quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A capacidade de perdoar.

Foto: relax music                                      
É do conhecimento de todos que errar todo mundo erra. Diz coisas que não deveria ter dito(e às vezes para quem não deveria) nos momentos em que se deixa tomar mais pela emoção do que pela razão. Principalmente nos ambientes em que há muita competição,alguém que se sobressai por exemplo compartilhando boas  idéias ou atitudes simpáticas  gera insegurança que desperta agressividade. E ainda há conflitos naturais como por exemplo alguém que toma uma atitude que não era a mais adequada naquele  momento .E surgem tensões naturais.O que não é levado em consideração é que  o outro pode ter as razões dele para tomar aquela atitude que gerou o conflito.Conflitos são normais. Por isso é preciso que todos tenham uma visão clara que é imprescindível trabalhar com a perspectiva de perdão, com a ideia de que viver em estado de tensão, guerra permanente não é bom para ninguém. É enorme o desgaste emocional que pode,inclusive,causar doenças.

É importante que cada um compreenda que as pessoas com quem convive tem posições,formas de pensamento diferentes. Não se pode adotar visão etnocêntrica uma vez que não se vive sozinho.É preciso que se compreenda que o outro é diferente,pensa diferente, com história de vida diferente.E por isso mesmo, a visão dele é de acordo com a  ótica  dele e não com a  nossa. É bem nas horas de conflito que faz sentido se colocar no lugar do outro para compreender por que ele está tendo aquele tipo de comportamento.Por que a sua visão de mundo é tão diferente da nossa.Não seria porque ele é ele e eu sou eu?Qual a história de vida dele que o está levando a pensar dessa forma e não de outra?Usar a empatia e  ter a capacidade de dialogar e perdoar.

Sabe qual é a principal diferença entre os seres humanos e os outros animais? Os animais diante do conflito ou brigam ou fogem.O ser humano tem a capacidade dialógica.

Para que saiba perdoar é necessário se exercitar na empatia e no diálogo. Muitos para desenvolver essa habilidade necessitam de treinamento.O que se gasta de energia, tensão,fofoca, quem necessita de um bom atendimento,crianças,clientes e que sofre as consequências.

Não se deve levar tudo para o lado pessoal e ficar remoendo tudo o que passou. E se alguém é chamado à atenção,não significa que é ele que não presta mas sim o seu trabalho que precisa ser refeito,ser executado com mais cuidado ou suas atitudes repensadas.

O treinamento para o perdão passa como vimos, pela comunicação,empatia e diálogo.Diálogo é fundamental porque é o que leva à compreensão e  ao  perdão e especialmente em família,porto seguro do ser humano.

Forte abraço. Paz e bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.