"Viver é fácil, conviver é difícil".
A grande dificuldade nas interações humanas é a diferenciação psicológica entre os indivíduos. Daí a necessidade de aceitar o outro como ele é e não como imagina ou vê. Isso implica em necessidade de conhecer o outro para superar os preconceitos e juízos precipitados próprios de quem vive apenas nos limites da "umbigolândia".
O conhecimento permite atitudes adequadas em nossa vida individual, social e em especial no meio em que vivemos com as pessoas da nossa convivência , e análise mais criteriosa dos "erros" no relacionamento e procura racional de soluções em todos os conflitos.
Críticas construtivas só são válidas quando fundamentadas em sugestões de soluções que resultem para o bem coletivo.
É importante saber olhar para as pessoas, para o contexto,pois quem olha uma folha em branco com um "pontinho negro", tanto pode ver o imenso espaço claro, como apenas o "pontinho escuro".
É bom que os fatos e as pessoas chegam a nossos olhos em sua maneira positiva de ser, pois se conseguirmos enxergar valores nas outras pessoas, saberemos como aproveita-los. E os valores descobertos no outro somados aos nossos, certamente enriquecerão mais o relacionamento.
As pessoas precisam quebrar o modo tão arraigado de relacionamento,onde um que se julga melhor domina e o outro se submete, na maioria das vezes se anulando. Somos todos parceiros neste mundo em construção. E todos temos o direito de sermos felizes.
Para o sucesso de qualquer atividade humana, é necessário o exercício da difícil "arte" de saber lidar com pessoas. -"É preferível lidar com bois no pasto do que com gente", me diz alguém.
Talvez,mas como a maioria não é constituída de boiadeiros e precisamos conviver o tempo todo com o outro, com gente, ser humano como nós, com seus defeitos e qualidades, é preciso aprender a conviver.
Para tanto, uma outra difícil aprendizagem precisa ser exercitada - a arte de ser. A capacidade de se ver como pessoa que não está pronta e acabada mas em transformação em processo constante de aprimoramento para que tornando-se pessoa melhor contribua para o desenvolvimento individual e coletivo, para que a harmonia, a paz deixe de ser um sonho, mas uma feliz realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.