Você caro leitor que me deu o prazer da sua visita acessando a nossa página,saiba que você faz parte do seleto grupo de pessoas que gostam de ler. O que talvez ainda não saiba é que é possível sim aprender a gostar de ler. As ações devem começar obviamente na família: Deixar as crianças manusearem os livros e os adultos cultivarem o hábito de ler para elas. Desde o momento que aprender a falar,deixar que leiam a imagens e contem o que viram em um passeio,numa festa... A leitura de mundo precede a leitura de palavras.
Entretanto,parece que a maioria dos pais não dispõe de tempo para a formação dos filhos delegando essa prática à escola.
O exemplo dos adultos é um bom começo se quer que a criança leia.
Porém,o que se tem observado é que muitos adultos,incluindo professores,não sentem prazer na leitura. Por isso não sentem entusiasmo em desenvolver, com prazer, a arte de ler nas nossas crianças. Não estará aí uma das causas do fracasso escolar em leitura e escrita?
Segundo pesquisa realizada pela Cãmara Brasileira de Livros, a maioria das pessoas declarou que não lê por falta de tempo. E,como nunca temos tempo para as coisas que para nós não tem muita ou nenhuma importância,parece que por trás dessa resposta, estão os problemas da falta de motivação, de curiosidade,de dificuldade de introspecção,quando se refere a eleitores que pode atingir tanto o professor quanto o aluno.
É importante,desde o início do período da Educação Infantil ensinar à criança que através da leitura,é possível atingir alívio,autoconhecimento,segurança,aprendizagem, e alegria.
Se todos os adultos que, de alguma forma participam do desenvolvimento do processo educativo da criança usarem a leitura e a escrita em sua vida profissional e no dia-a- dia de forma prazerosa,todos terão bom desempenho nessa área e formarão bons leitores.
Todo país,segundo pesquisas de órgãos do MEC é formado ao mesmo tempo por analfabetos - ainda não sabem ler; analfabetos funcionais - não conseguem interpretar textos e tem muita dificuldade na escrita; alfabetizados- dominam a prática da leitura e escrita; leitores médios e leitores de alto nível.
Vivemos na era virtual e, se a criança não souber ler e interpretar muito bem, seu sucesso futuramente poderá estar comprometido. Especialmente se esta criança for da classe popular, dos menos favorecidos socialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.