domingo, 11 de maio de 2014

Dia das Mães.

O dia dedicado,especialmente, a toda mulher que é mãe, foi idealizado por uma professora primária americana,Ana Jarvis,em 1907,depois da homenagem que um grupo de amigos prestou, no segundo domingo de maio,à memória de sua mãe. A professora,então emocionada,dedicou a homenagem a todas as mães do  mundo.Posteriormente,em maio de 1914,o presidente Woodrow Wilson assinou um decreto,oficializando a data comemorativa do Dia das Mães nos Estados Unidos: a partir de então no segundo domingo de maio.

No Brasil, coube à Associação Cristã dos Moços de Porto Alegre a iniciativa de introduzir a menção dessa data,promovendo em 1919 uma solenidade da qual foi presidente o escritor Álvaro Moreira e oradora oficial a poetisa Júlia Lopes de   Almeida. A partir daí, a data passou a ser festejada em outros estados brasileiros,até que em junho de 1931 a presidente do 11º Congresso Internacional Feminista,Alice Toledo Tibiriça, dirigiu ao presidente Getúlio Vargas uma mensagem, solicitando a oficialização da data,o que veio a ocorrer pelo decreto nº 21.336 de 5 de maio de 1932.

A todas as mães do mundo que como uma boa rainha que é tem o olhar cheio de amor, ternura e bondade que na matemática da vida dividem tudo ao meio até a sua metade, com muito carinho, a nossa homenagem:

Minha Mãe
Beijo-te a mão, que sobre mim se espalma
Para me abençoar e proteger.
Teu puro amor o coração me acalma,
Provo a doçura do teu bem querer.

Porque a mão te beijei, a minha palma,
Olho,analiso,linha a linha, a ver
Se em mim descubro a um traço de tua alma.
Se existe em mim a graça do teu ser.

E o M gravado sobre a mãe aberta,
Pela tua clareza,me desperta
Um grande enlevo,que jamais senti:

Quer dizer-Mãe-este M tão perfeito,
E, com certeza em minha mão foi feito.
Para,quando eu for grande,pensar em ti.
                                                               Martins Fontes
                                          
Este poema,quando era bem pequena  decorei para recitar na escola em uma homenagem às mães.Mesmo que nem minha mãe biológica, que perdera aos cinco anos de idade, e nem a minha mãe de coração estivessem presentes, pensando nelas, foi com o coração ardendo e a voz trêmula de emoção que  recitei o poema acima, que hoje dedico a você que é mãe,biológica ou de coração, pedindo a Deus que abençoe sua vida e a dos seus filhos. Um forte e carinhoso abraço.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Declaração Universal dos Direitos do Homem.



ART.XXIII

"1. Todo homem tem direito ao trabalho,à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho, e à proteção contra o desemprego.

2. Todo homem,sem qualquer distinção,tem direito a igual remuneração por igual trabalho.

3. Todo homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória,que lhe assegure, assim como à sua família,uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão,se necessário,outros meios de proteção social.

4. Todo homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de  seus interesses."


Esta declaração  universal dos direitos do homem  é realmente cumprida?


Parabéns a todos nós trabalhadores pelo  nosso dia- o 1º de maio. Que Deus abençoe nosso trabalho.

Dia Mundial do Trabalho e do Trabalhador.

Por quê 1 de maio ?  
                                                 
O Capitalismo,tendo surgido com o final do Feudalismo,obrigou o camponês e o artesão,antes auto-suficientes em sua subsistência, a vender sua força de trabalho. Este fato social deu origem ao trabalho assalariado e, em consequência, à classe operária.Temos, a partir daí, a chamada classe dona dos meis de produção,que progride e enriquece manipulando o capital; e a classe operária, que recebe um salário como paga por seu trabalho.

As péssimas condições,má remuneração e alonga jornada de trabalho foram sempre uma consequência na vida dos operários.

No dia 1º de maio de 1886,na  industrializada cidade de Chicago (EUA),os trabalhadores reuniram-se numa grande concentração para reivindicar a redução da jornada de trabalho de 13 a 16 horas para 8 horas diárias.

A classe dominante-dona dos meios de produção-tentou impedir que os trabalhadores se organizassem,chamando a polícia para reprimi-los.Em contrapartida, a ação dos operários unificou-se,deflagrando-se uma greve geral. Dia 3 de maio, com a continuidade da greve,mostrando a dura realidade do trabalho naquele tempo,apesar do caráter pacífico da mobilização,no momento em que a multidão já se dispersava, uma poderosa bomba foi explodida- motivo para condenar os líderes dos trabalhadores.Houve centenas de mortos e feridos.

Foram presos e julgados 7 dos líderes dos trabalhadores. Dois foram condenados a 15 anos de prisão e 5 à morte por enforcamento.Um deles suicidou-se antes de executada a pena. 

Apenas tempos depois da prisão dos 2 e da morte dos 5 líderes o novo governante determinou a revisão do processo,ordenando a liberdade dos ainda presos e declarando a inocência dos enforcados.

Um dos condenados à prisão disse: "Vi que os padeiros desta cidade eram tratados como cachorros e ajudei a organizá-los... Vi que os trabalhadores nunca viam seus filhos à luz do dia,pois trabalhavam até 16 horas. Fui ajudar a organizá-los.É isto um crime..."

O problema não é ter de trabalhar e ganhar o pão com o suor do rosto. É até prazeroso,especialmente quando a pessoa está fazendo com amor o que gosta de fazer.

A situação difícil das condições do trabalhador é que é o problema. Seja do servidor público  e do autônomo,seja nas relações de empregado e empregador. E o trabalhador que vive o drama do trabalho escravo, do subemprego que mal satisfaz a necessidade de sobrevivência ou do desemprego? Não o desemprego circunstancial, mas a política do desempego institucionalizado em função de um capitalismo selvagem ? Estas são situações que exigem das pessoas conscientes profundas reflexões. São situações que exigem profundas transformações de nossas estrituras sociais e econômicas.

Um forte abraço. Para todos os(as)  trabalhadores(as) ,um Feliz dia do Trabalho. Para todos e todas muita paz e prosperidade.