terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

É possível superar a depressão. Como? Parte 1



"A depressão é um dos sinais de que a pessoa procurou manter-se ou parecer forte durante longo tempo". 
Embora muitos classificam  a pessoa acometida por depressão ou mesmo  ansiedade de alguém fraco,isto não é verdade. Qualquer um  pode passar por isso na  vida. 

Embora alguns a banalizem a depressão comprovadamente é uma doença e como tal requer solidariedade e tratamento.

"Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) projetam que, até o ano de 2020, a depressão será a segunda maior causa de prejuízo pessoal, adoecimento e morte,ficando atrás somente da doença isquêmica cardíaca que leva ao infarto. Um futuro temível,mas previsível se levarmos em conta o atual crescimento global dos transtornos mentais, fruto talvez da estressante vida contemporânea nas cidades: mudanças nas relações de trabalho,pressão por resultados, violência, trânsito, maior individualismo, ausência de ideologias e espiritualidade. Uma pesquisa divulgada neste ano pela OMS,realizada com 5 mil moradores de São Paulo,mostra que pelo menos 18,4% dos entrevistados tiveram depressão pelo menos uma vez na vida."(Fonte: Revista Como Funciona- ano I  pág.26)

Embora a verdadeira causa da depressão ainda seja desconhecida, a explicação mais provavelmente correta seja de que seja consequência de alterações químicas no cérebro do indivíduo hereditárias ou adquiridas.Segundo estudos, pode ainda estar associada a outros problemas mentais.Alguns fatores,denominados desencadeantes,podem levar a depressão: acontecimentos na vida que levam a grande entristecimento; encarar a vida de forma pessimista;eventos estressantes; problemas sociais tais como solidão,mudança de moradia ou emprego contra a vontade e outros fatores semelhantes podem desencadear a depressão em pessoas que são vulneráveis a ela.

Alguns dos sintomas:
O deprimido inicialmente vê a si mesmo como errado,inadequado,culpado,sente-se indesejado e sem valor.É a diminuição drástica da auto-estima.O deprimido tem ainda a tendência de interpretar a realidade de forma negativa,por isso vê as coisas como muito mais difíceis do que são na realidade,sentindo-se impotente e com sentimentos de derrota. Outra forma de pensamento do deprimido é não acreditar no futuro,sempre pensando em dificuldades diversas ou seja, em sofrimentos.

Além das características acima outros  sintomas da depressão são reconhecidos:
Ansiedade,choro fácil sem motivo aparente,sentimentos de desesperança,tristeza persistente,sensação de vazio,desinteresse por atividades que antes gostava,perda ou aumento do apetite,cansaço permanente,diminuição da libido, irritabilidade,dificuldade de concentração,dores crônicas.São ainda sintomas de depressão a falta de motivação, apatia, falta de vontade de sair de casa,indecisão interpretação distorcida e negativa da realidade,tensão na nuca, dores não justificadas através de exames médicos, distúrbios gastrintestinais entre outros.

Tratamento:
Muitas pessoas que tem depressão ao perceberem os sintomas acreditam que estão apenas cansadas e, por não saberem que estão doentes não procuram tratamento.

Por ser uma doença, o tratamento da depressão em alguns casos é medicamentoso,prescrito por médico neurologista ou psiquiatra na dosagem certa.Mas nunca foi provado que o   tratamento não farmacológico deva ser excluído. 

Para quem sofre com a depressão além da solidariedade dos amigos e do auxílio farmacológico, é importante a convicção de que esta doença tem solução. Sim, é possível superá-la.
                                                                                                                         continua...
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.