À medida que o tempo passa,mais aumenta a certeza de que é impossível a Escola sozinha realizar o trabalho de educar com qualidade social.Vejo a Educação como um tripé que se todos não estiverem igualmente envolvidos, e não abraçarem a importantíssima causa de educar para a melhoria social, muito vai ainda ficar faltando para o alcance de metas reais no que se refere à formação integral de nossas crianças..
Isto porque o trabalho de educar,creio que a maioria já está conscientizada disso, requer a união entre a Escola, a Família e Comunidade uma vez que a escola não pode se responsabilizar sozinha pelo sucesso ou fracasso do aluno.
No primeiro dia de aula, quando chegam na escola, todas as crianças trazem no semblante o desejo de conhecer o novo, de explorar as possibilidades.
Ao chegar, a tendência do aluno é sempre gostar do professor, da escola. Trata-se de uma experiência diferente e, como tudo que é diferente, encanta e seduz.
Ao educador compete manter acessa essa chama para que o sonho não esmoreça. Segundo Paulo freire,o mais nobre papel do professor é de gerenciar sonhos. E completa dizendo que:
"Professor é aquele que gosta de viver". E completamos: Gosta de viver, e de gente.
É essencial gostar de viver e de gente para quem tem esse nobre mister de educar. No entanto, dentro da estrutura atual da sociedade, somente gostar de gente não basta
E todos os educadores por excelência: Pais,professores, diretores, funcionários, profissionais da saúde são todos personagens que devem atuar juntos num palco onde,artistas com talentos diferentes, convivem alunos e alunas que produzem,ensaiam e interpretam uma parte importante do texto da vida, de uma sociedade melhor para todos.
Um forte abraço. Fique com Deus. Paz e Bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.