terça-feira, 26 de março de 2013

Felicidades!

Páscoa é lutar 
por um mundo melhor para todos,
é vivenciar a solidariedade, é compartilhar sentimentos.
Que a vida que nasce da ressurreição seja
prenúncio de paz e fraternidade.
Muitos sorrisos e alegrias 
na passagem da Páscoa.
Muitas felicidades!

Forte abraço. Jesus abençoe a todos nós!

sábado, 23 de março de 2013

Cidadania não é utopia.

"O conceito de cidadania,segundo o qual nenhuma pessoa ou grupo pode ser privilegiado perante a lei,continua ligado à ordem burguesa. Esse conceito se desenvolve com o próprio desenvolvimento da ordem burguesa,onde aparece o reconhecimento de que as pessoas precisam participar da comunidade como membros.Isso foi sendo assegurado historicamente pela própria necessidade que a sociedade  teve de ir normatizando o que é tolerável,o que é aceito. Nesse processo foi que o conceito de cidadania foi se consolidando.

A exclusão da participação de indivíduos do gozo de direitos (legalmente assegurados) é hoje o grande paradoxo que as sociedades modernas têm que enfrentar. Isso acontece porque na ordem democrática burguesa temos declarados os direitos de representação civil,políticos e sociais de todos os cidadãos. Isso está consolidado nas constituições democráticas. O  paradoxo da cidadania nas sociedades modernas democráticas é que nem todas as pessoas têm acesso ao direito de fato. E esse é impedido pelos mecanismos de exclusão de mercado,pelas desigualdades sociais,pela posição de classe, e outras exclusões das mais diversas. Assim dependendo da classe social,da categoria em que se encontra,da raça ou da escolaridade,determinadas pessoas não têm acesso ao gozo desse direito,apesar de terem seus direitos declarados. Esse é o paradoxo.

Falar em cidadania diante de tantos miseráveis é fundamental,na medida em que, ao discutirmos cidadania,nós estamos colocando a nu exatamente essa desigualdade decorrente da situação de classe. À medida em que falamos dessas desigualdades,nós manifestamos nossa indignação Em termos econômicos existe um problema sério de desigualdade de renda. Aliás,este é o maior problema do ponto de vista do cidadão  no país. Mas, mais importante que a constatação dessa desigualdade,é o esforço político no sentido de minimizar essas desigualdades,possibilitando escolaridade,ações assistenciais para grupos excluídos  etc.O respeito à cidadania implica a adoção de políticas sociais, sejam compensatórias, sejam políticas de promoção das pessoas para melhores condições de vida.A discussão da cidadania traz a redução dos patamares de miséria,de desigualdades sociais que sejam humanamente insuportáveis
É perfeitamente real e possível,hoje,uma sociedade de cidadania plena. A cidadania não é utopia.Há diversas formas de lutar por ela. Cada categoria profissional pode,por exemplo,lutar pelos seus direitos. A luta pela cidadania é uma luta possível que deve ser tocada por todas as pessoas.A tônica da discussão da cidadania na sociedade moderna é a luta pelo reconhecimento dos direitos daqueles considerados diferentes da população média.São questões que dizem respeito às minorias. Mas existem outras questões colocadas em nível global: meio ambiente, transmissário de informações, via satélite etc. Existem ainda uma série de realidades éticas e humanas que são colocadas pelo desenvolvimento da ciência que  começam a demandar novos direitos. Temos que estar defendendo direitos, porque as ações de hoje vão estar afetando a vida do planeta.
  Para garantir o mínimo de participação aos direitos da cidadania o Estado tem que agir pela garantias dos direitos sociais àqueles que, por uma circunstância de vida, são excluídos socialmente. Tem o Estado que trabalhar para gerar políticas sociais compensatórias,políticas de emprego, de educação, de saúde...E por outro lado garantir que as leis que existem sejam cumpridas. O indivíduo também tem direito de ser protegido contra as ações do Estado contra os seus direitos de liberdade de expressão, de locomoção,etc."

Enquanto as autoridades não fazem sua parte, cidadão! Não  aceite ser lesado em seus direitos! Não engula tudo calado! Cobre! Denuncie as injustiças! Afinal, quem manda é a lei.

Um forte abraço! Fiquem com Deus!
                       

quinta-feira, 21 de março de 2013

Reflexões- Praga.

PRAGA É TUDO AQUILO QUE TEMOS DEMAIS
E NÃO SABEMOS APROVEITAR.

Você,
         Nosso filho,é a nossa maior riqueza,o nosso maior bem,
                    a pessoa que mais amamos no mundo.
Você nasceu de nós, que o criamos e o educamos.
Queremos lhe dar o que do melhor podemos:
       saúde e educação,
       alimentos,roupas e diversão.
       Até o seu próprio nome foi o escolhido entre os melhores.
Nosso maior interesse é ver você em primeiro lugar numa foto,
           na turma,no esporte,numa lista de aprovação,
           onde você estiver.
Com você queremos corrigir o que não nos foi bom na nossa infância
         Não queremos que você sofra o que passamos,
         mas querermos que usufrua o que tivemos.
Nossos pais foram autoritários,exigentes, de pouco diálogo...
             bastava papai nos olhar que...

                                                                             ... até a mamãe tremia!
Hoje,nós,pais,temos expectativas e sonhos:
         Queremos que você seja feliz,íntegro,realizado,
                                           e, se possível,rico e famoso!
Por tudo isso, inundamos você com afeto,brinquedos e liberdade,
         tornando-os verdadeiras PRAGAS para a sua vida.

PRAGA DE BRINQUEDOS: Demos tantos brinquedos que você nem soube o que fazer com eles: se jogava fora, se largava em qualquer lugar ou se queimava. Hoje, sequer brinca com eles,logo abandona,para pedir novidades,porque aprendeu que basta pedir que o pai chega à noite com outros.Nem bem o cumprimenta,avança sobre as novidades,para largá-las em seguida,à espera da próxima.

PRAGA DE AFETO: Demos tanto que você até nos banalizou. Hoje até um cuidado com as suas coisas já o incomoda e um beijo de despedida na frente dos seus amigos vira uma "chateação".

PRAGA DE LIBERDADE: Demos tanta liberdade e poupamos tanto você dos seus compromissos que hoje você nem se preocupa com as suas próprias responsabilidades.

PRAGA DE "NÃO": Tantos "nãos" já dissemos que não foram obedecidos, que hoje você não tem limites adequados para a sua própria sobrevivência.

                   Hoje aprendemos que só o amor não é suficiente para uma boa educação.
                   Precisamos (pais e filhos) trabalhar juntos estas e outras pragas para  que a boa
                   colheita seja nossa.

                                                                                 Felicidade
                                                                                                Içami Tiba

quinta-feira, 14 de março de 2013

Mini pizza de atum- Receita preferida III








1 pacote 200g de manteiga ou margarina                                                      
1 lata de atum
1 pacote 200g de queijo ralado
2 ovos batidos
orégano
fatias de pão de fôrma

Modo de fazer:

Coloque a manteiga numa tigela,desmanche-a com garfo. Ponha o atum desmanchado e escorrido,queijo ralado e ovo batido. Amasse até obter uma pasta. Ponha orégano e misture bem. Passe a masse em fatia de pão de forma e corte-as com um copo e faca. Leve ao forno preaquecido até derreter o queijo. Sirva quente.

domingo, 10 de março de 2013

Passos.


Às vezes bate uma ideia de desistir.
Então a gente  para,põe o sonho de lado
e fica por aí ,pensando e sofrendo.
Mas não é por muito tempo não.
Qualquer coisa da estrada
passarinho, flor, montanha, nuvem
o menino que nos acenou sorrindo,
esperança à toa que seja
vira motivo de viagem.

Precisa ver
os olhos brilhando com que partimos
mochila nas costas,
cantando o sol e a sede
prazer e cansaço de quem caminha.

Sempre em frente,
em direção de algo mais
além de nós mesmos,
de nossos desejos,medos e
frustrações
porque é para lá que estamos indo
e é para lá que sabemos ir

passos de uma caminhada
que nenhum de nós
sabe quando começou
nem quando terminará.

                              G.E. de Souza

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher- Heroínas anônimas

Sou mulher,62 anos,esposa,mãe,profissional. Trabalho como tantas outras, 8 ou mais horas por dia. Como cidadã recolho meus impostos (abusivos,indecentes).Vejo diariamente minhas colegas, amigas e  conhecidas  também lutando para sobreviver com um mínimo de dignidade. São de fato heroínas anônimas. São os braços e os ventres que sustentam uma nação. Sobre nossas costas pesa a responsabilidade de preparar o futuro de uma legião de crianças. Todavia, é total a  desesperança da maioria das trabalhadoras. 

As reformas tão esperadas de valorização não chegam nunca Em contraponto vejo aqueles que deveriam legislar e julgar, às voltas com seus próprios interesses,aumentando seus próprios salários de tal forma que a gente se sente violentada.Esse dinheiro sai do nosso bolso. Sai da boca dos filhos dessas mulheres que tanto trabalham. 

Ultimamente tenho buscado um túnel,não a luz  no fundo do túnel. Talvez mais tarde  pense na luz,como disse Marilene. Isto é um grito de indignação. Acredito que em meio a esta podridão,esta falta de caráter,esta incapacidade de administrar a vida pública, ainda existe gente bem intencionada e capaz.O bom senso parece estar agonizando. Espero que não o deixem morrer !

No dia Internacional da Mulher pessoalmente  não quero festa. Quero justiça!

A você mulher que ainda conserva a esperança e a coragem. Mulher decidida,autêntica, que não desiste de lutar, seja feliz sempre. Para isso nascemos! Um forte abraço e que Deus abençoe a todos nós.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Otimismo e esperança.

                                 Rubem Alves

"Hoje não há razões para otimismo. Hoje só é possível ter esperança. 

Esperança é o oposto do otimismo.

Otimismo é quando,sendo primavera do lado de fora,nasce a primavera do lado de dentro.

Esperança é quando,sendo seca absoluta do lado de fora,continuam as fontes a borbulhar dentro do coração. 

Camus sabia o que era esperança. Suas palavras: E no meio do inverno eu descobri que dentro de mim havia um verão invencível...

Otimismo é alegria por causa de: coisa humana,natural. Esperança é alegria a despeito de:coisa divina.
O otimismo tem suas raízes no tempo. A esperança tem suas raízes na eternidade. 

O otimismo se alimenta de grandes coisas. Sem elas, ele morre. 

A esperança se alimenta de pequenas coisas.Nas pequenas coisas ela floresce.Basta-lhe um morango à beira do abismo. Hoje é tudo o que temos: morangos à beira do abismo,alegria sem razões. 

A possibilidade da esperança..."