terça-feira, 6 de outubro de 2015

Qual é a melhor solução?



No caso da birra,a melhor solução é ignorar,segundo a psicóloga Ana Paula. Batendo ou colocando os pequenos de castigo, não é a melhor solução para driblar o problema. "Discutir,gritar, bater ou ceder,é uma forma de demonstrar que está dando atenção a esse comportando,aumentando assim as chances de ele continuar ocorrendo", adverte.

Por outro lado, quando o comportamento é ignorado, a frequencia  acaba diminuindo. A  psicóloga explica a dinâmica: " Sem platéia não há show. Além disso, a atitude dos pais de bater ou gritar com os filhos,é um modelo inadequado de se educar podendo contribuir para o aprendizado de comportamentos agressivos.

Uma das maneiras de as crianças aprenderem, é observando o comportamento das pessoas. Uma das melhores formas de ensinar  é pelo exemplo. Por isso, a psicóloga Ana Paula recomenda a não fazer o que não deseja que os filhos façam.

Os pais devem ensinar aos filhos comportamentos adequados como habilidades sociais,por exemplo,cuja aprendizagem possa prevenir possíveis problemas de comportamento. Segundo estudos," crianças com habilidades sociais se relacionam melhor com as pessoas e têm menor risco de apresentarem problemas  psicológicos na infância,tais como, timidez,fobia social,depressão e ansiedade".

Ana Paula alerta que, ao ceder à birra,os pais estão ensinando a criança que tal comportamento é efetivo para lidar com frustrações e, portanto,ela continuará agindo assim."Quanto mais os pais cedem,mais frequentemente a criança fará birra",explica.

Amar os filhos não é fazer ou dar tudo o que eles querem,ressalta ela, mas ensinar limites e o seguimento de regras. Assim, a criança vai aprendendo o que é certo ou errado,construindo seus valores.

Ao contrário, se os pais cederem a todos os desejos dos filhos,o resultado será a  intolerância à frustração."Podem tornar-se pessoas com dificuldades para lidar com limites e resolver problemas," adverte a psicóloga.

Além disso, essas crianças poderão apresentar sérios problemas de comportamento antissocial no futuro, como mentir,agredir,destruir e até mesmo roubar,podendo ser rejeitadas pelos colegas.
                                                                                                                              Denise Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.