sábado, 7 de janeiro de 2012

As múltiplas faces da genialidade... última parte



No final da década de 90,Gardner adicionou  novas inteligências  à lista das inteligências múltiplas :


 Inteligência naturalista: inteligência comum a pessoas que apresentam enorme sintonia com a natureza. É característica de biólogos, geólogos e mateiros,por exemplo.

Inteligência existencial: responsável pela necessidade do homem fazer perguntas sobre si mesmo, sua origem e seu fim. Está ainda em estudo. Carece de maiores evidências.É ainda considerada uma meia inteligência,diz Gardner Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos como por exemplo Dalai Lama entre outros.

A proposta de Howard Gardner resulta em profundas mudanças no sistema formal de educar. Não sendo dotados dos mesmos interesses e inteligências, tornou-se evidente que nem todos aprendem da mesma forma. Cada um aprende do seu jeito e no seu ritmo.

Parece que a preocupação do autor é com os que não alcançam resultados satisfatórios nos testes  padronizados  e acabam sendo rotulados como tendo baixo talento. Entretanto, já está comprovado que muitos que brilham nos testes, no momento em que são inseridos no mercado de trabalho  apresentam  um papel profissional de baixo desempenho. Concluindo com isto que o desempenho  profissional do superdotado  nem sempre é proporcional ao desempenho acadêmico, ou seja, muitos alunos  que "fracassaram" na escola, alcançaram maior sucesso na vida profissional do que  os que sempre conseguiam as melhores resultados nas provas.

Para Gardner os testes de QI não devem ser usados como único parâmetro para avaliar a inteligência. Gardner disse que  _ "se quisesse conhecer a inteligência de alguém, eu o observaria em ambientes diferentes,por exemplo: na escola, na rua ou sobrevivendo no deserto.Isso pode dizer muito mais do que aquilo que se pode inferir a partir de um simples teste escrito".

Para alguns  pais  a vida é uma grande competição em que seus filhos tem de ser necessariamente os primeiros a chegar.o
Os psicólogos advertem que isto acaba criando pessoas que se comparam o tempo todo umas com as outras. 

Geralmente altíssimas expectativas dos pais em relação aos filhos geram nas crianças quando não conseguem corresponder a elas, frustração, depressão, agressividade, e introspecção- comportamentos que tendem a variar de acordo com a personalidade da criança e sua capacidade de reagir ao que lhe incomoda.

Outro equívoco comum a alguns pais: cobrar dos filhos que sejam tão bons quanto eles eram em alguma atividade.

Especialistas recomendam  que os adultos partam do princípio de que as crianças são seres diferentes deles e de outras crianças. Não miniaturas dos pais  ou cópias de colegas ou irmãos.

O papel dos educadores dentro desta  proposta de Gardner deve ser ensinar dentro do seu estilo e atender aos alunos que se adequam a ele e, ao mesmo tempo estimular todas as inteligências e as suas combinações, de forma a melhorar a forma de cada um lidar com os problemas  que enfrentam na vida. O importante é as pessoas se sentirem competentes,melhores em relação a si mesmas, mais comprometidas com o todo. Além disso estarão alinhadas no sentido ético aumentando as possibilidades de sobrevivência neste planeta.

Na educação é muito importante cultivar e valorizar o talento de cada um e é muito  importante não fazer comparações,respeitando as limitações de cada um, ensinam os pedagogos, para que não se criem jovens estressados ao extremo.

Seleção e síntese : TGSCouto - Psicopedagoga

 Referências Bibliográficas: 
Gardner,Howard.Inteligências Múltiplas: a teoria na prática 1. Artes Médicas,1995.
LURIA, Alekandr Romanovich. Fundamentos de Neuropsicologia.1. ed. São Paulo:  Livros Técnicos e Científicos Editora 1981
Boletim Informativo Filho e Futuro, setembro/ 1999






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