domingo, 8 de janeiro de 2012

Rótulos- parte I

Caros leitores hoje vamos falar sobre uma coisa  que marca as pessoas, separa. Marginaliza. Atire a primeira pedra quem nunca sentiu na pele o que é ser rotulado por alguém antes mesmo que  lhe conheçam de fato.: _"Encrenqueira"! E muita gente começa a pensar que você gosta de confusão; _ Complicada! E você passa a ser uma pessoa difícil de lidar mesmo sendo alguém que, por timidez, autopreservação ou qualquer motivo seu, prefira ficar sozinha. O problema é que as vezes o rótulo "cola" tanto na pessoa que nunca mais se desprende. E a pessoa rotulada acaba até se esquecendo de todas as coisas bonitas que tem  nela por se lembrar do significado do rótulo que recebeu.

Vou iniciar nossa conversa com a adaptação de um trecho do livro "AMOR" de Léo Buscaglia:

"Uma vez que se aprende uma palavra e se compreende o seu significado intelectual e emocional,estamos presos a ela pelo resto da vida. Logo, nosso universo de palavras é construído. Tudo o que acontece é filtrado através desse sistema consolidado e gelado que nos impede de crescer.

Quando dizemos:
Ele é comunista!
Pronto. Nós o deixamos de lado,paramos de escutá-lo. Ou então:
_ Ele é judeu!
Pronto. Paramos de respeitá-lo. Ou então, quando dizemos:
_Gringo! 

Rótulos! Rótulos, rótulos! Quantas crianças não foram educadas por alguém tê-las rotulado em algum momento da vida? Estúpido,parvo,perturbado emocional. Jamais conheci uma criança estúpida. Nunca! Nunca! Só conheci crianças e jamais duas delas eram parecidas. Os rótulos são fenômenos que distanciam. Eles separam dos outros.

Homens de cor. O  que é um homem de cor? Nunca cheguei a conhecer dois parecidos. Ele ama? Preocupa-se? E seus filhos? Ele chorou? Está sozinho? É bonito? É feliz? Ajuda alguém? Essas é que são as coisas importantes. Não o fato de ser um homem de cor,um judeu,um gringo, comunista, ou qualquer outro rótulo que nos venha à mente.

Os rótulos são fenômenos que distanciam: Parem de usá-los. E quando alguém usá-los perto de você,tenha a iniciativa de dizer:
_ Sobre o que e quem vocês estão falando? Não conheço nada desse gênero.

Se cada um e todos nós pararmos de fazê-lo,isso não acontecerá mais. Não existe palavra suficientemente grande para começar a descrever mesmo o mais simples dos homens. Mas só você pode acabar com isso. Uma pessoa que ama não insistirá nisso. Existem muitas coisas bonitas em cada ser humano,para que seja rotulado e marginalizado".

Pais e  professores precisam cuidado com os rótulos: Quando são positivos,o agraciado pode começar a se julgar superior aos outros e tornar-se uma pessoa egocêntrica,incapaz de refletir sobre suas próprias ações e pode,inclusive, temer enfrentar desafios que pensa que não se sairia bem. Pode ainda tornar-se uma pessoa incapaz de lidar com as frustrações. Elogiar um bom desempenho sim, mas com sinceridade,sem exageros. 

No próximo post  continuaremos a nossa conversa sobre rótulos. 

                                                                                                      Continua...

                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.