sábado, 21 de dezembro de 2013

Beber "socialmente" produz alcoólatras na sociedade . Parte 1


A maioria das pessoas desconhece este fato,: O álcool é também considerado uma droga psicotrópica,pois atua no sistema nervoso central,provocando uma mudança no comportamento de quem consome,além de ter potencial para desenvolver dependência.O álcool é uma das drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade.

Muitos dizem: "Apenas um copinho com os amigos","um drinque após o trabalho para relaxar", "só bebo socialmente",para alguns,pode parecer inofensivo.Mas na verdade,na maioria das vezes se torna um problema grave para muitas pessoas e pode inclusive chegar a destruir famílias e levar a pessoa até a perder o emprego.

O alcoolismo, do ponto de vista médico,é uma doença crônica,com aspectos comportamentais e socioeconômicos,caracterizados pelo consumo compulsivo do álcool. O usuário vai se tornando progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada. Estatísticas demonstram que álcool mata mais do que AIDS.

Pesquisas demonstram que adolescentes filhos de pais alcoólicos apresentam maior resistência aos efeitos do álcool do que jovens da mesma idade,cujos pais não abusam da droga.

Estudos comprovam também que muitos filhos de alcoólatras se recusam a beber para não seguir o exemplo de casa. No entanto, com o passar dos anos,estes adolescentes apresentam maior probabilidade de tornarem-se dependentes.

Está comprovado que o álcool cruza a barreira protetora que separa o sangue do tecido cerebral.Tanto que,poucos minutos após um drink, sua concentração no cérebro já está praticamente igual à da circulação.


                                                                                                                                  continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.