segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Falta de atenção:um dos distúrbios mais comuns. Parte 1



Identificar e saber como lidar com crianças que sofram de déficit de atenção,é, atualmente um desafio  e uma das principais pautas nas escolas.  Para que as instituições  consigam lidar com estudantes  com dificuldades de aprendizagem é preciso  haver investimento na formação dos professores,com oferta de capacitações de qualidade sobre  sobre outros métodos de ensino que possam se adequar às diferenças.


O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é considerado um problema  que tem três características básicas: a desatenção, a agitação (ou hiperatividade) e a impulsividade. Este transtorno pode levar a dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, bem como um baixo desempenho escolar. Muitas vezes, é acompanhado de outros problemas de saúde mental (ROHDE e BENCZIK, 1999, s.p.).

Está há algum tempo em debate  na comunidade educacional um dos distúrbios mais comuns de aprendizagem que é o TDAH. Segundo a Associação Brasileira de Déficit de A a ABDA,o trnastorno de  Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH é um transtorno neurológicop de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Entre as características mais comuns está distração: É aquela criança que se distrai muito ou não consegue s3e concentrar para fazer uma prova.Uma pessoa muito desorganizada.Podemos ver a inquietude especialmente nos meninos. Eles não conseguem ficar parados,mesmo quando lhes mandam fazer isso.Nas meninas a principal característica é a falta de atenção.As pessoas costumavam dizer que essas meninas estavam sempre no mundo da lua. Como diziam, se uma mosca voa, acabou a  concentração sobre tudo o mais que estava à volta.

Essas características não são entretanto exclusivas de crianças  com TDAH. Outros distúrbios tais como depressão, ansiedade e a dislexia podem também levar a um déficit de atenção,mas não ao TDAH.

Assim como qualquer distúrbio de atenção,o TDAH pode até ser identificado por pais e professores,contudo,deve ser diagnosticado apenas por um médico,de acordo com a Organização Mundial de Saúde ( OMS).

De acordo com médico Fábio Barbinato, não há cura para o TDAH, assim como não há para a depressão ou diabetes,porque não se sabe a causa.Mas há a possibilidade de saber lidar com aquele problema.

"Uma criança com TDAH apenas não encontra problemas para cursar a escola.O transtorno sempre vem combinado com algum outro problema de ordem emocional,ou transtorno de aprendizagem que faz com que ela não consiga se manter na média dos outros alunos", comenta o médico.

Para os pais que percebendo que o(a) filho( a) tem TDAH,quer se preparar para superar possíveis problemas com ele(ela) Fábio Barbirato deu um conselho prático: "O mais importante é que eles observem se a criança está com problemas de se desenvolver na escola e socialmente,por causa do comportamento desatento,impulsivo e imperativo. É um problema acadêmico e social. Não há necessidade do pai ter preconceito em procurar um profissional para fazer o diagnóstico correto. Até porque esta criança poderá ter mais possibilidade de se envolver com drogas,abusar do  álcool ou desenvolver algum tipo de vício. É um transtorno que vai atingir todos os níveis da vida de uma pessoa,explica o médico.

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