(Sugestão do pai MAMadeira: alunos sentados em semi circulo -debatendo idéias)
Amigos, tenho recebido alguns comentários "fascinantes" relacionados ao nosso post que nada mais foi do que uma tímida contribuição aos meus colegas educadores e à família em geral para que a educação de qualidade social deixe de ser apenas um sonho mas se torne uma realidade possível de ser vivenciada no cotidiano dos educadores. Hoje estamos partilhando uma resposta de um pai participativo,comprometido com a educação de seus filhos:
"Meus caros educadores, como pai, sei que sou o educador principal responsável pela educação dos meus filhos. Por isso, me sinto no dever de falar das sugestões de alguns autores que tem apresentado um trabalho importante na área educacional. Hoje eu gostaria de focar nas idéias de Augusto Cury que, após experiências em várias escolas, constatou a eficácia da música ambiente em sala de aula(clássica de preferência) para ousar informações lógicas com estímulo emocional possibilitado pela música.
Outra estratégia proposta por Cury que aqui deixo a título de sugestão se refere a organização do espaço escolar. Ao invés de permanecer sempre na organização do espaço escolar do passado, carteiras enfileiradas com atividades estéreis de somente copiar e copiar do quadro, que tal a disposição dos alnos em U na sala de aula,o que reduz o estresse dos professores e alunos,melhora a concentração e o rendimento intelectual. Concordo com o autor, os alunos deveriam sentar-se na sala de aula em semi-círculos para serem debatedores de idéias e não se comportarem como frágeis expectadores passivos. In: Nunca desista de seus sonhos-Augusto Cury. Acredito que essa é uma das formas que possibilita criar pensadores e não robôs.
Atenciosamente, MAMadeira- pai de aluno.
Deixo abaixo a reflexão"Os sonhos e os professores" de Augusto Cury, mais uma sugestão do amigo MA.Espero que tenha contribuído um pouco para o enriquecimento do trabalho nas nossas escolas.Acredito que qualquer contribuição da família por menor que seja, somada a outras contribuições poderão fazer com que a educação melhore e nossas crianças sejam mais felizes.
Reflexão: Os Sonhos e os Professores.
"Professores,vocês não precisam de sonhos para terem eloquência, metodologia ou conhecimento lógico.Nem precisarão de sonhos para gritar com os alunos,implorar silêncio em sala de aula,dizer que não terão futuro se não estudarem.
Mas precisarão de sonhos para transformar a sala de aula num ambiente prazeroso e atraente,que educa a emoção dos seus alunos, que os retira da condição de espectadores passivos para se tornarem atores do teatro da educação.
Precisarão de sonhos para esculpir em seus alunos a arte de pensar antes de reagir, a cidadania, a solidariedade, para que aprendam a extrair segurança na terra do medo,esperança na desolação, dignidade nas perdas.
Precisarão de sonhos para serem poetas da vida e acreditarem na educação, apesar de as sociedades modernas a colocarem em um dos últimos lugares em suas prioridades.
Precisarão de sonhos espetaculares para terem a convicção de que vocês são artesãos da personalidade e saberem que sem vocês nossa espécie não tem esperança,nossas primaveras não têm andorinhas,nosso ar não tem oxigênio,nossa inteligência não tem saúde".
Cury Augusto,1958
Um forte abraço para o amigo MAMadeira e para todos e todas que, como eu, não desistem dos seus sonhos.Lutar por eles é preciso. É o que nos move. E que Jesus abençoe a todos nós. Muita paz.