domingo, 27 de novembro de 2011

Venceremos, se lutarmos


Nada se consegue realizar, ou levar outros a realizarem, com perfeição sem forte convicção. Jesus disse: “Sigam-me”.E uma verdadeira multidão o seguia por toda parte e até hoje o número dos seus seguidores é incontável. Desde a Antiguidade, os homens que conseguiram realizar grandes feitos tinham convicção inabalável. O mundo que nos envolve, manifesta-se de acordo com a nossa mente e, portanto, você que é líder, não conseguirá a colaboração de ninguém, se declarar: “Olha, não sei se vou conseguir fazer o que pretendo, mas em todo caso, talvez dê certo, por isso, sigam-me! Ou se pensar: Eu gostaria de realizar isto, mas não sei se vou conseguir. Eu acho que é impossível para mim. 

Assim narrou Tereza, profissional da Educação já em final de carreira:
Perdi minha mãe muito cedo, pessoas de muita fé em Deus, nível elevado de instrução e grande generosidade decidiram cuidar de mim, criança de origem muito humilde e dotada de grande vontade de vencer. Era ainda pequena, quando decidi ser professora. Mesmo muito nova ainda nos primeiros anos de escolaridade, pensava: “Já sou professora. Muito obrigada”. Como uma espécie de treinamento, comecei a dar aulas para os empregados e seus filhos no sítio onde morava. “Quero ensinar a todos a escrever pelo menos o seu próprio nome”- dizia na época. Esforcei bastante nos estudos preparatórios. Por conseguinte, pude matricular-me no colégio Normal para Formação de professoras - “graças ao amor de Deus”, disse Tereza. ”Por detrás do meu êxito, havia o amor cheio de calor da minha querida mãe adotiva, que todas as noites beijando-me na testa dizia: “Deus te abençoe minha filha. “Amanhã, dê o melhor de si nos estudos”, e ainda havia as palavras de encorajamento dos seus filhos e amigos - continuou.  “Pude assim ingressar  na carreira do Magistério e adquirir uma forte confiança em mim e o sentimento de gratidão”- concluiu. E procurava retribuir com colaboração e dedicação, o apoio que recebia da família adotiva e dos bons amigos que a orientavam com excelentes sugestões. Ter  bons pais  que procuram incentivar os filhos e  bons amigos,especialmente se experientes,significa ser abençoado  com um tesouro de maior valor do que uma grande quantia em dinheiro. De fato,pais (biológicos ou não) fascinantes e amigos que querem o nosso bem, são “coisas maravilhosas” que não tem preço.

Você também consegue fortalecer a sua convicção e o seu desempenho profissional quando mentaliza: “Meu Deus, eu sou tua(teu) filha(o). Sei que vive  em mim e por isso tenho uma capacidade infinita. Por favor, ajude-me a descobri-la. E enquanto aguarda o momento da vitória se dedique ao estudo  e às boas leituras; participe de cursos, seminários e palestras ou outros meios que possam  contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional. Mesmo possuindo a gasolina da convicção, se não pisar  no acelerador e não der partida no carro, o veículo não chegará no local desejado.  Mantendo a convicção de que é capaz,é portanto,como colocar gasolina de boa qualidade no carro; e estudar verdadeiramente com confiança,esforçando-se o mais que puder, é como pisar no acelerador.
Não se esqueça de que a convicção, a fé é a força propulsora, porém é imprescindível também  bastante esforço para se tornar um vencedor.

Eu ainda não consegui chegar onde pretendo porém estou a caminho.Enquanto acreditarmos nos nossos sonhos,  enquanto  conservarmos Deus no coração e grande desejo de vitória, há forças e possibilidades  para superação. 
                                                                   Big abraço.  TGSCouto

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Caminho para vencer a tristeza

 







Ei! Sorria! Não tenha uma expressão sombria. É preciso contribuir para tornar este mundo mais agradável.

Lute corajosamente para dominar a tristeza e vencer a solidão trabalhando ardorosamente para o bem do próximo, pelos que sofrem pelos que precisam de algum tipo de ajuda. E quando, lembrando-se dos seus atos passados, perceber que a sua vida fora útil a alguém, já não se entristecerá, não será solitário, e jamais se julgará insignificante pois terá a certeza de que Deus o(a) abençoa e está ao seu lado,contente com você.

Se você é uma pedra preciosa,um raro diamante, não procure ser elogiada(o) pelos outros,você não precisa disso lembre-se; pense em ser elogiada(o) por Deus.Quem procura ser elogiado pelos outros, deixará de fazer um bom trabalho quando ninguém o vê, e será desprezado quando for surpreendido sem estar fazendo nada de bom, ou o  que é ainda pior, em mau estado. Aquele que procura ser elogiado por Deus faz o melhor possível sempre, mesmo que não haja ninguém olhando,pois sabe que Deus tudo vê e por isso será parabenizada(o) também pelos homens.E terá a consciência tranqüila e alcançará o sucesso desejado mesmo que diante das pessoas menos experientes possa parecer que fracassou na vida. O que conta é a força interior que conquistará e com ela uma capacidade extraordinária para superar os obstáculos.

Você é no mundo uma pedra preciosa ou um simples pedregulho? Uma jóia preferida por Deus ou um simples caco de telha?  A classificação acontecerá quando você “cavando”,olhando para dentro, descobrir a si próprio e quanto mais responsabilidades assumir sem reclamar.

Você prezada(o) amiga(o) é, com certeza, uma das jóias preferidas de Deus que lhe ama muito. É preciso que tenha fé. Que acredite que Deus (ou qualquer outro nome que você dê a Ele) está dentro de você e dá forças para tudo vencer.Até mesmo a tristeza. Não há razão para ser triste!Só é preciso nos colocar nas Suas mãos e vivermos o presente intensamente.Bjos, Tereza

.



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Se

          
Um dos mais belos poemas de pai para filho. O pai cria os filhos para a vida e este poema traz uma bela lição de como  se tornar  um ser humano de verdade especialmente nos relacionamentos com as pessoas que se encontram conosco pelas estradas da vida. Então vamos lá compartilhar  mais esta “jóia”.

Se és capaz de manter a tua calma quando
Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando estão todos duvidando,
E para esses, no entanto achar uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretensioso;


Se és capaz de pensar --sem que a isso só te atires,
De sonhar --sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste,
E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,
E refazê-las com o bem pouco que te reste;


Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles ainda existe,
E a persistir assim quando, exaustos, contudo
Resta a vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!";


Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes
E, entre reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
Se a todos podes ser de alguma utilidade,
E se és capaz de dar, segundo por segundo,
Ao minuto fatal todo o valor e brilho,
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo
E o que mais --tu serás um homem, ó meu filho!
           ----------------------------------------------------------------------------------------
If

If you can keep your head when all about you
Are losing theirs and blaming it on you,
If you can trust yourself when all men doubt you
But make allowance for their doubting too,
If you can wait and not be tired by waiting,
Or being lied about, don't deal in lies,
Or being hated, don't give way to hating,
And yet don't look too good, nor talk too wise;

If you can dream--and not make dreams your master,
If you can think--and not make thoughts your aim;
If you can meet with Triumph and Disaster
And treat those two impostors just the same;
If you can bear to hear the truth you've spoken
Twisted by knaves to make a trap for fools,
Or watch the things you gave your life to, broken,
And stoop and build 'em up with worn-out tools;

If you can make one heap of all your winnings
And risk it all on one turn of pitch-and-toss,
And lose, and start again at your beginnings
And never breath a word about your loss;
If you can force your heart and nerve and sinew
To serve your turn long after they are gone,
And so hold on when there is nothing in you
Except the Will which says to them: "Hold on!"

If you can talk with crowds and keep your virtue,
Or walk with kings --nor lose the common touch,
If neither foes nor loving friends can hurt you;
If all men count with you, but none too much,
If you can fill the unforgiving minute
With sixty seconds' worth of distance run,
Yours is the Earth and everything that's in it,
And --which is more-- you'll be a Man, my son



Rudyard Kipling
Tradução de Guilherme de Almeida
Seleção TGSCouto.