quarta-feira, 20 de novembro de 2013

As crianças aprendem o que vivem.



Se as crianças convivem com as críticas,
aprende a condenar.
Se convivem com a hostilidade,
aprende a discutir.
Se a criança convive com o escárnio,
aprende a ser acanhada.
Se convive com o estímulo,
aprende a ser confiante.
Se a criança convive com o elogio,
aprende a ter apreço.
Se convive com a retidão,
aprende a ser justa.
Se a criança convive com a segurança,
aprende a ter fé.
Se convive com a aprovação,
aprende a amar.
Se a criança convive com a aceitação e a amizade,
aprende a descobrir o amor no mundo.
                                                            Dorothy Law Noite.

domingo, 17 de novembro de 2013

Para refletir:

Na unidade cósmica do Universo,Tudo é.Tudo vive.Tudo se movimenta.

O homem, embora  quase nunca se lembre disso, é uma pequeníssima parcela de Tudo que a Tudo está ligado e que de Tudo depende porque, no Universo, tudo depende de
Tudo
e que tudo está relacionado com Tudo.

"O homem se julga a parcela mais
 importante de tudo. Talvez ignore que
A importância do homem no Universo
 é  exatamente igual à importância de qualquer outra
coisa,
porque no Universo tudo é importante.

"O Universo não despreza a menor das suas
criaturas pois sabe que depende de todas para
continuar existindo.

O homem despreza.
O homem despreza  o próprio homem!
E considera-se digno do maior respeito
por parte de todas as outras criaturas do
Universo.
E tomou posse de tudo como se dono fora,
como se no Universo pudessem existir
 proprietários e coisas e pessoas a serem possuídas.
No Universo tudo pertence a Tudo
e ninguém é dono de nada.

No Universo as coisas são um bem comum:
- o sol não cobra a luz com que ilumina
igualmente todas as criaturas,nem o ar se recusa a ser respirado
por este ou aquele."

Amigos, aprendi que para ser feliz é preciso saber pisar neste chão
com humildade e gratidão.
Ninguém é melhor ou pior do que ninguém. Somos todos iguais e se observar bem, a pessoa considerada melhor algumas vezes é capaz de cometer horrores e a que consideram pior, muitas vezes é capaz de atos nobres. Tudo depende mais  das circunstâncias do que da essência de cada um...

Uma feliz semana para você e sua família. Fiquem com Deus. Muita paz!





terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ser diferente é normal! Parte 1


Curioso é que mesmo  numa  época em que qualquer tipo de preconceito é considerado crime,quando se percebe ou se fala em "diferente",uma suposta noção de inferioridade, de menor valor,ou de alguém ou algo que não merece atenção,cuidado e nem respeito,por não seguir os padrões consensuais ou regra geral,logo vem à tona. Isto porque  a sociedade atual é  fortemente marcada pela padronização de muitos valores crenças e comportamentos considerados "ideais". Uma verdade pré determinada é transmitida a todos como se fosse única,absoluta e socialmente aceita. 

E nesta cultura a organização social  pode representar uma noção falsa de  igualdade de oportunidades. No entanto, o que se percebe de fato ao longo do tempo, é  que na maioria das vezes trata-se de uma pseudo-igualdade onde predomina o individualismo ao invés do reconhecimento  e a valorização da pessoa.

Isto conduz não raro à imposição dos "mais fortes" sobre os "mais fracos" e a desvalorização  das diferenças. Daí uma organização que aceita e reforça preconceitos e discriminações como se fossem naturais.

É necessário para o verdadeiro progresso da sociedade,mais valorização dos talentos naturais do outro independente da sua aparência ou condição social.

Como disse Brahma Kumaris na sua definição de tolerância:  é aceitar as diferenças,entender que nem todas as pessoas são como eu gostaria que fossem. Não posso mudá-las mas posso mudar minha visão em relação a elas. Descobrir pelo menos uma qualidade em alguém é o primeiro passo para transformar a  rejeição em aceitação

Um forte abraço.Fique com Deus. Muita paz!