A DUDH - Declaração Universal dos Direitos do Homem , é um extraordinário documento, que vale a pena ser mais conhecido e divulgado por todos nós. Este documento também conhecido como Carta Internacional dos Direitos Humanos reúne todos os direitos considerados básicos.Foi votado pela Assembléia Geral da ONU, a 10 de dezembro de 1948. Depois da aprovação deste documento, que foi assinado também pelo Brasil, a Assembléia solicitou a todos os países que o divulgassem e explicassem o seu sentido. Podemos conceituar direitos humanos como as faculdades,liberdades e reivindicações inerentes a cada pessoa unicamente com o fundamento da sua condição humana. Segundo Maria Victoria Benevides os direitos humanos "são aqueles direitos comuns a todos os seres humanos, sem distinção de raça,sexo,classe social,religião.etnia,cidadania política ou julgamento moral. São aqueles que decorrem do reconhecimento da dignidade intrínseca a todo ser humano e são naturais e independentes do reconhecimento do poder público e acima e antes da lei, e devem ser garantidos por estes mesmos poderes.
Aqui no Minhas Jóias Preferidas procuramos nos empenhamos pela "luta" por um mundo mais justo e mais humano.Por isso, não poderíamos deixar de fazer a nossa parte. Para tanto, selecionamos importantes trechos da DUDH, e solicitamos que sejam refletidos por quem, como nós, ainda acredita que a mudança é possível desde que haja mudança de mentalidade e a conscientização de que para que a paz aconteça, é preciso a vivência da ética e da justiça.
- Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir, em relação uns aos outros, com espírito de fraternidade.
- Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
- Ninguém será submetido a tortura,nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
- Todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei.
- A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.
- Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão.
- Todo homem tem direito à propriedade.
- Todo homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e proteção contra o desemprego.
- Todo homem tem direito à educação. A educação será gratuita,pelo menos nos graus elementares e fundamentais.
Leia a declaração Universal do Direitos Humanos na íntegra em Portal mj.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.