Do ponto de vista prático e com base em inúmeras pesquisas,podemos garantir que todas as crianças estão abertas ao conhecimento. Para isso, é necessário que os pais ou adultos responsáveis dediquem um tempo especial com bastante dedicação e interesse para as crianças sob sua responsabilidade. Com certeza a demonstração de interesse,por parte de responsáveis pela criança em relação à escola, é muito necessária.E não somente participar de reuniões de pais e mestres mas também procurar a escola para uma visita intencional,se envolver na vida escolar da criança,manter amizade com os professores,direção e coordenação pedagógica da escola de seu filho, é o mapa da mina para o sucesso da criança no processo.
Foi comprovado cientificamente que nem sempre o desânimo aos estudos e o desinteresse pela escola são sintomas de deficiências ou transtornos de aprendizagem. Não raro são consequência ou o reflexo de inadaptação da criança aos métodos, aversão pelo professor ou pelos colegas de turma e ainda pelo desinteresse dos pais por sua vida escolar. Quando a criança ouve em casa os pais falando das dificuldades de aceitação por algum professor ou sua metodologia de trabalho, a criança pode tomar também para si as mesmas dificuldades (psicossomatização) e demonstrar esta dificuldade pelo desinteresse nas aulas e no relacionamento na escola.
Em casa, como já dissemos anteriormente em outro texto já publicado, é preciso impor disciplina e limites aos horários de dedicação aos estudos.Organize os horários da criança para que o tempo no computador,assistir programas na TV, estar com os amigos, etc. não prejudique o tempo de rever em casa os conteúdos trabalhados em sala de aula ou estudar para atividades avaliativas. Faça com que a criança compreenda que a valorização dada aos estudos seja mais importante que outras coisas que mais gosta. Desta forma, ela entenderá suas responsabilidades,os direitos e deveres. Não há dúvida que atualmente,os pais correm o dia inteiro para dar conta das responsabilidades.Suam a camisa para conseguir dar o melhor,ou em alguns casos, até mesmo o essencial aos filhos.Cada dia sobra menos tempo para o diálogo em casa, devido ao pouco tempo que a família consegue passar junto. Este tempo, mesmo reduzido, deve ser de qualidade. E não se pode esquecer de algumas regras fundamentais dentro do lar como a disciplina. Quando falta a disciplina,nada irá compensar, nem mesmo pagando os melhores colégios para os filhos ou adquirindo objetos de tecnologia de ponta.É preciso que os pais se conscientizem que os professores,transmitem conhecimentos dentro do âmbito da Instituição.O que se refere a interação com o outro, respeito e relacionamento em geral, compete à família. Jamais transfira para a escola por mais bem avaliada que seja, uma questão que deve ser desenvolvida em casa, e desde o nascimento.
É imprescindível dar aos filhos instrumentos e condições disciplinares para que isso se desenvolva. Quando os pais fazem de tudo para dar uma boa educação ao filho, jamais deverá sentir culpa se não houver correspondência com esse esforço que fez. É preciso que os pais tenham em mente que o mundo em que vivemos exige de seus filhos determinação, persistência nos objetivos e muita disciplina.Nada na vida é dado de graça, é uma certeza que os filhos devem entender desde pequeninos.O mercado de trabalho exigirá bons profissionais e o único caminho para ser bem sucedido quando adulto,é através dos estudos e no desenvolvimento do senso de justiça,respeito, humildade,solidariedade e outros valores também fundamentais para viver e conviver. E então estarão preparadas para o que virá pela frente.
Um forte abraço. Fiquem com Deus e que ele abençoe você e sua família. Saúde, sucesso e muita paz.