sábado, 7 de setembro de 2013

Aprender a Ser



"Nunca perdi a esperança de que essa grande transformação viria a ocorrer. Não apenas por causa dos grandes heróis, pela coragem dos homens e mulheres comuns do meu país(...) Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,ou por sua origem ou sua religião.Para odiar,as pessoas precisam aprender e se elas podem aprender a odiar, ,podem ser ensinadas a amar,pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta,jamais extinta".

                                                                                Texto de Nelson Mandela,Líder Sul- africano.

Uma criança que aprende com seus pais e familiares a convivência com amor e respeito,torna-se um adulto consciente de que todos nós fazemos parte da mesma família - a humanidade e que para a harmonia e a ordem o respeito é fundamental.

E não adianta falar por falar.A criança sente quando não há verdade nas palavras que ouve. E aprende muito mais pelo que o adulto é do que pelo que fala. A criança grava mais e melhor, aprende para levar pela vida as atitudes,os exemplos dos adultos com quem convive do que o que lhe dizem, principalmente nos sete primeiros anos de vida.

Lembrando parte da fala de uma "educadora" que, no dia da Independência do seu país dizia aos alunos que é preciso respeitar e amar a Pátria e que uma das formas de demonstrar este amor e respeito era cuidando da sustentabilidade,cuidar com carinho  do meio ambiente. 

O fato de ser  sabedora do mau relacionamento que está "educadora" mantém com colegas e colaboradores que são diferentes,discriminando,difamando,humilhando e tratando com indiferença, me fez pensar: A Pátria é cada um de nós. Somos parte dela. Se não se é capaz de amar o próximo,se não se consegue lançar um olhar de compreensão e amor para o jeito de ser, as atitudes e pensamentos do outro mesmo nunca tendo nos prejudicado mas tão somente pelo seu jeito de  ser diferente  do nosso, como se  pode falar em amor e respeito pela Pátria?

Penso que não se pode cobrar das crianças amor pela Pátria,pela natureza, se estamos o tempo todo discriminando os outros pela cor da pele,pela religião ou modo de ver a vida.

O fato é que, nesta sociedade competitiva em que vivemos em que o outro,por mais inofensivo que seja,nos parece sempre uma ameaça , perdermos muito tempo encontrando maneiras de prejudicar os outros. E assim vamos construindo no dia-a-dia muros que separam com a discriminação e injustiça e nos enfraquecendo pela "divisão do reino".Deveríamos, ao invés disso, elevar nossos pensamentos procurando criar ponte que nos ligue ao maior número de pessoas e a Deus,origem e centro de todo amor e vida.

E para não concluir, lembro que somente quem aprende a ser dentro de sua casa e desde os primeiros anos de vida,consegue conviver socialmente em harmonia e optar por ações verdadeiramente eficazes na sociedade

Um abraço forte. Fique com Deus! Que as bênçãos de Deus nos livre de  todo mal.Muito amor e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.