Os anos noventa se caracterizaram como um período de grandes inovações tecnológicas, de renascimento cultural intenso em suas diversas manifestações,contribuindo para acentuar mudanças sociais de grande significado.
O pensamento cartesiano cogito ergo sum (penso logo existo), foi perdendo força desde então. Uma das possíveis causas apontadas do mal estar social,hoje caracterizado pela depressão,angústia,estresse,hipertensão e ansiedade e a pouca atenção dispensada às habilidades do coração. E o ser humano,faminto de afeto e compreensão,busca um pouco que seja de carinho e atenção para aliviar os tormentos causados por estes males sociais e encontrar um sentido para sua vida.
Por meio de relatos do cotidiano,coletados em seus trabalhos,os pesquisadores ofereceram subsídios para "acordar" para a importância de se dar atenção à questão emocional.
Pesquisas realizadas concluíram que é fundamental estar em dia com as emoções. Foi constatado que mesmo tendo uma inteligência excepcional uma pessoa que apresenta dificuldades nas relações interpessoais ou no relacionamento consigo mesmo,dificilmente conquistará o sucesso na vida. Segundo pesquisas,o ser humano possui,além da inteligência racional geralmente medida nos testes de QI, a emocional,definida como capacidade de controlar impulsos,motivar-se,saber lidar com as emoções das pessoas com as quais convivemos,saber expressar-se,trabalhar de forma cooperativa e não competitiva.E ainda ser capaz de liderar,promover a paz,e, principalmente a capacidade de fazer amigos.
As pessoas dotadas de alto nível de Inteligência emocional costumam adotar atitudes mais reverentes,são mais assertivas,cooperativas,comunicativas,calmas,intuitivas,gostam de assumir responsabilidades,conhecem melhor as próprias limitações, aprendem a conduzir os próprios pensamentos e conseguem escolher boa parte das emoções que vão sentir.
Para refletir:
A importância da inteligência cognitiva em nossas vidas é de fato indiscutível na hora de conquistar um emprego. Entretanto o que garante que permaneça nele por longos anos e talvez até conquistar promoções é a Inteligência emocional. E, como para conquistar o sucesso,o primeiro passo parece ser aprender a conduzir as emoções com maior inteligência,não podemos deixar de levar em conta a afirmação de alguns cientistas de que existem no ser humano duas mentes: a que raciocina e a que sente. Razão e emoção. Não se deve ser 100% razão e nem tão pouco 100% emoção. O bom senso, que felizmente ainda não morreu, nos recomenda que é sempre aconselhável preservar o equilíbrio.
Para viver em equilíbrio a cabeça e o coração precisam realmente um do outro? Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.