segunda-feira, 20 de abril de 2015

Fique de olho na alimentação do seu filho


 Olá amigas mães, prezados pais e responsáveis, muito me preocupo,quando na hora da merenda,alguns alunos, e não são poucos, aceitam somente arroz mais nada. Nem ao menos feijão. Isto me levou a me lembrar da época em que meus filhos eram pequenos e eu fazia questão em cada  fase da infância deles, pedir que o pediatra acompanhasse a alimentação deles e nos fornecesse um cardápio diversificado para que seu desenvolvimento ocorresse de maneira saudável. 

Acredito que, se nossas crianças à partir de  dois anos não aceitam alimentos variados, talvez seja porque não lhe foram oferecidos desde cedo cardápio variado para que fosse se acostumando com diferentes paladares.

Compartilho com vocês hoje, pesquisa feita em documentos do Ministério da Saúde



"Os alimentos enriquecidos com vitaminas e minerais servem para complementar a alimentação da criança.

As bebidas lácteas, achocolatados, biscoitos e tantos outros quitutes enriquecidos não são condenados pelos especialistas, mas nunca devem substituir as refeições.

Mesmo contra a vontade delas, os pais devem incluir no cardápio infantil alimentos ricos em ferro, encontrado nas carnes, vísceras e vegetais escuros como o brócolis e couve. Se essas folhas estiverem batidas num suco de fruta cítrica, melhor ainda. As frutas cítricas têm vitamina C, que facilita a absorção do ferro.

Esses alimentos, se bem disfarçados, auxiliam na prevenção e combate a anemia. A criança anêmica pode ter dificuldade de atenção e atraso no desenvolvimento físico e intelectual.

Outro equívoco dos pais é ceder as manhas da criança que não quer comer substituindo a alimentação por substanciosas mamadeiras. Isto pode prejudicar o fortalecimento de toda estrutura da boca, levando a um mal funcionamento da mastigação, dentição e respiração."

                                                                   Fonte: Ministério da Saúde.




A alimentação e a nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Mais do que isso: são direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida. Conheça os dez passos da alimentação saudável para crianças brasileiras menores de dois anos:

-Passo 1:

Dar somente leite materno até os seis meses,sempre que possível, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos;

-Passo 2:

A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual, outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais;

-Passo 3:

A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia, se já tiver desmamado;

-Passo 4:

A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança;

- Passo 5:

Aalimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; deve começar com consistência pastosa (papas, purês) e, gradativamente, deve ter sua consistência aumentada, até chegar à alimentação da família;

-Passo 6:


Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.