segunda-feira, 30 de abril de 2012

Conhecimento de si mesmo.

Para que possamos conhecer melhor os outros e nos relacionarmos bem com eles,o ponto de partida é o conhecimento de nós mesmos.

Estando sempre atentos às  nossas reações e sentimentos diante das diversas situações em que vivemos ,poderemos adquirir esse conhecimento.

Para isso, é indispensável muita sinceridade,pois temos tendência a só procurar nossas qualidades e estar convencidos de que somente os outros é que podem estar errados. Muitas vezes "enxergamos a palha que está no olho do colega,mas não vemos a trave que está no nosso".Nos momentos de conflito é sempre bom olhar para dentro de nós mesmos e nos perguntarmos a razão de estarmos agindo dessa ou daquela maneira, os motivos de cultivarmos determinados sentimentos em relação ao outro,ou os motivos reais de não gostarmos do outro. 

Alguns fatores podem estar interferindo no nosso conhecimento do outro:Um dos fatores é a percepção que está ligada ao nosso ponto de vista, a cultura, à influência dos outros,e nem sempre é correta. 

O estereótipo ou clichês são idéias preestabelecidas impostas aos membros de uma determinada comunidade,instituições ou família,que são aceitos como verdade mas são apenas uma imagem simplificada,nem sempre verdadeira,sobre estes grupos ou indivíduos.

Pode ainda ser o preconceito, atitude emocionalmente condicionada,baseada em simples crença, opinião ou generalização,pode determinar antipatia ou simpatia em relação a indivíduos ou grupos e interferir ou facilitar o conhecimento do outro.

Pessoas que se assemelham a nós em sexo,idade,cultura,origem,traços e gestos, de maneira geral  parecem mais próximas de nós e mais fácil nos relacionarmos com elas. Mas podemos (e devemos) desenvolver a nossa "percepção", aprimorar a nossa capacidade de sentir, ver e ouvir o outro,deixando de lado os estereótipos e os preconceitos, aceitando e respeitando as pessoas como elas são e não como gostaríamos que fossem.

Conhecemos nossas deficiências,limitações, semelhanças e diferenças em relação ao outro,fica mais fácil nos conhecermos melhor,nos aceitarmos e aceitar o outro também com suas qualidades e defeitos,assim como nós.

À partir do conhecimento e aceitação de nós mesmos e do outro, podemos transcender do nível pessoal e atuar profissionalmente,sem que situações difíceis nos diversos tipos de relacionamento nos afetem.

Dessa maneira podemos evitar conflitos nos relacionamentos e muitos problemas para nós e para os outros,  em especial quando a convivência diária com o outro é inevitável.

Pense nisso e tenha um bom dia!

Um forte abraço para você e muita paz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.