sábado, 31 de março de 2012

O que sou Eu?

 Eu solitária,perdida,sempre buscando... o quê? O eu! Olá Eu!  Eu que não é forte mas precisa ser; O Eu que se modifica a cada dia e não sabe. O Eu que até hoje conhece mais os sonhos que a realidade. Que está sempre buscando... o quê? Talvez  a direção para sua vida que precisa ter mas ainda não tem nenhuma".

"A vida sem reflexão não merece ser vivida". O eu é um mundo cheio de mistérios e possibilidades. É vital para o ser humano encontrar a sua felicidade  estar  atento  ao seu Eu interior para conhecê-lo melhor e explorá-lo.

Por isso mesmo, educar,hoje, é muito complexo. Em alguns momentos, pais e professores esquecem-se de que, em qualquer atividade humana para  ser eficaz é preciso antes aprendê-la. Podemos praticar a educação, aprendê-la, aprimorá-la sem precisar sufocar a criança, o adolescente ou o jovem, por excesso de autoridade ou mesmo torná-los inseguros pela ausência de limites.

Aprendi que o  essencial é manter vivo o bom senso. Nem o autoritarismo que oprime e nem  a omissão que demonstra desinteresse,falta de amor. 

O desenvolvimento é gradual, acompanhando a criança, o adolescente ou o jovem que busca auto-conhecimento e auto-confiança.

Para educar é fundamental a autocompreensão das nossas limitações e a compreensão do outro  o que torna o nosso dia-a-dia mais fácil e nos torna mais felizes.

Um forte abraço para todos. Muita paz. E que Deus abençoe a todos nós.

Parceria fascinante- Parte 3

(Sugestão do pai MAMadeira: alunos  sentados em semi circulo -debatendo idéias)

Amigos, tenho recebido alguns comentários "fascinantes" relacionados ao nosso post que nada mais foi do que uma tímida contribuição aos meus colegas educadores e  à família em geral para que a educação de qualidade social deixe de ser  apenas um sonho mas se torne uma realidade possível de ser vivenciada no cotidiano dos educadores. Hoje estamos  partilhando uma resposta  de um pai  participativo,comprometido com a educação de seus filhos:

"Meus caros educadores, como pai, sei que sou o educador principal responsável pela educação dos meus filhos. Por isso, me sinto no dever de falar das sugestões de alguns autores que tem apresentado um trabalho importante na área educacional. Hoje eu gostaria de focar nas idéias de Augusto Cury que, após experiências em várias escolas, constatou a eficácia da música ambiente em sala de aula(clássica de preferência) para ousar informações lógicas com estímulo emocional possibilitado pela música. 

Outra estratégia proposta por Cury que aqui deixo a título de sugestão se refere a organização do espaço escolar. Ao invés de permanecer sempre na organização do espaço escolar do passado, carteiras enfileiradas com atividades estéreis de somente copiar e copiar do quadro, que tal a disposição dos alnos em U na sala de aula,o que reduz o estresse dos professores e alunos,melhora a concentração  e o rendimento intelectual. Concordo com o autor, os alunos deveriam sentar-se na sala de aula em semi-círculos  para serem debatedores de idéias e não se comportarem como frágeis expectadores passivos. In: Nunca desista de seus sonhos-Augusto Cury. Acredito que  essa é uma das formas que possibilita criar pensadores e não robôs.
                                                                                 Atenciosamente,  MAMadeira- pai de aluno.

Deixo abaixo a reflexão"Os sonhos  e os  professores" de Augusto Cury, mais uma sugestão do amigo  MA.Espero que tenha contribuído um pouco para o enriquecimento do trabalho nas nossas escolas.Acredito que  qualquer contribuição da família por menor que seja, somada a outras contribuições poderão fazer com que a educação melhore e nossas crianças sejam mais felizes.

Reflexão: Os Sonhos e os Professores.
"Professores,vocês não precisam de sonhos para terem eloquência, metodologia ou conhecimento lógico.Nem precisarão de sonhos para gritar com os alunos,implorar silêncio em sala de aula,dizer que não terão futuro se não estudarem.

Mas precisarão de sonhos para transformar a sala de aula num ambiente prazeroso e atraente,que educa a emoção dos seus alunos, que os retira da condição de espectadores passivos para se tornarem atores do teatro da educação.

Precisarão de sonhos para esculpir em seus alunos a arte de pensar antes de reagir, a cidadania, a solidariedade, para que aprendam a extrair segurança na terra do medo,esperança na desolação, dignidade nas perdas.

Precisarão de sonhos para serem poetas da vida e acreditarem na educação, apesar de as sociedades modernas a colocarem em um dos últimos lugares em suas prioridades.

Precisarão de sonhos espetaculares para terem a convicção de que vocês são artesãos da personalidade e saberem que sem vocês nossa espécie não tem esperança,nossas primaveras não têm andorinhas,nosso ar não tem oxigênio,nossa inteligência não tem saúde".
                                                                                                                     Cury Augusto,1958

Um forte abraço para o amigo MAMadeira e para todos e todas que, como eu, não desistem dos seus sonhos.Lutar por eles é preciso. É o que nos move. E que Jesus abençoe a todos nós. Muita paz.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Drogas- ameaças à saúde - 2ª parte.

O mesmo efeito de combate à ansiedade,hipertensão e insônia pode ser alcançado pelos barbitúricos,derivados do ácido barbitúrico,mais forte que os ansiolíticos e que produzem efeitos semelhantes. O uso contínuo  provoca incapacidade de coordenação e instabilidade emocional.

Entre as drogas que reduzem a atividade mental,mas que são de baixo consumo no Brasil,estão ainda os chamados opiáceos,derivados do ópio como a heroína e a morfina.

Narcóticos  é um grupo de drogas extraído da papoula ou sintetizados em laboratório conhecidas como heroína,morfina e codeína Provocam sonolência,torpor, alívio da dor,sedação,sensação de prazer e leveza. Também podem levar a queda da pressão arterial,diminuição da respiração e dos batimentos cardíacos,podendo levar à morte

No outro grupo de drogas, as que aumentam a atividade mental (psicoestimulantes) são as anfetaminas. Seus efeitos mais característicos são a estimulação física e psíquica,provocando euforia e perda de apetite. A pessoa que ingere age com mais rapidez e energia,sente menos a fadiga física e tem a sensação de estado geral de alerta que inibe o sono e acelera as atividades mentais. As drogas mais consumidas deste tipo, eram os moderadores de apetite. Entre os efeitos  provocados por seu consumo estão alterações graves de comportamento,taquicardia,ansiedade.Em doses elevadas pode liberar a agressividade.

Outra droga estimulante é a cocaína,substância extraída da folha  da coca,planta encontrada na América do Sul.Provoca sensação de poder,euforia, excitação ou hiperatividade,insônia,loquacidade,diminuição do cansaço e da fome e predisposição à violência.. O usuário vê o mundo  com mais intensidade. O uso frequente da cocaína  pode provocar  dependência psíquica,destruição da mucosa nasal (por ser aspirada pelo nariz); o uso prolongado pode causar alucinações auditivas e visuais,mania de perseguição e distúrbios circulatórios e cardíacos; e o consumo em doses excessivas pode provocar, em alguns casos, complicações cardíacas e respiratórias , convulsões, coma e morte.

No terceiro grupo das drogas que produzem distorção da mente (alucinógenas),a mais conhecida é a maconha.Produzem o efeito de desorganização das formas psíquicas superiores, a distorção das percepções e a chamada expansão do campo da consciência.A maconha, especificamente,produz efeitos como relaxamento,elevação do humor,excitação seguida de relaxamento,euforia, fome intensa,boca seca, diminuição da atenção,memória,da memória,dos reflexos,alucinações,aumento da percepção visual e auditiva.Pode provocar dependência psicológica e levar à tolerância, se for usada com muita frequência. O uso frequente e excessivo da maconha pode ainda prejudicar o funcionamento do aparelho respiratório,o sistema reprodutivo e o sistema imunológico.Em altas doses,pode haver ansiedade intensa,pânico, paranoia. Seu uso contínuo pode levar a um quadro de desânimo generalizado.

Outra droga alucinógena é o LSD que provoca efeitos semelhantes aos da maconha,porém mais intensos tais como alucinações,delírios,percepção deformada de sons,imagens e do tato.Ecstasy é outra droga alucinógena-substancia sintética do  tipo da anfetamina.


Essa droga provoca sensação de bem-estar,plenitude,leveza,aguçamento dos sentidos,alucinações,aumento da temperatura e desidratação podendo levar à morte.O uso prolongado substitui as sensações agradáveis por ansiedade,medo,pânico e delírios.

Por fim, o tabaco, que não se enquadra em nenhuma dessas três categorias, mas é uma das drogas mais usadas e provoca inúmeros danos à saúde.Extraído da folha do fumo.Provoca sensação de prazer,redução do apetite (podendo levar  à anemia crônica.A fumaça do cigarro contém mais de quatro mil substâncias químicas que, em grau maior ou menor,provocam lesões  ao organismo humano. As substâncias mais nocivas são a nicotina, que atua sobre o cérebro e sobre o sistema cardio-circulatório e é responsável pela dependência; o alcatrão, que possui substâncias  cancerígenas; e o monócido de carbono, que diminui a oxigenação das células. As estatísticas demonstram que os fumantes correm risco maior de morrer vítimas de câncer no pulmão e na laringe e de contrair bronquite, efizema pulmonar, de ter infarto do miocárdio,distúrbios circulatórios e úlceras do duodeno.Aumenta o risco de aborto e parto prematuro e o nascimento de recém nascidos de baixo peso.

Importante: Só um médico é capaz de diagnosticar doenças.As informações aqui disponíveis possuem apenas caráter educativo.

Créditos:    Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.
                      Revista Nova Escola- Abril Editora.
                      Secretaria Nacional Antidrogas-SENAD.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Drogas-ameaças à saúde.- 1ª parte.


"Droga é toda substancia,natural ou sintética,que, introduzida no organismo vivo,pode modificar uma ou mais  de suas funções"- (Organização Mundial de Saúde-OMS).

A grosso modo,pode-se dividir as drogas em três categorias,de acordo com o efeito que exercem sobre o sistema nervoso central, que é o regulador do funcionamento do corpo humano: as que baixam ou reduzem a atividade mental, as que aumentam a atividade mental e as que produzem desvios ou distorcem a atividade mental.

A relação à seguir foi tirada dos livros A Droga, a Escola e a Prevenção,da educadora e pesquisadora Salete Maria Vizoto (1987,Ed.Vozes), e Drogas- Conceitos sem Preconceitos,de Maria Teresa Araújo Silva (1986,Editora Hucitec).

Entre as drogas do tipo depressora que reduzem a atividade mental- assim chamadas porque diminuem a disposição psicológica geral, a capacidade de vigilância e intelectual e as tensões emocionais- estão o álcool, os solventes ou substancias voláteis,os tranquilizantes e ansiolíticos e os narcóticos.

O álcool,responsável pelo terceiro mal que mais mata no mundo,age no sistema nervoso central e provoca mudanças  de  comportamento. Os efeitos dependem da quantidade ingerida, da periodicidade e do estado da pessoa. Quando bebe pequenas doses,provoca desinibição,euforia,perda da capacidade crítica,sonolência, sedação.Ingerido em grande quantidade,há descontrole emocional e dificuldades de articulação da voz e de caminhar e dirigir veículos.Provoca ainda náusea, vômito,tremores,suor abundante,dor de cabeça, tontura diminuição da atenção,da concentração,dos reflexos. Há quem fica agressivo. Depois da euforia,vem as fases do sono e da depressão dos centros respiratórios. O álcool provoca inúmeros danos físicos ao organismo como dormência nas pernas,gastrite,pneumonias, tuberculoses, hipertensão,miocardiopatia alcoólica etc.Seu uso prolongado pode ocasionar doenças graves como cirrose hepática e atrofia cerebral. Há ainda consequências do ponto de vista psicológico, como negação,racionalização e projeção,psicose alcoólica, distúrbios de personalidade e paranóia alcoólica.

Os solventes ou inalantes ou drogas voláteis (cola de sapateiro, acetona, lança-perfume, loló,benzina e outros) são substancias estimulantes do sistema nervoso central,aceleram a atividade mental por isso sendo chamadas também de estimulantes,alteram o estado psíquico. A mucosa pulmonar é a principal via de absorção dessas substancias, que entram na corrente sanguínea e vão direto ao cérebro,produzindo sensações de euforia, desinibição, alterações neurológicas e distorções perceptivas.Em altas doses provocam queda da pressão arterial,diminuição da respiração e dos batimentos cardíacos,podendo levar a morte. Depois vem a depressão. Elas trazem problemas como alterações da consciência, amnésia,náuseas, diarreia,dores no peito,nas articulações e nos músculos,lesões nos rins, fígado e pulmão, Causam ainda dependência psíquica e tolerância neurológica. O uso contínuo causa problemas nos rins,destruição das células nervosas, suicídio.

As principais drogas depressoras,os tranquilizantes ou ansiolíticos atuam sobre o sistema nervoso central,deprimindo ou retardando o seu funcionamento e alterando as funções sensoriais.Pertencentes à classe dos benzodiazepínicos,essas drogas combatem o nervosismo, a tensão emocional e a ansiedade. Ingeridas em doses excessivas,produzem efeitos similares aos do álcool,como fala enrolada,indiferença motora e depressão. Em doses elevadas podem causar ainda queda de pressão arterial. Misturadas com alcool podem provocar o coma e até a morte. Vários medicamentos contém essas drogas,sendo que os mais consumidos eram o Diazepam( hoje proibido,o Somalium e o Valium. Provocam tolerância e dependências.
                                                                                                                               Continua...

terça-feira, 27 de março de 2012

A difícil arte de conviver...



"Viver é fácil, conviver é difícil".

A grande dificuldade nas interações humanas é a diferenciação psicológica entre os indivíduos. Daí a necessidade de  aceitar o outro como ele é e não como  imagina ou vê. Isso implica em necessidade de   conhecer  o outro para superar os preconceitos e juízos precipitados próprios de quem vive  apenas nos limites da "umbigolândia".

O conhecimento permite atitudes  adequadas em nossa vida individual, social e em especial no meio em que vivemos  com as pessoas da nossa convivência , e análise mais criteriosa dos "erros" no relacionamento e procura racional de soluções em todos os conflitos.

Críticas construtivas só são válidas quando fundamentadas em sugestões de soluções que resultem para o bem coletivo.

É importante saber olhar para as pessoas, para o contexto,pois quem olha uma folha em branco com um "pontinho negro", tanto pode ver o imenso espaço claro, como apenas o "pontinho escuro".

É bom que os fatos e as pessoas chegam a nossos olhos em sua maneira positiva de ser, pois se conseguirmos enxergar valores nas outras pessoas, saberemos como aproveita-los. E os valores descobertos no outro somados aos nossos, certamente enriquecerão mais o relacionamento.

As pessoas precisam quebrar o modo tão arraigado de relacionamento,onde um que se  julga melhor domina e o outro se submete, na maioria das vezes se anulando. Somos todos parceiros neste mundo em construção. E todos temos o direito de sermos felizes.

Para o sucesso de qualquer atividade humana, é necessário o exercício da difícil "arte" de saber lidar com pessoas. -"É preferível lidar com bois no pasto do que com gente", me diz alguém.

Talvez,mas como  a maioria não é  constituída de  boiadeiros e precisamos conviver o tempo todo com o outro, com gente, ser humano como nós, com seus defeitos e qualidades, é preciso aprender a conviver.

Para tanto, uma outra difícil aprendizagem precisa ser exercitada - a arte de  ser. A capacidade de se ver como pessoa que não está pronta e acabada mas em transformação em processo constante de aprimoramento para que  tornando-se pessoa melhor contribua  para o desenvolvimento individual e coletivo, para que a  harmonia, a paz deixe de ser um sonho, mas uma feliz realidade.

Um forte abraço para você e muita paz. Fique com Deus.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Cidadania. I

 
 Pense... pense...

A verdadeira cidadania começa por pequenos detalhes,importantes posturas e comportamentos pessoais que envolvem organização e respeito ao próximo.  

O exercício da cidadania implica em participação e cooperação permanentes,seja no lar,na escola, na vizinhança, na comunidade,no estado, no país, e por que não no mundo? Afinal todos nós somos cidadãos do mundo. 

Ser solidário é propiciar bem estar,liberar seu calor humano,demonstrando sabedoria acima de tudo.

Organize-se:

- Abriu...feche
-Acendeu...apague
-Ligou...desligue
-Desarrumou...arrume
-Sujou...limpe
-Está usando algo... trate-o com carinho
-Quebrou...conserte
-Não sabe consertar...chame quem o saiba
-Quer usar o que não lhe pertence...peça licença
-Pediu emprestado...devolva
-Não sabe como funciona... não mexa
-Precisa usar e é de graça... não desperdice
-Não lhe diz respeito... não se envolva
-Não sabe fazer melhor... não critique
-Não veio ajudar... não atrapalhe
-Prometeu...cumpra
-Ofendeu... desculpe-se
-Não foi perguntado... não dê opinião
-Falou... assuma

Você tem direitos, mas sempre é bom lembrar que também tem deveres. E o direito de cada um termina onde começa o do outro. Siga estes preceitos, e  você será mais feliz,respeitado e estimado por todos.

Um grande abraço. Muita paz para você.

domingo, 25 de março de 2012

Esqueceram-se de nós?

 
Quem de nós nunca se sentiu excluído pelo menos uma vez na vida?

Aquela festa maravilhosa para a qual vários colegas foram convidados e nós não, ou aquela reunião de confraternização no trabalho em que a maioria da equipe foi avisada e a gente não. E a gente justifica: 
"Eu nem estava mesmo a fim de ir"; "Tinha coisas mais importantes para  fazer" ou ainda "Não ia mesmo porque não tinha roupa".Estas justificativas até lembram a fábula da Raposa e as Uvas.Na realidade,ficamos muito mal por ter ficado de fora.

Pensando sem emoções,racionalmente, será que eu sempre tenho que ser convidado(a) para todas as festas ou as pessoas tem o direito de chamar quem  elas desejarem?

E aquele professor, quando éramos pequenos, que dava sempre mais atenção para o(a) coleguinha do que para nós? O trabalho dele(a) era sempre mais elogiado.

Será que o(a) colega não se esforçava mais para merecer mais atenção?

Talvez até precisasse ser mais estimulado(a) do que nós.

Se tivéssemos pensado nisso antes,teríamos nos poupado tantos momentos de sofrimentos e frustrações.

Mas tem ocasiões que nós mesmos não nos incluímos no grupo.Ou será que nos excluímos? Bem, às vezes,por algum motivo pessoal não queremos fazer parte.

Pode ser que seja para nos pouparmos de críticas ou julgamentos,mas, às vezes sentimos que é melhor ficarmos na nossa.

E cada vez mais desenvolvemos o baixo-astral. O baixo astral é barra. Nos coloca mesmo pra baixo.

E perdemos a autoestima.Aquela do tipo eu me gosto do jeito que sou, eu me sinto bem, eu me sinto brilhante,lindo(a)

Agora, imaginem quando, sem nos darmos conta, ajudamos a deixar o outro mais pra baixo. 

Na maioria das vezes o esquecimento foi acidental.Quando nos damos conta, que  sofrimento que sentimos!Imagina o que o(a) colega sentiu.O que dói em nós também machuca o outro.

Uma coisa é certa: temos que aprender a resgatar e, também, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Mas é  preciso repensar os critérios que usamos para incluir ou excluir pessoas em nossas vidas e procurar excluir a exclusão.Que sentimentos estão envolvidos nesse processo?

O tempo é de mudanças e reflexões. Por que não começarmos?

Um forte abraço e muita paz. Fique com Deus.

sábado, 24 de março de 2012

Lições de vida.



..."Prá que somar se a gente pode dividir?"-( Toquinho e Vinicius)

Dar,apoiar,dividir,são sentimentos e ações que vem sendo decantados em prosa e em verso e realizadas  desde que o mundo é mundo.É algo instintivo e quase involuntário que está dentro de nós, apenas são manifestadas de forma diferentes.

O apoio oferecido ao outro,não precisa necessariamente ser material.Na maioria das vezes, o que mais precisamos é  um ombro amigo para nos apoiarmos,uma mão para nos ampararmos,enfim,alguém para ouvir nossos queixumes, nossas alegrias e que em algum momento nos faça um afago,um carinho,nos dê uma palavra de apoio, de conforto, de incentivo.

Sempre há alguém precisando do apoio de alguém especial, que faz a diferença no mundo.Alguém como... você.

Um forte e caloroso abraço para você. Fique com Deus! Muita paz!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Achados perdidos - I

 
"Mais um adeus,uma separação
Outra vez solidão.Outra vez sofrimento"...
                         (Toquinho e Vinícius)

Olá querido alguém!Você mesmo(a) que  hoje encontrei com os olhos vermelhos de tanto chorar.Soube que o motivo foi a separação dos seus pais.Na hora da separação a violenta discussão afetou você que  naturalmente não deseja ficar longe de nenhum dos dois porque os ama. 

Ah! Não fique assim. O ser humano é assim mesmo.Nenhum de nós está preparado para perder. Sempre desejamos manter a todo custo tudo o que conquistamos.
Só pensamos em perder coisas materiais ou pessoas quando não estamos bem conosco mesmo.Aí começamos a  botar defeito em tudo.Começamos a  achar que não somos queridos,que podemos ser a qualquer momento descartados,trocados ou até substituídos.
E acabamos transferindo esses sentimentos para quem amamos,que por sua vez pode também estar com a cabeça cheia de problema e resolve dar um tempo ou acabar com a relação. Ah, eu senti que não ia dar certo. O que eu fiz para que isso acontecesse?
E ai começamos a pensar em tudo o que deixamos de fazer ou curtir.E começam as reclamações ou cobranças sem sentido.E quando a gente menos espera, se dá conta de que o tempo passou e nós não vimos.
A dor  é mais pelo tempo desperdiçado com coisas que poderiam ser evitadas.
Quando estamos diante de situações graves muitas vezes nos sentimos perdidos,sem saída.Temos a sensação de que tudo se distancia de nós: bens pessoais,materiais,afetivos.Mas será que não somos nós que colocamos esses bens à distancia para evitar a suposta perda?Algumas vezes por medo de perder, abandonamos o que nos dava tanto prazer...

Amorzinho,seus pais, mesmo longe um do outro, continuam amando você,pode ter certeza.Você não será esquecida.Mesmo estando agora em busca da felicidade perdida, talvez a encontrem ao lado de outra pessoa e, como não existem ex-filhos,quero dizer,relacionamentos podem até acabar se não houver mais amor ou pelo menos respeito,mas filhos são para sempre.Seus pais são responsáveis pela sua felicidade e não abandonarão você.
Enxugue essas lágrimas! Pare de chorar! Tudo passa, você vai ver. O tempo cura todas as feridas.Coloca tudo em seu  devido lugar. Você já ouviu dizer que "Deus escreve certo até  em linhas tortas?" Quem sabe se esta separação que agora faz você sofrer, não é o início de um período de maior felicidade para vocês?
Com muito carinho, um forte abraço para você. Fique com Deus.Paz e bem!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Se quiser...


Se quiser colher a curto prazo,
plante cereais;
Se quiser colher a longo prazo,
plante árvores frutíferas;
Mas se quiser colher para sempre,
eduque crianças.
                                           Provérbio chinês.


Esse tem sido o  ideal de uma vida...colher para sempre 
 dedicando uma vida de corpo e alma à educação.
Conseguirei? Não sei. Espero que 
ninguém arranque 
o que tem sido com todo amor plantado e 
com tanto carinho cuidado. 
Para você que  sabe compreender um coração apaixonado,
um forte e caloroso abraço.  
E que Deus abençoe a todos nós.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Reflexões sobre a família.

Pais ,mães,familiares, muitas coisas dão  aos  filhos. Muitas vezes até mimam demais satisfazendo
 todas as suas vontades, dando tudo o que pedem. Mas será que o principal que é a atenção, manifestações de carinho e amor estão sendo dadas? 
Tenho ouvido dizerem: "Não tenho tempo". E algumas vezes  é   verdade. Por isso, o pouco tempo que dispuserem, dediquem primeiramente aos filhos e com qualidade: Dialogando, abraçando, dizendo e mostrando  que os ama, que são importantes para vocês. A sua criança agradece.

--------------------------------------------------------------------------------------

 No relacionamento com as crianças, não rotular,não criticar. 
O importante para a formação de uma firme estrutura  emocional é dar apoio, carinho e amor.
---------------------------------------------------------------------------------------

Estamos bastante conscientizados de que não funciona educar nossos filhos através de imposições de regras
do tipo: 
faça isso, não faça aquilo e na maioria das vezes sem explicar as causas.
No entanto,
insistimos nessa prática que não leva a lugar nenhum. 
Imposições, críticas e, o que é pior, ameaças dos pais são inúteis. Em nada contribuem para a formação das nossas crianças.




Parceria fascinante - parte 2


Alguns pedagogos  insistem em afirmar que à escola compete ensinar e educar é tarefa da família. Enquanto me dedico às minhas pesquisas sobre  o envolvimento parental na escola e sua importância na educação da crianças, tenho  cada vez mais a convicção de que os pais são os primeiros educadores da criança. Cabe a eles, inclusive, escolher o tipo de educação que desejam para seu(sua) filho(a). A Educação, creio eu, vem sim de berço mas compete à escola "completar a educação familiar" transmitindo às crianças não somente conhecimentos, mas também os valores necessários para a sobrevivência em sociedade.
Enquanto o debate entre pedagogos, sociólogos,psicólogos e outros profissionais prossegue,os meus estudos sobre a importância do envolvimento da família na vida escolar das crianças, me deixa cada vez mais convicta de que esta parceria é imprescindível  para um ajustamento emocional e acadêmico harmonioso dos estudantes.

Conforme afirma Stadnik, "a família moderna,dentro de todas as transformações históricas apresenta hoje a falta de tempo para conviver,interagir,dialogar enfim fazer-se presente junto dos seus (...).

E pela "falta de tempo" das famílias, passou a haver na educação a transferência de responsabilidades entre  escola e família.

É necessário que este tema seja melhor discutido para que haja maior clareza  na definição dos papeis e limite de atuação da escola e família nesta parceria de sucesso e juntos  possam cumprir  com eficácia a sua função social. Para tanto, é preciso ampliar as situações de diálogo estimulando a participação ativa da família no processo formativo da escola.Importante lembrar que os mesmos princípios devem ser seguidos na tarefa de educar para que  não entrem em conflito.

O envolvimento familiar na vida escolar que propomos não deve se limitar a convocar os pais para reuniões individuais ou coletivas para falar sobre questões relacionadas à disciplina escolar das crianças, ou informar resultados de  avaliações.

Os pais podem e devem ser envolvidos de diversas formas e complete à escola estar  proporcionando diversas modalidades de envolvimento da família na escola para troca de sugestões,elaboração  do Projeto Pedagógico, informações através de telefonemas,agenda do aluno e outros diversos canais de comunicação devem ser disponibilizados pela escola de forma a alcançar todas as famílias até as que "não tem tempo".

As reuniões  de pais antes só para informar  a indisciplina e desinteresse das crianças ou entregar resultados de avaliações, na mudança de paradigma, devem ser espaço de discussão das regras de convivência na escola, do seu Projeto Político Pedagógico,das matrizes curriculares e outros temas relacionados à vida escolar, ao processo de ensino aprendizagem em geral. E nas reuniões individuais professores e familiares devem trocar informações acerca do desempenho acadêmico, social e afetivo do aluno, das sua dificuldades de aprendizagem e de como a família pode estar colaborando para que as possíveis dificuldades sejam superadas.

A escola  é do aluno, centro de todas as ações alí praticadas e por isso, sem se omitir do seu dever de cuidar e educar, deve abrir espaço para a família participar ativamente tanto na melhoria do espaço escolar quanto na adoção de inovações metodológicas e enriquecimento curricular. O respeito no relacionamento família-escola é imprescindível. Direitos e deveres precisam ser igualmente discutidos e preservados.O essencial é que cada um assuma a responsabilidade com consciência de estar fazendo a sua parte e dando o seu melhor para que  o estudante saia vitorioso.
Caríssimos, este assunto não se esgota aqui. Estaremos abrindo inclusive espaço para questionamentos  e troca de experiências,inclusive por E-mal .

sábado, 17 de março de 2012

A mudança é possível.

"Se você pensa em transformar o mundo,sim é possível.Mas antes experimente promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu interior."

Olá, você que me enviou uma mensagem sobre o post "o desafio  da transformação",antes de mais nada,obrigada pelo carinho. Sim, sei que mudar é difícil. Eu tenho sentido isso na pele todo dia. Por isso usei a palavra "desafio". E, como todo desafio, é difícil mas não impossível.

Não é, caro amigo, somente o que aprendemos com nossos pais ou que a sociedade nos passou que determina a identidade que podemos criar para nós mesmos,mas sim a maneira como nós decidimos a levar a nossa própria vida.

Mudanças não ocorrem da noite para o dia,ainda mais quando se trata de características e hábitos enraizados em  nossa personalidade graças a  genética,tradição, ansiedade,outros sentimentos e  talvez por anos e anos de prática, sem  reflexão acerca da validade da nossa prática.

Ninguém muda de uma hora para outra. Pode-se tentar mudar um pouquinho de cada vez até atingir o modelo desejado por cada um.

Sabe-se que comportamentos e tradições mudam de acordo com a evolução social. À medida que o tempo passas as idéias vão se  adaptando com a nova realidade. Para superar o desafio da mudança, use sua inteligência para analisar o que na sua vida  não lhe trouxe felicidade e  o que fazer para obter mais satisfação  daqui para frente. É preciso observar os acertos para  continuar a evoluir sempre. Aprender com os erros para tirar dele lições de vida  e  esquecer. O que passou é passado.

Estamos continuamente convivendo com o positivo e negativo. Independentemente de sermos desta ou daquela maneira, o crescimento pessoal e profissional é  preciso,mesmo porque... brilhar é preciso.

Espero ter conseguido esclarecer pelo menos em parte a sua dúvida.Quando precisar, disponha. Fique à vontade para comentar ou enviar E-mail, como preferir. A casa é sua.

Um grande abraço. Que Deus abençoe você e sua família .Com muito carinho paz e bem. A amiga, 

                                                                                                                                                            Terezinha das Graças de S. Couto.

Confira e pense antes de agir.







Olá, o texto que vou compartilhar  aqui, nos leva a refletir sobre a importância da pessoa  não tomar decisões  sem antes pensar para tirar suas próprias conclusões.Atitudes baseadas unicamente na opinião dos outros e geralmente preconceituosas,podem deixar pesada a consciência e prejudicar a tranquilidade do  sono pela injustiça praticada.

A raposa e o lenhador.
Há muitos e muitos anos atrás,existiu um lenhador que acordava todos os dias às seis horas da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite.

Esse lenhador era viúvo e  tinha um lindo filho, de poucos meses, e uma raposa que  ele tratava  como anima de estimação e de total confiança.
Todos os dias saía para o trabalho e deixava a raposa cuidando de seu filho.
Quando retornava do trabalho à noite, a raposa ficava feliz com seu retorno.
Os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um bicho,um animal selvagem; e portanto, não era confiável. Quando sentisse fome, diziam-lhe, na certa comeria a criança.

O lenhador retrucava sempre com os vizinhos falando que isso era  uma grande bobagem.
A raposa era sua amiga e jamais faria isso.
Os vizinhos insistiam que a raposa qualquer dia iria comer o filho dele.

Um dia, o lenhador chegou do trabalho exausto e quando entrou em casa viu a raposa sorrindo para recebê-lo como sempre e sua boca totalmente ensanguentada.

O lenhador suou frio e sem pensar duas vezes  bateu com o machado na cabeça da raposa...
Ao entrar no quarto desesperado,encontrou seu filho no berço dormindo tranquilamente e ao lado do berço uma cobra morta...

O lenhador  enterrou o machado e a raposa juntos.

Pense nisso: Se você confia em alguém,não importa o que os outros pensem a respeito dessa pessoa, siga sempre o seu caminho e não se deixe influenciar...,mas principalmente nunca tome decisões precipitadas.
Uma ótima tarde para você. Um forte abraço e que Deus abençoe a todos nós. Muita paz!
                                                                                                 Texto adaptado. Autor desconhecido.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Você é uma estrela.





"Ninguém acende uma luz - diz o Evangelho - para escondê-la logo após."
Alguns colegas já me disseram  que não adianta estudar para progredir na vida porque"tem a cabeça dura como uma pedra", "não dão para os estudos".Preferem continuar  no cargo em que estão  mesmo não estando satisfeitos.E julgando-se durante a vida inteira um simples e pequeno ponto obscuro nos céus permanecem quase invisíveis a olho nu .

Gostaria de lembrar que foi uma pequena estrela que guiou os reis magos até Belém.

Todas as estrelas, não importa a grandeza, tem sua luz. Seu lugar no firmamento. Para os astrônomos,todas elas tem seu nome, seus segredos, suas riquezas.
Às vezes seguindo pequenas estrelas, se chega a grandes descobertas. 

Você também tem sua luz própria, seu brilho. Mesmo não tendo até agora orientado reis magos, com certeza terá orientado crianças e amigos até a felicidade, à vitória. Se não puder ser uma estrela,um sol no firmamento, seja um pontinho claro onde você vive: Na sua casa, na sua comunidade na Terra. Nem todos podemos ser como o sol,mas todos podemos ser uma estrela. Se até hoje sente que a sua luz,suas forças são pequenas, una-se como fazem as estrelas no firmamento. Unidos você, eu, nós, formamos uma constelação: Um grande clarão no firmamento. Uma constelação todos enxergam a olho nu. Una-se a seus familiares, amigos, colegas. Dê suas sugestões, coloque suas idéias, seu amor, seu trabalho . Unindo sua pequena ideia a de outros,sua vida, seu lar, seu trabalho será um clarão de paz, de amor. Uma verdadeira constelação. Muitos fósforos unidos se parecem com uma fogueira, seu amor unido ao de outros forma um céu cheio de luz,de vida, de paz.

Se você for uma pequena estrela,uma luz frágil,lembre-se que o pequeno farol à beira-mar é capaz de guiar tanto as grandes embarcações, como as barquinhas da praia. Em grandeza não é  que se perde ou se ganha. E sim na persistência de iluminar todos os dias para que muitos,por sua causa,descubram a verdade, a liberdade e o bem

Instrua, clareie, esclareça,inspire a todos,pois a humanidade precisa de você. O mundo anseia  por sua luz, suas idéias e  seu amor.  

Se não puder ser o sol , seja um fósforo aceso na terra. Mas não se esconda. Deus quer contar com você. Deixe que o seu brilho ilumine e contagie a muitos.


Para você que aceitou o meu convite e está unindo a sua luz a minha luz, um grande abraço desta amiga que conectada com você se sente mais forte,mais feliz e desejosa de transmitir esta força e felicidade a todos.