Numa terra bem distante, chamada Galileia,nasceu, na noite mais fria e longa do ano,um menino abençoado, e seu nome era Jesus.
A festa, comemorando o nascimento de Jesus Cristo, só foi marcada pela Igreja Romana em 25 de dezembro,a partir do século IV. Esta data foi escolhida porque os povos da Antiguidade, há vários milênios, veneravam neste mesmo dia o deus Sol.
A agricultura ocupava,naquele tempo lugar de destaque na vida dos homens. Era em dezembro que se iniciava o ciclo anual de plantio.No Hemisfério Norte,o 25º dia,determina o solstício de inverno,que é o ponto máximo de afastamento do Sol,os povos de lá faziam rituais para que sua luz não fosse embora de vez. A principal festa se chamava "Natalis Invicti Solis, que significa "Nascimento do Vitorioso Sol".
A Igreja teve então a idéia de divulgar o ensinamento de que Jesus Cristo era a verdadeira luz e criou o "Dies Natalis",que quer dizer, Dia de Natal. Assim ficou determinado que a data de comemoração do nascimento do Filho de Deus no mundo,seria comemorado em 25 de dezembro .
A data ganhou sentido mais religioso e fixou a ideia de salvação com rituais próprios, como a tradicional missa do galo e os paramentos brancos simbolizando a alegria.Povos de várias partes do mundo aderiram rapidamente ao novo ritual.Misto de encantamento e religiosidade,acabou incorporando rapidamente outros costumes e desenvolvendo novas tradições.Surgiram a árvore de Natal,o Presépio,o Papai Noel tão esperado.
A Árvore de Natal,nasceu na Alemanha e nas regiões próximas.Tem portanto,origem germânica: Originalmente,imensos carvalhos,frondosos e antigos,eram cortados e oferecidos em sacrifício ao Deus menino. Com o passar do tempo,começaram a ser enfeitados e serviam de local onde os presentes das crianças eram colocados.
Foi criado por São Francisco de Assis na Itália,o Presépio tão respeitado.O nosso irmão Sol, que se despojou do luxo para viver na pobreza e na humildade foi o idealizador do Presépio vivo,logo aceito pelos povos da Europa.O Presépio,de forma simples e de maneira artística,encantou e conquistou o mundo.
Já o simpático Papai Noel que até hoje, emociona crianças e até adultos(mesmo os que afirmam não acreditar nele),surgiu nos países germânicos e anglo-saxões.Chamava-se Santa Claus,uma corruptela de Sanctus Nicholaus. Era ele quem colocava os presentes junto aos carvalhos enfeitados.Atualmente sua figura mudou: De roupas e boné vermelhos,botas pretas,foi uma criação dos norte americanos, em 1800. Ele se incorporou de tal forma em nossas vidas, quer as pessoas acreditem ou não na sua existência.
Mais uma vez o Natal vem vindo. Ele nos lembra que é tempo de renovação,de transformação.Devemos ser
pessoas melhores.Christmas,Navidad,Noel,Weihnacht,Natal.Qualquer que seja o nome,em todas as línguas,é um dia muito especial.Nossos sentimentos buscam nesta hora,um futuro melhor,com mais igualdade,alegria e amor ao próximo..
pessoas melhores.Christmas,Navidad,Noel,Weihnacht,Natal.Qualquer que seja o nome,em todas as línguas,é um dia muito especial.Nossos sentimentos buscam nesta hora,um futuro melhor,com mais igualdade,alegria e amor ao próximo..
Por isso é que nossas vozes se unem formando um único som entoando hinos de amor e paz que seja capaz de unir nossos corações no mesmo ritmo intenso e feliz.
Feliz Natal para você e para as pessoas que mais ama, e um Ano Novo cheio de realizações.
Um abraço forte.Fique com Deus e com as bênçãos do Deus Menino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.