segunda-feira, 16 de maio de 2016

Um instante Cívico- parte 1

 PÁTRIA AMADA,IDOLATRADA?
Sei que não se pode viver somente de recordações,mas é sempre bom,especialmente em momentos de grande consternação, relembrar fatos que marcaram nossas vidas.

Quando pequena, aprendi com minhas professoras a amar e cultuar o nosso País e tudo que o simbolizava e representava. Diariamente, antes do início das aulas,todos os alunos,perfilados e com muita seriedade,prestávamos nossa homenagem à Pátria, entoando o Hino Nacional, acompanhando com olhares atentos a bandeira que tremulava no ar,desfraldada pela diretora escolar. E à medida que fui crescendo, crescia também o amor à Pátria e o respeito aos símbolos nacionais que as escolas procuravam cultivar em seus alunos.No dia da Pátria,desfilando pelas ruas da cidade segurando orgulhosamente uma Bandeira Nacional,meu coração batia descompassadamente e parecia querer estourar tão grande era a emoção. Eu vibrava. Quanta responsabilidade! Era a minha querida Pátria em minhas mãos!

Atualmente, lembrando a letra do Hino nacional e a Bandeira do meu País,consternada questiono:Pátria amada e idolatrada?  Onde está meu querido País, a sua terra dourada? E a sua bandeira? Por quê não  se pode gritar mais o que nela foi escrito? "Ordem e Progresso".Ordem? Ordem é o que mais falta e não pode haver progresso numa terra sem ordem. Onde está seu valor e sua riqueza? Onde está a brava gente que não faz nada para ajudar a Pátria amada? 

O solo ainda pode ser considerado mãe gentil  de que todos podem desfrutar? 

O filho da Pátria não foge à luta.Todos os dias sai bem cedo de casa para trabalhar e volta bem tarde. De fato, não teme  a morte que pode lhe pegar na próxima esquina ou numa fila do SUS, enquanto aguarda sua vez de ser atendido,mas teme a justiça de seu país. Esta é a clava forte? Para quem?

Este é o país do samba, da praia e do futebol? Não o País que milhões de pessoas conhecem....

Pátria amada? Idolatrada? Naturalmente! Nisto concordamos.Afinal, quem não ama sua terra?  No passado, houve honra e glória?  Não sei,mas esperamos  a paz e o progresso no futuro. A paz que só a justiça imparcial e o amor verdadeiro à Pátria,às suas coisas, sua gente, pode proporcionar .

                                                                                                        ... continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.