Nem sempre é coisa fácil viver com o outro. Conviver com pessoas estranhas então em contato quase diário, é ainda mais difícil.
É aconselhável que, no momento da admissão, o novo trabalhador procure conhecer o regimento interno da organização na qual se trabalha. Problemas desagradáveis podem ser evitados quando, além do regulamento, se conheçam também, as funções exercidas pelas pessoas. Eis um exemplo: um empregado,em determinada firma, recebe ordem de alguém que só conhece de vista,para executar um trabalho e responde que não poderá atendê-lo, porquanto desconhece o cargo do mesmo. A outra pessoas,indignada,mando-o suspender por 15 dias: era o superintendente da companhia.
Não basta somente estar ciente da função de cada um na empresa.É indispensável conhecer o temperamento de seu chefe. Há chefes de todas as maneiras.Uns se mostram meigos,pacientes,compreensivos,humanos; outros,no entanto, se revelam nervosos,irascíveis, coléricos e impacientes,mas, em muitos casos,boas pessoas; outros chefes são extremamente reservados,não se dirigindo com frequência aos auxiliares,exceto quando se refere às necessidades que o trabalho requer.
O mesmo acontece com os colegas. É muito importante conhecê-los,ou seja, saber parte da sua história de vida para evitar conflitos a toda hora. Conhecendo-os se consegue ser mais tolerantes quando, um dia ou outro, se mostram diferentes do costume. Nunca se pode esquecer que a vida do nosso colega, assim como a nossa, não se limita só ao trabalho. estamos influenciados na conduta diária pelos parentes, pelo clima,pela nossa saúde, pelos problemas econômicos etc. O mau humor de alguém tem sempre uma causa. E nem sempre o motivo somos nós.Muitas pessoas quando encontram um colega mal humorado,quase sempre pensam que foram a causa desse mau humor, mas, na realidade,não tiveram relação alguma com este estado de espírito. Quantas inimizades se formam assim.
Há,também, indivíduos que têm a tendência de emprestar aos outros intenções que nunca tiveram. Foi o que aconteceu numa firma que gerou conflito entre dois trabalhadores. Tudo começou quando um trabalhador ficou doente. Durante a doença do primeiro,o segundo, com objetivo de ajudar o primeiro e evitar acúmulo de trabalho quando ele retornasse,faz a metade do trabalho do outro; este quando retornou ficou furioso acusando o colega de "querer se mostrar", a fim de tomar o seu lugar. E passaram meses sem se falar. Os conflitos entre pessoas geralmente provêm de situações semelhantes,nas quais emprestamos a outrem intenções ou sentimentos que nunca tiveram.
continua
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.