quarta-feira, 26 de outubro de 2011

AS TRÊS PENEIRAS DE SÓCRATES

 
          Imagem:  o amordedeusvive.com.br

“ E por que repararas tu no argueiro que está no olho do seu irmão e não vês a trave que está no teu olho? “  Mateus 7:3
 
Neste versículo do Evangelho de São Mateus, Jesus nos lembra que todos nós percebemos com a maior facilidade coisas em nossos colegas que achamos que poderiam ser melhores, em nossa percepção dos fatos, e aí costumamos fazer comentários sobre a vida alheia. Estes boatos que, por nossa natureza humana, temos o hábito de espalhar, tomam a forma da chamada “fofoca”.

Conheço, há bastante tempo, este inspirado texto que circula na web. Desconheço o autor, porém há quem o atribua ao filósofo ateniense Sócrates.

“Teria Augustus procurado Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa que me disseram a respeito de “Fulano”!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. O que queres me contar gostaria que os outros também falassem a seu respeito? Ou não?

 Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que absolutamente não.

- A terceira peneira é a da NECESSIDADE. Pensaste bem se é necessário o que vieste falar a respeito do”Fulano”? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?

-Necessário? Na verdade, não.

- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.”

Um comentário:

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.