quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Dicas preciosas para pais e educadores.







"Os pais criam os filhos autônomos quando lhes ensinam aquilo que precisa ser feito, da maneira que acreditam ser correta, capacitando-os para a vida e não os abandonando a própria sorte. Não é preciso se preocupar com o momento de solta-los, pois eles mesmos caminharão com as próprias pernas para fazer tudo o que lhes foi ensinado.
Quando for cobrado, verifique o que foi assimilado e complete com as orientações que ache que ficou faltando.
Entretanto, tenha isso em mente: a base para desenvolver a autonomia está em ensinar a seus filhos os valores que você acredita serem corretos e estabelecer regras convenientes. E também deixar claro aquilo que espera deles.

Pais capacitados a educar os filhos sabem dar responsabilidade a eles,sabem até onde exigir
deles, e não exige nem a mais e nem a menos que isso; não extrapolam e nem se omitem e têm a autoridade para impor a disciplina necessária. Se você deseja ser um bom pai ou uma boa mãe, deve – e pode – aprender a fazer tudo isso.
Um casal só se capacita na tarefa de ser pai e mãe por meio de muito diálogo,muito interesse muita paciência e determinação. O resultado sempre vale a pena.
Os pais têm que ter autoridade. Ela é conquistada com respeito, posicionamento, valor e determinação. As crianças  conseguem reconhecer alguém com autoridade e obedecem a voz de comando.
Deixar os filhos à vontade para fazer o que quiserem torna-os inseguros, sem rumo e infelizes.
Se não há quem as oriente e as controle, as crianças, em geral, ficam perdidas, não sabem o que fazer. Quando isso acontece, e filhos autônomos, filhos felizes."

                                                                                (Cris Poli – Super Nani)



Amada e amado, sempre tive orgulho de ser professora.Digo com orgulho: Sou professora!Mesmo tendo me aposentado há um ano,acredito que não poderei nunca eliminar a marca indelével que esta profissão,exercida por mais de quatro décadas deixou em mim. Para mim foi e é um privilégio que me enche de satisfação. Após mais de quatro décadas no exercício da profissão posso dizer com toda sinceridade que não trocaria a minha profissão por nenhuma outra, apesar da desvalorização do educador, o que de vez em quando me deixou, confesso, com muita vontade de desistir. Mas,digo com franqueza, se possível fosse, começaria tudo outra vez, com a mesma dedicação, à mesma atenção e carinho no atendimento aos pais e amor com as crianças,esperança do mundo.

Atualmente vendo o descaso de alguns pais  pela educação de seus filhos delegando a outros a responsabilidade pela sua formação, meu coração se enche de tristeza. A experiência me ensinou que compete aos pais delinear o tipo de educação que querem dar ao seu filho ou sua filha,especialmente no que se refere a  formação de valores essenciais para o convívio social tal como o respeito, a solidariedade, a generosidade... À escola compete ensina como pesquisar, processar as informações e formar o conhecimento. Deve também, na minha opinião, enriquecer a formação social do aluno para que ele aprenda a ser e a conviver.

Porque a maioria das minhas joias preferidas e dos mais preciosos diamantes que encontrei foram durante a preparação e o exercício da minha profissão,amo compartilhar sugestões e dicas relacionadas  à educação.  

Um forte abraço para você Fique com Deus e que Ele abençoe a todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.