segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Você é bom de copo?


 
Não é mera questão de elegância beber um vinho como manda o figurino. Há sempre uma razão prática: extrair da bebida o máximo de sabor - e de prazer. Nunca encha o copo ao servir o vinho branco. Se encher vai acabar bebendo vinho morno. Se escolher vinho suave para acompanhar prato condimentado,não sentirá o paladar da bebida.

O vinho tinto deve ser servido em temperatura ambiente. Se o dia estiver muito quente -o que é comum no Brasil - abra a garrafa e coloque-a na geladeira por 10 minutos, só pra  resfriar. O que não se deve fazer é colocar gelo no vinho. Altera o sabor.
O vinho tinto encorpado acompanha bem os assados e carnes de caça.Tintos suaves acompanham bem  aves  o arroz de forno,massas,tortas e folhados.

Os peixes,moluscos,crustáceos devem ser acompanhados por vinhos brancos e rosés gelados. Para ostras o ideal é o branco seco. Para frutas,o branco meio doce. O vinho doce-ideal para servir após as refeições - não deve ser gelado. E, para depois do café,que tal um cálice do Porto?

Segundo estudiosos, o consumo excessivo de qualquer bebida alcoólica associado a fatores de risco ( como obesidade,colesterol alto,hipertensão) pode favorecer o surgimento de moléstia cardiovasculares. O álcool aumenta ainda o risco de desenvolvimento de câncer de mama e do intestino grosso. Portanto,por razões de saúde não se deve incentivar o uso indiscriminado de bebidas alcoólicas,inclusive o vinho.

Em se tratando de vinho ou qualquer outra bebida alcoólica, beba com moderação, ou seja, no máximo duas taças de vinho ao dia. Abraços TGSCouto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.