sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

As múltiplas faces da genialidade Parte I.


A Teoria  das Inteligências Múltiplas
Howard Gardner

Muitos pais tentam fazer com que seu filho seja o  melhor em tudo. A grande maioria,pode-se dizer gostaria de ouvir  de um professor ou de outro profissional  que lida com crianças  que seu filho é um gênio. Isto porque  geralmente transferem para  ele as sua expectativas e ansiedades. É bom lembrar que esta atitude pode resultar em problemas futuros para a criança. É importante saber que  desde que o psicólogo norte-americano Howard Gardner, especialista em educação na universidade de Harvard, apresentou ao mundo nos anos 80, o novo conceito de inteligência, muita coisa na educação das crianças também sofreu transformações.Segundo Gardner,não existe um único tipo de inteligência, mas várias. Ele listou pelo menos oito tipos distintos.Ele apresenta um novo conceito de inteligência: a capacidade para resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados pela sociedade. Ele acredita que a inteligência tem muitas facetas diferentes,tendo todas igual valor ou prioridade, embora algumas culturas insistam em privilegiar algumas delas.

Na ótica de Gardner,profissões diferentes requerem habilidades específicas,cabendo à escola e à família ajudarem as pessoas a se encaixarem em ocupações adequadas ao seu estilo particular de inteligência. Em sua obra "Inteligências Múltiplas- A teoria na prática", da Editora Artes Médicas, o autor apresenta as seguintes competências: 

Inteligência interpessoal:  é o tipo de inteligência da pessoa que demonstra talento para compreender e lidar com indivíduos muito diferentes entre si.Permite entender as pessoas, o que as motiva e como trabalham É o chamado carisma que algumas pessoas possuem.  Possibilita ainda inferir o estado de ânimo, o temperamento e as intenções do outro. Em geral, são pessoas muito boas de papo, que se relacionam com facilidade com  indivíduos de personalidades bastante distintas;Professores,políticos, terapeutas,por exemplo dependem muito dela.

Inteligência linguística:manifesta-se no uso da linguagem verbal; na sensibilidade ao significado das palavras, pela capacidade de seguir regras gramaticais e usar a linguagem para convencer,estimular,transmitir informações ou simplesmente agradar.São pessoas que demonstram grande facilidade em lidar com as palavras, geralmente presente nos poetas e escritores;

Inteligência lógico Matemática: é dentre todas as mais pesquisadas e a mais avaliadas nos testes de QI. Relaciona-se, por exemplo, à capacidade de manejar habilmente longas cadeias de raciocínio;elaborar perguntas que ninguém fez; boa capacidade de raciocinar de forma abstrata e de estabelecer conexões mentais,realizando cálculos rápidos;

Inteligência intrapessoal: geralmente presente em artistas e escritores, é a capacidade que certas pessoas apresentam de conhecerem-se muito  bem a si próprias.Permite formar um conceito verídico sobre si mesmo. Permite ainda o acesso aos próprios sentimentos,nomear emoções e reorientar o comportamento.

Inteligência musical: grande sensibilidade para compor e se expressar por meio dos sons; é destaque dos músicos,cantores, compositores, maestros.É provavelmente, o talento que surge mais cedo, e mostra relação com muitas outras inteligências, entre elas a linguística, a matemática e a corporal cinestésica.

Inteligência espacial: é a competência da pessoa que tem talento para imaginar e criar formas no espaço, além de desafiá-lo com inovações.Permite formar modelos mentais,manobrá-los e operar com eles. Comum  em arquitetos, pintores,engenheiros,  escultores,cirurgiões plásticos,por exemplo, dependem desta inteligência para atuarem com êxito.

Inteligência corporal cinestésica: permite resolver problemas e elaborar produtos utilizando o corpo inteiro ou parte dele.Genialidade dos atletas,dançarinos e cirurgiões que apresentam movimentos precisos;

                                       

                                                                                                                       Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.