de deixá-lo se expressar,mesmo que seja para recusar,denunciar,criticar,discordar,de acordo com a lei, que deve ser justa.

 A lei existe justamente para garantir a cada elemento do grupo o seu direito. 

A justiça existe, consequentemente,para julgar o dever não cumprido com relação aos direitos estabelecidos.

A lei existe para o homem e não o homem para a lei. É isso que caracteriza uma lei justa.

Agir de acordo com a lei é agir legalmente.

Mas não basta apenas agir de modo legal para que haja uma sociedade justa é preciso também que  se aja de modo moral.

Agir de acordo com o bem é agir moralmente bem.

Assim, é importante que os cidadãos de uma sociedade saibam agir de modo legal e mortal.

Nossa atual Constituição dá grande importância aos direitos do cidadão. Os principais direitos garantidos por ela,são:
1. Direito à vida;
2. Direito à segurança;
3. Direito à liberdade;
4. Igualdade;
5. Inviolabilidade;
6. Liberdade de expressão;
7. Direitos políticos;
8. Direito de propriedade, entre outros;

A cada direito corresponde um dever. Por exemplo, se temos o direito de manifestar livremente nosso pensamento,também temos o dever de permitir que os outros expressem sua opinião. Além do dever de respeitar os direitos das pessoas também temos os deveres para com o estado. Os principais deles são:
1- O voto;
2- Pagamento de impostos; 
3- Serviço militar.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pensamentos espirituosos.



A mente é como um paraquedas. Só funciona quando se   abre.

A temperatura certa num lar depende de corações quentes e cabeças frias.

Há pessoas que procuram a felicidade,outras que a criam.

Não se pode comprar a felicidade com dinheiro,mas,também não se pode comprar produtos de primeira necessidade com a felicidade. 

Muitas vezes a felicidade entra por uma porta que você nem  se lembrava que tinha deixado aberta.

Muita gente que tenta encontrar a felicidade,não tem senso de direção.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

O segredo.


Com o tempo, depois de  muito  cansada de tanto correr  alucinada "atrás das borboletas", me" virando do  avesso"para agradar a todos,pensando que  para ser feliz dependia da aprovação dos outros,depois de passar anos procurando a felicidade fora de mim,com  Mário Quintana também eu fui percebendo  que...

..." para ser feliz com outra pessoa você precisa, em primeiro lugar,não precisar dela...
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você,principalmente a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas...é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas,você vai achar não quem você está procurando...mas quem estava procurando por você!"

                                                                                                                          Mário Quintana
Valeu Quintana! E para todos os amigos, um forte abraço e muita paz !

Cidadania II.



"Tem homens que lutam um dia e são bons.
 Tem outros que lutam um ano e são melhores.
 Tem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons.
 Tem aqueles que lutam toda a vida:
 Esses são imprescindíveis."
                                            Bertolt Brechet

É preciso acender no meio social a luz da cidadania para que seja ampliada a visão da realidade e para que cada um  tenha condições de influenciar na trajetória do País,para construir melhores dias para toda a sociedade.

A palavra cidadania tem dois significados: cidadão simples e cidadão ativo.

Cidadão simples é todo indivíduo que vive dentro de um país,mesmo que não tenha os requisitos legais para participar da vida política. 

Cidadão ativo é todo indivíduo que, segundo estabelecido pela lei, passa a ter participação política e responsabilidade jurídica, ou seja, maiores de idade.

É preciso resgatar o sentido da cidadania para que todos a percebam como fruto do trabalho, uma conquista de cada dia que depende da participação daqueles que são os maiores interessados: nós os cidadãos.

É preciso lembrar que a construção da cidadania pressupõe compromisso social.
Diante da violência, da corrupção, da miséria social que assolam o País, é importante lembrar  que devem ser criadas condições efetivas de participação marcante de todos no processo de sociedade mais justa e mais digna.

Nem só de lutas políticas e só de direitos é feita a cidadania. O cidadão é um sujeito de direitos.Porém há também deveres a cumprir,erros em todo aspecto da vida social a serem corrigidos,e isto é responsabilidade de todos.

É importante que cada indivíviduo sinta-se um cidadão,agente da sua história da sua história,agente da história do seu seu país e do mundo.Agente porque age conscientemente sobre seu destino:
exigindo,criando,participando,querendo,fazendo,dizendo,propondo,lutando,pensando,cumprindo,denunciando,construindo o que há de vir!

É preciso que enxerguemos mais o "cidadão simples"do que o "cidadão ativo". A verdadeira cidadania não tem idade,raça, cor, sexo ou gosto. Tem apenas uma qualidade: Ser gente!
Um forte abraço para você. Muita paz! Terezinha das Graças de Souza Couto.



terça-feira, 10 de abril de 2012

Saudades



Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.Quando vejo retratos,quando sinto cheiros,quando escuto uma voz,quando me lembro do passado, eu sinto saudades...Sinto saudades de amigos que nunca mais vi, de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...

Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito!Daqueles que não tiveram como me dizer adeus;

...Sinto saudades das coisas que vivi e das que deixei passar, sem curtir na totalidade. Quantas vezes tenho  vontade de encontrar não sei o que... não sei onde... para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi...
                                                                                                                     
                                                                                                               Clarice Lispector.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Achados e perdidos. II

                            
 Ai que saudades que tenho
 Da aurora da minha vida
 Da minha infância querida
 Que os anos não trazem mais.
                    Gonçalves Dias
        
Algumas coisas na nossa vida, após perdidas, são difíceis de resgatar, a idade,por exemplo. É, aí  só nos resta recordar tudo que marcou a nossa vida nos "anos dourados".

Algumas coisas dá para evitar que nos sejam tiradas: não tem porque  não procurarmos resgatar o que nos faz felizes.Não temos porque nos expormos a situações de risco de perdê-las.Se as amamos,precisamos nos prevenir antes que o tempo as leve para longe de nós.

Mas, e quanto as perdas? Até quando vamos ficar nessa  do  não tem jeito? Do não adianta mesmo?

Tudo bem que tudo passa,mas, enquanto estivermos vivos temos o direito de tentar resgatar o que nos é de direito.

Como já dissemos, algumas coisas não são totalmente resgatáveis,mas, mesmo que que a gente consiga só mais um pouco, terá valido a pena.
                  

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Transformados pela dor de Jesus.

É considerado tabu falar sobre morte. A maioria confessa ter medo da morte e poucas pessoas gostam de falar sobre o assunto.O risco de morrer já assusta, amedronta as pessoas., mas o que dizer sobre a experiência da morte?Ou a de conviver com a experiência de saudade de entes queridos que perderam a vida? É dolorido.Só quem passa por isso sabe o que significa perder um pai, uma mãe, um amigo ... Parece que falta um pedaço da gente.

Antes da morte de Cristo, no alto da montanha, naquela sexta feira, a solidão.No alto da cruz, o Cristo solitário.

Entre a multidão, Cristo caminhou.Mostrou as aves do céu e os lírios do campo. Contou parábolas e fez sermões. Saciou a sede dos sedentos e deu de comer aos famintos.Fugiu para os montes.E lá orou e chorou em silêncio.Na solidão de si mesmo.

A dor maior não estava nas mãos ensanguentadas e nem  nos pés que caminharam tanto procurando o irmão para ensinar o Amor. Nem na coroa de espinhos de tantos martírios.No sofrimento de todas as solidões estava Ele. Judas o traiu, Pedro o negou.Pilatos lavou as mãos. Amigos se dispersaram  temendo pela própria vida.Apenas alguns poucos o reconheceram.E seus olhos se iluminaram. A multidão olhava mas não via.Não entendia.

A solidão na cruz. Esta é a solidão maior.Sem respostas.A solidão  dos loucos idealistas.Que não desistem da cruz.Que a tomam a cada dia e seguem esperançosos mesmo em angustiante solidão.Momento de confissões íntimas.Quando morrem as perguntas sem respostas.Para onde vou?

E a solidão de Cristo no alto da cruz continua pelos séculos! Em cada um de nós.

A mãe de Jesus, os amigos, os discípulos,todos estavam pesarosos naquela manhã de sábado pela falta de um filho, de um amigo, de um mestre, de um amigo. Sem saber o que fazer, não entendem mais nada.E aquela ideia afinal, de um rei,plano de salvação?Tudo terminou com a morte de Jesus? Ainda não haviam se dado conta de que aquela morte tinha sabor de vida. Cristo perdedor? Mas apenas por dois dias.No terceiro dia, vitória sobre o mundo.Cristo levara para o túmulo toda a nossa carga, todo o nosso fardo. Tomou sobre si todas as nossa dores.Junto com Ele,também nós morremos para voltar à vida,para obtermos a  vitória logo em seguida.

Amados e amadas de Deus, para a morte de alguém não há como buscar explicações. Só a fé é capaz de dar sentido à falta de pessoas tão queridas entre nós.No caso de Jesus, a sua morte foi uma vitória sobre a própria morte, sobre o diabo, sobre o mundo. Nada no mundo pode ser considerado mais forte do que este momento,este ato. As pessoas que tem fé em Jesus são capazes de superar toda dor,toda a tristeza, toda a amargura,porque sabem que a morte dele nos trouxe vida. "Ele não está morto. Ressuscitou como disse!" E nós ressuscitamos com  Ele.Somos agora criaturas novas,transformadas,com esperança renovada, com a certeza de que além da morte, nossa ou dos nossos entes queridos, a vida eterna nos aguarda.

Tão importante quanto a Páscoa são também os sentimentos compartilhados. Muita paz! Felicidades!
                                                                                                                          
"O Senhor protege todos os que O amam". (Salmo 145,20)