terça-feira, 17 de janeiro de 2012

São tantas emoções! IE- última parte

Segundo Aristóteles: "Qualquer um pode zangar-se,isso é fácil; mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa,na hora certa,pelo motivo certo e da maneira certa, não é nada fácil".

Daniel Goleman,psicólogo e cientista,autor do livro "A Inteligência Emocional" (Editora Objetiva)em sua teoria apresentada no livro, afirma que o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da racionalidade do indivíduo. O texto de Goleman é um alerta para os educadores,tanto pais quanto professores,que,na maioria das vezes alheios à vida sentimental das crianças, contribuem para que o amor se atrofie,formando adolescentes,jovens e adultos insensíveis aos sentimentos dos outros, desrespeitosos mesmo, além de  profunda imaturidade emocional. 

A capacidade que o profissional tem de administrar suas emoções para alcançar seus objetivos,é a inteligência emocional.É essencial que a pessoa saiba lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações,para  que a pessoa consiga desenvolver um ambiente harmonioso e, ao mesmo tempo alcançar êxito em idéias e resultados.

Quando Goleman afirma que a cabeça e o coração precisam um do outro,essa verdade é confirmada a todo instante nos relacionamentos interpessoais.Por qualquer motivo de estresse,algumas pessoas têm verdadeiros momentos de fúria sem pensar nas consequências futuras.Suas pesquisas abrem discussões polêmicas e constrangedoras quando se fala em  autocontrole. Também nós não sabemos às vezes nem reconhecer nossas emoções, quanto mais levá-las à sério para mantê-las sob controle.

Uma coisa é certa: profissionais podem ser contratados por suas habilidades,mas também demitidos por problemas de relacionamento com os outros e com situações de conflito.Percebeu porque a razão e o coração precisam estar unidos?

Neste milênio parece que a tendência é considerar o indivíduo como"unidade básica de mudança":a pessoa deverá ser capaz de mudar a si mesma para que consiga mudar a sociedade.Resumindo,estão sendo valorizadas pessoas que sejam capazes de através da introspecção conhecer suas emoções e quais precisam ser controladas e modificar, para melhor o entorno.

O aumento da autoconsciência,a aquisição de competência para lidar com situações de conflito visando manter o otimismo e a perseverança, apesar das frustrações do cotidiano, são apontados como meio de construção do processo de maturação emocional das pessoas.É esta maturação emocional que vai contribuir para aumentar a capacidade de *empatia e envolvimento com o semelhante.

Concluindo:
A Inteligência Emocional tem  cinco componentes essenciais a saber: auto-percepção- conhecer a si mesmo, reconhecer suas emoções; autocontrole- dominar as próprias emoções e seu humor; auto-motivação- realizar tarefas que forem necessárias para atingir objetivos independente das circunstâncias; empatia - capacidade de conviver em paz com as pessoas, comunicar-se de maneira espontânea e cooperativismo ou práticas sociais- capacidade de trabalho em equipe

Nos comprometendo com os estudos de Goleman estaremos aprendendo a conquistar o domínio das nossas emoções para termos maior chance de celebrar a vida com mais amor e entusiasmo, administrando com competência e segurança o cotidiano harmonioso,feliz.

No profissional que visa o sucesso profissional procura  ser competitivo e para isso precisa incorporar as competências essenciais da Inteligência emocional.


* A empatia tem uma importância muito grande no controle das emoções nos relacionamentos pois à medida que nos colocamos no lugar do outro, a pessoa poderá melhor avaliar como se comportar e fazer uma comparação,se acontecesse com ela a mesma situação se lhe causaria sofrimento ou não. A empatia é ainda procurar ver a realidade com os olhos do outro,para perceber como se sente,perceber suas causas, se identificando com o outro.

                                                                                                       Texto adaptado.
                                                                                                        Seleção e adaptação TGSCouto.
                                                     
                                                           





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.