segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Quem foi o culpado?

"Era uma vez 4 pessoas:
Seus nomes eram Todo mundo,alguém,qualquer um e ninguém.
Havia um importante trabalho a ser feito e todo mundo 
tinha certeza de que alguém o faria.
Qualquer um realmente poderia tê-lo feito mas acontece que ninguém fez.
Alguém zangou-se porque era um trabalho de todo mundo.
Todo mundo pensou que qualquer um poderia fazê-lo mas ninguém imaginou  que
todo mundo deixasse de fazê-lo.
Ao final, todo mundo culpou alguém, quando ninguém
fez o que qualquer um poderia ter feito."

Hoje,chegando em casa mais uma vez bastante cansada,pensei:Por que nem todos assumem o seu compromisso com seriedade para que o dia de todo mundo seja menos desgastante? Peguei então este texto para reflexão pois me lembra a importância da responsabilidade, do comprometimento de todos na organização seja familiar, social ou profissional para que a qualidade seja alcançada.

A capacidade que a pessoa tem de sentir-se comprometida e dar uma resposta ou cumprir uma tarefa sem nenhuma pressão externa, é a responsabilidade. O indivíduo responsável toma decisões, faz o que tem que ser feito, sem ficar esperando que lhe deem ordens ou lhe façam cobranças.

A responsabilidade no ponto de vista individual é ter livre escolha e saber lidar com as consequências da atitude tomada. É ser capaz de remediar o mal quando for possível e desfrutar o bem. A pessoa responsável  está pronta para responder por seus atos de maneira consciente sem culpabilizar os outros.

No ponto de vista coletivo, o individuo responsável é aquele que é capaz de influir,intervir na medida do possível, seja no desenvolvimento da sua vida  pessoal e familiar ou mas decisões de uma coletividade. Está consciente da sua parcela de responsabilidade que  não é só dele mas compartilhada com outras pessoas

Alguns dos pontos básicos relacionados à responsabilidade estão inseridos em outros valores tais como a liberdade,justiça e diálogo que muitas vezes estão interligados. Estes valores são os seguintes: Aceitar qualquer crítica positiva sem melindres. evitar a passividade, estimular visão positiva frente a situações difíceis, buscar soluções para os problemas e tomar atitudes.

Concluindo, em qualquer grupo social para se alcançar a qualidade é necessário organização  o que só é possível se cada um fizer a sua parte, e compartilhando os mesmos objetivos,os mesmos ideais. 

Na história das 4 pessoas não se trata de descobrir de quem foi a culpa.A questão é saber quem não assumiu a sua  responsabilidade.

Forte abraço.Fique com Deus. Boa noite para você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.