quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Consciência negra - 2

     
No seu processo de mudanças constantes, a História transforma a sociedade,construindo novos sonhos abrindo novos caminhos.

O passado escravocrata deixou no povo afro-descendente as marcas dos quilombos,dos engenhos de açúcar, das senzalas.

Verdadeiros líderes,destemidos guerreiros surgiram durante as lutas para livrar-se da escravidão. Heróis como por exemplo Ganga Zumba e Zumbi dos Palmares,morreram lutando pela liberdade. Por isso, no dia 20 de novembro,data da morte de Zumbi é lembrada como dia Nacional da Consciência Negra.

Os afro-descendentes muito trabalharam para ajudar a construir as riquezas do País. Porém a discriminação que prevaleceu e intensificou ainda prevalece em muitas repartições públicas e vivências culturais. Isto no entanto não deve ser motivo para intimidar os povos discriminados a prosseguirem com sua luta e consolidar as suas conquistas.Que possamos reconhecer o rosto da nossa gente e a sua valiosa contribuição na formação da Nação.

Zumbi dos Palmares nos deu o exemplo de nunca desistir até ver renascer a esperança de um novo dia, e força para lutar por uma vida digna, através da busca constante de reconhecimento. Não se deve sentir vergonha de sua cultura,suas tradições e capacidades.

Inúmeros afro-descendentes se destacaram e destacam se revelando pessoas importantes no esporte, na política,nas igrejas, nas escolas...

É necessário aceitar as diferenças. É preciso que as pessoas entendam que não são únicas e que na diversidade  de culturas, sonhos, idéias,a sociedade pode crescer muito mais.

Sonho que irá chegar um novo dia em que todos oprimidos terão vez. Em que cada um independente da sua cor ou raça possa participar do seu país como cidadãos livres e aceitos por todos; que cumpram o seu dever mas tenham direito de progredir com perspectivas de sucesso.Assim  a história vivida e narrada por todo um povo resistente e lutador será outra. E estaremos no rumo certo para o fim do racismo,do preconceito, da exclusão social.

Será que já acabou mesmo a escravidão, o racismo, a crença de que uma raça é superior à outra? Será que todos os cidadãos podem andar tranquilamente no lugar em que vivem, com orgulho de que a sua cor, a sua cultura não são obstáculos a que tenham o seu lugar "ao sol"?

"Animados pela fé,e inspirados nos ideais dos líderes da resistência, bem certos da vitória,vamos fincar nosso pé e fazer a nossa história"!

                                                       Adaptação do texto  Fim do Racismo e Exclusão de Zelinda Scalfoni Rodrigues


                          Um forte abraço. esteja com  Deus. Para você e sua família,muita paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.