segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A natureza mais próxima de você.


Aprendi que uma das melhores atividades para nos devolver a paz de espírito e que pode até  aliviar o estado depressivo em alguém, é o cultivo de plantas.

E para quem como eu aprecia  o contato com o verde, a varanda o terraço ou mesmo o quintalzinho cimentado pode se transformar em um pequeno pomar e/ ou em uma charmosa hortinha.

Algumas árvores frutíferas cultivadas em vasos podem alcançar até 1,5 e 2 metros de altura. Além da saudável distração elas dão um colorido natural a esses espaços.

As espécies como laranja,limão, romã,acerola,amora e até mesmo goiaba e jabuticaba podem ser cultivadas nesses espaços sem maiores problemas desde que observados alguns cuidados como por exemplo rega em média três vezes por semana e serem expostas ao sol no mínimo durante quatro horas por dia.

Nas janelas em jardineiras ou vasos menores pode-se cultivar alguns deliciosos temperos:
Manjericão- devem ser regados diariamente pois a terra precisa permanecer sempre úmida. Ao colher deve-se cortar os galhos secundários. Um segredo: Remover as flores assim que surgirem para que a planta não se degenera. Cada planta tem o tempo de vida de um ano.

Cebolinha e salsa- tanto podem ser cultivadas individualmente ou compartilhar o mesmo vaso. Necessita de regas diárias,pois a terra também precisa permanecer sempre úmida. Para colher deve-se cortar o galho inteiro da salsinha e não apenas as folhas. O seu tempo de vida é de seis meses durante o qual pode crescer mais três vezes. Depois deve ser substituída,explica o agrônomo Marcelo Noronha.

Alecrim - Uma regra e exposição ao sol por quatro horas diariamente. Ideal é molhar pela manhã. Porém nos dias quentes deve-se molhar mais uma vez à tarde. Ao colher deve-se cortar os galhos secundários. Nunca o principal. O tempo de vida é de até dez anos.

Algumas verduras como almeirão,rúcula,chicória e alfaces podem ser cultivadas em jardineiras,desde que se deixe uma distância de mais ou menos vinte e cinco centímetros entre as mudas de almeirão,chicória e alface. Quanto à rúcula, as sementes devem ser colocadas a uma distância de apenas 2 centímetros. Todas se desenvolvem melhor entre o outono e meados da primavera.

O sol da manhã é o mais indicado para regar. É preciso tocar o solo diariamente para observar se está úmido mas não encharcado.

Após  um mês já é possível utilizar as suas verduras em deliciosas saladas. Na colheita,todo o vegetal deve ser removido inclusive a raiz. O prazo é o mesmo para a rúcula mas neste caso, corta-se o talo próximo à raiz e ela  rebrota mais  uma vez.

O replantio se dá preenchendo a terra perdida com a colheita tendo o cuidado de trocar o solo a cada quatro replantios para evitar o risco de pragas,explica o agrônomo Antônio Ismael Cardoso.

                                                                                                               Adaptação de  Guia Veja.

Para esquecer as frustrações ou problemas do dia-a-dia gosto de cultivar minhas plantinhas com muito amor.E como é gratificante colher um tempero ou folhas de couve cultivadas com suas próprias mãos!



A ética está esquecida?




Conforme disse Paulo Pozzebon,"nenhuma formação está completa sem a educação ética". Um postura ética incoerente ou meramente exterior sabota as retas intenções  do agir e trai as causas que se pretende servir. 

Faz parte da essência do ser humano, ser ético. São realidades  que não se pode separar. A ética é um dom  que precisa ser desenvolvido para que não fique adormecido e comprometa a realização do ser humano . A ética,por despertar a nossa capacidade de discernimento, em todos os âmbitos de nossa vida é muito necessária. Acreditamos que nada que possa dar  alegria verdadeira e paz, possa ser vivido e organizado sem ética.

Dificilmente alguém,que lhe fosse dado a possibilidade de escolha, aceitaria trabalhar ao lado de pessoas sem ética.

Formação ética se dá não apenas pelas vivência cotidiana das normas e valores morais fundamentais para uma sadia convivência social:honestidade,solidariedade,respeito,trabalho,justiça,mas também pela cuidadosa reflexão sobre a plena certeza da sua  razão de ser, para que a adesão a eles seja livre e consciente.

E qual seria a razão de ser da ética senão fazer este mundo melhor para todos? Penso que ensinar a criança e o jovem a mentir, é o mesmo que incentivá-los a roubar.E quem é capaz de roubar em algum momento  não seria também capaz de matar?

Pais e responsáveis através da vivência costumeira dos valores éticos podem estimular e contribuir  pelo exemplo nas situações cotidianas, que a ética seja despertada  dentro das crianças e desenvolvida. A escola deve ajudar proporcionando oportunidades e instrumentos para a reflexão. Cabe a cada um refletir sobre suas opções éticas fundamentais.

Enquanto isso não acontece e os valores éticos continuam  corrompidos e invertidos,só me resta estar no meu lugar fazendo como aprendi,vivendo os valores que cultivei.

E como está comprovado que se aprende mais pelo exemplo do que por palavras porque "palavras até comovem mas somente exemplos arrastam, sigo em frente indagando inquieta: Quais valores estão sendo transmitidos para nossas crianças e jovens?

Forte abraço e que Deus abençoe a todos nós.