sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Na vida tudo é aprendizado

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante, com graça de um adulto e não a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para planos, e o futuro tem o costume de cair meio em vão”.

“Depois de algum tempo, você aprende que o sol queima se ficar a ele exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que, não importam o quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando, e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la,e que você pode fazer coisas em um instante,das quais se arrependerá para o resto da vida.Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer,mesmo a longas distâncias.E o que importa não é o que você tem na vida,mas quem você tem na vida.E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.Aprende que não temos que mudar de amigos,se compreendermos que os amigos mudam.Percebe que seu melhor e você podem fazer qualquer coisa,ou nada,e terem bons momentos juntos.Descobre que as pessoas com que você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa,por isso,devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas,pode ser a ultima vez que as vejamos”.

“Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm muita influência sobre nós, mas que nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você pode ser. Descobre que leva muito tempo para se chegar aonde está indo,mas que,se você não sabe para onde está indo,qualquer lugar serve.Aprende que,ou você controla seus atos ou eles o controlarão,e não importa quão delicada e frágil seja uma situação,sempre existem dois lados”.

“Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute, quando você cai, é uma das poucas pessoas que o ajudam a levantar-se. Aprende que a maturidade tem mais a ver com tipos de experiências que se teve e o que se aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais de seus pais em você do que você supunha.Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens,poucas coisas são tão humilhantes,e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.Aprende que quando está com raiva,tem direito de estar com raiva,mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.Descobre que só porque alguém não o ama mais do jeito que você quer não significa que esse alguém não o ame com todas as forças,pois existem pessoas que nos amam,mais simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,e que algumas vezes,você tem que aprender a perdoar a si mesmo”.


“E que, com a mesma severidade com que julga, será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para, para que você junte seus cacos. Aprende que o tempo não é algo que se possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende realmente que pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir mais longe, depois de pensar que não pode mais. E que realmente a vida tem valor diante da vida!!!” 

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Dicas aos pais e/ ou familiares 1


Carinho da família é  tudo de bom.
Algumas das minhas jóias preferidas.  
Senhores pais,familiares,lembrem-se que:

CARINHO,AMOR,OTIMISMO E PACIÊNCIA = CRIANÇA BEM EDUCADA E EMOCIONALMENTE ESTÁVEL.

                                                                  
Estimada família,para o sucesso escolar de seu filho,da sua filha,queremos lembrar, com muito carinho que:
  • O  Professor é seu grande aliado na tarefa de educar seu (sua) filho(a),mas não pode exercer sozinho da difícil tarefa de educar.;
  • É imprescindível que participe da evolução de seu (sua) filho (a) nas aulas.
  • É muito importante criar um ambiente em casa para o(a) aluno(a) estudar.
  • Determinar um horário para estudo diário,que seja bom para todos e todas e persistir.
  • Uma rotina diária de estudos em casa deve ser cumprida.
  • Jamais faça a lição pela criança. Fique na retaguarda,cobrando,orientando,ajudando.
  • Não corrigir os erros se não puder explicá-los,( caso a criança não saiba,deixe a lição sem fazer ,ou peça para a criança fazer como entendeu e comunique a dificuldade ao professor.)
  • Cobrar bom desempenho, sem fazer exigências além das possibilidades no momento.
  •  Jamais faça críticas ao professor ou a escola na presença da criança. Críticas pessoais ao professor  faz com que o(a) aluno(a) se desinteresse pelos estudos.                  

Forte abraço.Fiquem com Deus. Muita paz.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015


Quem inventou o Carnaval?








cena de carnaval na escola

Segundo M.Bueno, o carnaval pode ser considerado como a mais popular das festas brasileiras.O termo vem do francês carnaval, e, sabendo-se que deriva do italiano carnevale, a conclusão é inevitável: carnevale é a festa em que vale a carne ou os prazeres da carne. O evento,é, de fato uma reminiscência das festas dionísicas da Grécia Antiga e das bacanais romanas.E não era pequeno esse período de liberação geral.Na Idade Média,o carnaval começava em 6 de janeiro no dia de Reis.O que originou o termo italiano, embora tenha, até historicamente relação com os chamados prazeres da carne, foi a expressão latina *carne(m) levare,substantivada,que significa exatamente o contrário,ou seja, abstenção,afastamento, suspensão ou remoção da carne. Usavam esta palavra para designar apenas a terça feira gorda,dia em que se devia  se esquecer da carne para iniciar o jejum da quaresma.Indicativo de abstinência no início,o termo parece ter sucumbido à folia mudando de lado e passando a designar todos os dias de prazer que antecedem a quarta-feira de cinzas
Nota: *carne(m) levare é uma forma hipotética segundo M. Bueno que é reconstituída pela etimologia por meio dos instrumentos científicos disponíveis
mas sem existência comprovado em documentos.

O Carnaval  é considerado como a mais popular das festas brasileiras.Para alguns historiadores a  origem do carnaval se deu a 10 000 anos a.C,na Europa ou Egito.No entanto, não se sabe ao certo.

Nas épocas do Brasil colônia e do Império,o Carnaval era uma mistura de cantos e danças africanos com uma festa portuguesa chamada  Entrudo. Os participantes brincavam dando banhos de água perfumada com limões-de-cheiro nas pessoas com seringas e bisnagas. Por gerar muitos conflitos nas ruas, uma ordem do Poder Executivo do Rio de Janeiro proibiu o Entrudo.

O Carnaval começa a ganhar as características atuais,tornando-se um importante aspecto da vida de algumas cidades brasileiras na virada do século XIX. Surgem os bailes de máscaras,nos clubes, e intensifica-se o Carnaval de rua com os blocos e cordões. Também nesta época são compostas músicas para alegrar as festas,sendo que algumas se tornaram verdadeiros hinos que são tocados e cantados nos bailes até hoje.

No princípio a inspiração dos compositores era temas folclóricos,mas também costumavam,como ainda hoje acontece, relatar um caso ou acontecimento importante da época, falar sobre a corrupção na política, a pressão e outros.
                                                                        
Eu ainda lembro  agora  dos bailes infantis, as animadas matinês em que o som das alegres marchinhas carnavalescas garantiam a diversão da criançada.Parece-me ainda ouvir as alegres músicas que nos faziam sonhar e entrar na pele de outros personagens...até quarta-feira quando as fantasias eram despidas, as máscaras eram tiradas e a realidade recomeçava .
                                             
Algumas das marchinhas carnavalescas  que marcaram a minha infância:                                                           
ABRE ALAS                                                                                 
(Chiquinha Gonzaga, 1899)

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

MARCHA DO REMADOR                                                                                                
(Antônio Almeida - 1969)

Se a canoa não virar olê olê olá
Eu chego lá

Rema rema rema remador
Quero ver depressa o meu amor
Se eu chegar depois do sol raiar
Ela bota outro em meu lugar


A JARDINEIRA
(Benedito Lacerda-Humberto Porto, 1938)

Ó jardineira porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu

Vem jardineira vem meu amor
Não fiques triste que este mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu.




Para você que gosta de carnaval, bom final de carnaval. E para você que não gosta,bom descanso. Fique bem! Fique com Deus.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Em defesa da inclusão : ampla, geral e irrestrita. Parte. Parte 1

A palavra Incluir vem do Lat. includere verbo transitivo direto compreender, abranger; conter em si, envolver, implicar; inserir, intercalar, introduzir fazer parte, figurar entre outros; pertencer juntamente com outros.
No bom e velho “Aurélio” , o verbo incluir apresenta vários significados, todos eles com o sentido de algo ou alguém inserido entre outras coisas ou pessoas. Em nenhum momento essa definição pressupõe que o ser incluído precisa ser igual ou semelhante aos demais aos quais se agregou.

Quando falamos de uma sociedade inclusiva, pensamos naquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das diferenças individuais. É dentro dela que aprendemos a conviver, contribuir e construir juntos um mundo de oportunidades reais (não obrigatoriamente iguais) para todos.

Isso implica numa sociedade onde cada um é responsável pela qualidade de vida do outro, mesmo quando esse outro é muito diferente de nós.

Inclusão ou integração ?

Semanticamente incluir e integrar têm significados muito parecidos, o que faz com que muitas pessoas utilizem esses verbos indistintamente. No entanto, nos movimentos sociais inclusão e integração representam filosofias totalmente diferentes, ainda que tenham objetivos aparentemente iguais , ou seja, a inserção de pessoas com deficiência na sociedade.

Os mal-entendidos sobre o tema começam justamente aí As pessoas usam o termo inclusão quando, na verdade, estão pensando em integração.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Volta às aulas


Reinício do ano letivo. Momento de... rever o que deu certo,o que deve ser mantido, o que pode ser melhorado, o que deve ser mudado e o erro que não deve ser repetido é fundamental para o crescimento de todos.

Com a equipe remando junto, de forma coordenada,sabendo aonde quer chegar o barco da escola vai fazer a diferença.
                                                                                            


,
"Volta às Aulas"

Educar vai muito além de ensinar a formar a inteligência.
Educar é cultivar a inteligência com o coração
e partilhar o que aprendemos com amor!

[Vanessa Alonso]

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

15 maneiras para aumentar a qualidade do atendimento público.



1.Ser comprometido com o valor do atendimento eficiente a toda e qualquer pessoa que tenha acesso às dependências da Escola.

2..Manter atitude positiva no trabalho para um bom atendimento.

4. Ser cordial na maneira de tratar as pessoas.

5. Evitar que o usuário espere mais do que o tempo necessário para transmitir-lhr a informação solicitada.

6.Buscar ajuda se for o caso mas fornecer sempre informação segura.

7.Conhecer a estrutura da organização onde trabalha e a função de cada setor.

8.Atender prontamente ao chamado do telefone identificando-se.

9.Oferecer-se para ajudar ao outro transmitindo recados ou ligações telefônicas.

10.Dispensar toda atenção àquele(a) que chega demonstrando real interesse em ajudá-lo (a).

11  Ganhar a simpatia do público e a auto-estima é .vender uma boa imagem da Instituição em que trabalha.

12.Olhar diretamente o visitante. A expressão dos olhos torna a comunicação mais completa.

13. Solicitar delicadamente para o visitante repetir o que precisa, se ele não for claro ao expor  o que deseja.

14. Indicar ao visitante o local que ele deseja; caso precise esperar ,indicar-lhe onde pode se acomodar.

15. Usar sempre o tratamento adequado com o visitante.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Falta de atenção:um dos distúrbios mais comuns. Parte 1



Identificar e saber como lidar com crianças que sofram de déficit de atenção,é, atualmente um desafio  e uma das principais pautas nas escolas.  Para que as instituições  consigam lidar com estudantes  com dificuldades de aprendizagem é preciso  haver investimento na formação dos professores,com oferta de capacitações de qualidade sobre  sobre outros métodos de ensino que possam se adequar às diferenças.


O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é considerado um problema  que tem três características básicas: a desatenção, a agitação (ou hiperatividade) e a impulsividade. Este transtorno pode levar a dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, bem como um baixo desempenho escolar. Muitas vezes, é acompanhado de outros problemas de saúde mental (ROHDE e BENCZIK, 1999, s.p.).

Está há algum tempo em debate  na comunidade educacional um dos distúrbios mais comuns de aprendizagem que é o TDAH. Segundo a Associação Brasileira de Déficit de A a ABDA,o trnastorno de  Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH é um transtorno neurológicop de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Entre as características mais comuns está distração: É aquela criança que se distrai muito ou não consegue s3e concentrar para fazer uma prova.Uma pessoa muito desorganizada.Podemos ver a inquietude especialmente nos meninos. Eles não conseguem ficar parados,mesmo quando lhes mandam fazer isso.Nas meninas a principal característica é a falta de atenção.As pessoas costumavam dizer que essas meninas estavam sempre no mundo da lua. Como diziam, se uma mosca voa, acabou a  concentração sobre tudo o mais que estava à volta.

Essas características não são entretanto exclusivas de crianças  com TDAH. Outros distúrbios tais como depressão, ansiedade e a dislexia podem também levar a um déficit de atenção,mas não ao TDAH.

Assim como qualquer distúrbio de atenção,o TDAH pode até ser identificado por pais e professores,contudo,deve ser diagnosticado apenas por um médico,de acordo com a Organização Mundial de Saúde ( OMS).

De acordo com médico Fábio Barbinato, não há cura para o TDAH, assim como não há para a depressão ou diabetes,porque não se sabe a causa.Mas há a possibilidade de saber lidar com aquele problema.

"Uma criança com TDAH apenas não encontra problemas para cursar a escola.O transtorno sempre vem combinado com algum outro problema de ordem emocional,ou transtorno de aprendizagem que faz com que ela não consiga se manter na média dos outros alunos", comenta o médico.

Para os pais que percebendo que o(a) filho( a) tem TDAH,quer se preparar para superar possíveis problemas com ele(ela) Fábio Barbirato deu um conselho prático: "O mais importante é que eles observem se a criança está com problemas de se desenvolver na escola e socialmente,por causa do comportamento desatento,impulsivo e imperativo. É um problema acadêmico e social. Não há necessidade do pai ter preconceito em procurar um profissional para fazer o diagnóstico correto. Até porque esta criança poderá ter mais possibilidade de se envolver com drogas,abusar do  álcool ou desenvolver algum tipo de vício. É um transtorno que vai atingir todos os níveis da vida de uma pessoa,explica o médico.