terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Quem inventou o Carnaval?








cena de carnaval na escola

Segundo M.Bueno, o carnaval pode ser considerado como a mais popular das festas brasileiras.O termo vem do francês carnaval, e, sabendo-se que deriva do italiano carnevale, a conclusão é inevitável: carnevale é a festa em que vale a carne ou os prazeres da carne. O evento,é, de fato uma reminiscência das festas dionísicas da Grécia Antiga e das bacanais romanas.E não era pequeno esse período de liberação geral.Na Idade Média,o carnaval começava em 6 de janeiro no dia de Reis.O que originou o termo italiano, embora tenha, até historicamente relação com os chamados prazeres da carne, foi a expressão latina *carne(m) levare,substantivada,que significa exatamente o contrário,ou seja, abstenção,afastamento, suspensão ou remoção da carne. Usavam esta palavra para designar apenas a terça feira gorda,dia em que se devia  se esquecer da carne para iniciar o jejum da quaresma.Indicativo de abstinência no início,o termo parece ter sucumbido à folia mudando de lado e passando a designar todos os dias de prazer que antecedem a quarta-feira de cinzas
Nota: *carne(m) levare é uma forma hipotética segundo M. Bueno que é reconstituída pela etimologia por meio dos instrumentos científicos disponíveis
mas sem existência comprovado em documentos.

O Carnaval  é considerado como a mais popular das festas brasileiras.Para alguns historiadores a  origem do carnaval se deu a 10 000 anos a.C,na Europa ou Egito.No entanto, não se sabe ao certo.

Nas épocas do Brasil colônia e do Império,o Carnaval era uma mistura de cantos e danças africanos com uma festa portuguesa chamada  Entrudo. Os participantes brincavam dando banhos de água perfumada com limões-de-cheiro nas pessoas com seringas e bisnagas. Por gerar muitos conflitos nas ruas, uma ordem do Poder Executivo do Rio de Janeiro proibiu o Entrudo.

O Carnaval começa a ganhar as características atuais,tornando-se um importante aspecto da vida de algumas cidades brasileiras na virada do século XIX. Surgem os bailes de máscaras,nos clubes, e intensifica-se o Carnaval de rua com os blocos e cordões. Também nesta época são compostas músicas para alegrar as festas,sendo que algumas se tornaram verdadeiros hinos que são tocados e cantados nos bailes até hoje.

No princípio a inspiração dos compositores era temas folclóricos,mas também costumavam,como ainda hoje acontece, relatar um caso ou acontecimento importante da época, falar sobre a corrupção na política, a pressão e outros.
                                                                        
Eu ainda lembro  agora  dos bailes infantis, as animadas matinês em que o som das alegres marchinhas carnavalescas garantiam a diversão da criançada.Parece-me ainda ouvir as alegres músicas que nos faziam sonhar e entrar na pele de outros personagens...até quarta-feira quando as fantasias eram despidas, as máscaras eram tiradas e a realidade recomeçava .
                                             
Algumas das marchinhas carnavalescas  que marcaram a minha infância:                                                           
ABRE ALAS                                                                                 
(Chiquinha Gonzaga, 1899)

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

MARCHA DO REMADOR                                                                                                
(Antônio Almeida - 1969)

Se a canoa não virar olê olê olá
Eu chego lá

Rema rema rema remador
Quero ver depressa o meu amor
Se eu chegar depois do sol raiar
Ela bota outro em meu lugar


A JARDINEIRA
(Benedito Lacerda-Humberto Porto, 1938)

Ó jardineira porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu

Vem jardineira vem meu amor
Não fiques triste que este mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu.




Para você que gosta de carnaval, bom final de carnaval. E para você que não gosta,bom descanso. Fique bem! Fique com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.